CONCLUSÕES Através dos resultados obtidos é possível concluir que a quantidade de licopeno está diretamente relacionada com a coloração vermelha em tomates,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jair Juarez João(PQ), Leilane Cândido Delfino (IC).
Advertisements

Purificação do produto obtido do craqueamento térmico do óleo de buriti (Mauritia flexuosa) em escala piloto. 1. Introdução 2. Materiais e Métodos Craqueamento.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Ana Paula Lopes Inacio 1, Beatriz Farias Costa de Brito 1, Gabriella Lucena 1, Solange Barbosa da Silva Costa 2, Felipe Almeida da Silva 3 1 Alunos do.
Variação de pressão nos fluidos estáticos
Propriedades de um Sistema de Engenharia
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
Introdução a Pesquisa Científica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Sustentabilidade e Desenvolvimento Projeto Irmã Dulce Um parceria:
1 Experimento Lote 10 IRRIGAÇÃO X VARIEDADE X NUTRIÇÃO X ÉPOCA DE COLHEITA X CORTE.
CONSTRUINDO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ENVOLVENDO JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Matemática Ellen Garcia de França e Michael Custodio,
Diretrizes construtivas para garantia do direito ao sol nas edificações: estudo de caso Florianópolis (PUIP), Ciências Socialmente Aplicáveis Autora: Ana.
ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Implementação de análises microbiológicas para avaliação de inocuidade em produtos alimentícios regional. Engenharia Química Cláudia Destro dos Santos.
SOLUBILIDADE semelhante dissolve semelhante Coeficiente de solubilidade(Cs): é a quantidade de uma substância, em geral, em gramas, necessária para saturar.
Processos de Separação de Misturas 2013 PROFª BEATRIZ DERISSO.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
AUTODEPURAÇÃO NATURAL EM CURSOS D’ÁGUA
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
AUTOR: Laura Junqueira Anibal CO-AUTOR: Bruna Grassetti Fonseca
COOKIES DE CHOCOLATES ENRIQUECIDOS COM FARINHA DA CASCA DE LARANJA XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 19 a 22 de Outubro de Florianópolis/SC.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
STUDY OF THE MECHANICAL PROPERTIES OF THE HOT DIP GALVANIZED STEEL AND GALVALUME® N. Coni; M. L. Gipiela; A. S. C. M. D’Oliveira; P. V. P. Marcondes ESTUDO.
Perspectivas de conhecimento na área do mar Manuel Rui F. Azevedo Alves Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais SER-121 Metodologia da Pesquisa Científica Aluno: André Lima Orientador: Yosio Shimabukuro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE MESTRADO EM AGRONOMIA (P. Vegetal) DOCENTE: Dr. Sebastião Elviro de Araújo Neto DISCENTE: Lya J. Beiruth Silva OLIVEIRA, F.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
Introdução O distúrbio nutricional de maior prevalência foi o baixo peso seguido do sobrepeso. Verificou-se ingestão insuficiente de cálcio e alta de limitantes.
Bruno Matheus. Sumário  Resumo  Introdução  Revisão Bibliográficas  Materiais e Métodos  Conclusão  Referencias bibliográficas.
SOLUÇÕES – CONCENTRAÇÃO II Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D.
Petróleo Profª Beatriz Derisso.
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE "BIBLIOTECA ELETRÔNICA, DIGITAL, VIRTUAL E POLIMÍDIA, NO PERÍODO DE 1993 A 2004 NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
Vidrarias e materiais Tubo de ensaio Copo Becker Frasco Erlenmeyer
Perfil da Regulação de Neurocirurgia em Urgência no Município de São Paulo Hilário SG, Lopez Camanho ED, Salomão SHC, Tavares RGNS, Nomiyama IC Sec. Municipal.
Cromatografia Teoria.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
TOLUENO OU METIL- BENZENO
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TERAPÊUTICA, GUIADA PELA ESCADA ANALGÉSICA DA OMS, SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DOR ONCOLÓGICA Autores: MESTIERI,
Polímeros Módulo II - Reciclagem
Avaliação da atividade larvicida de soluções contendo óleo de Copaifera sp e uma fração rica em terpenóides de Melia azedarach. Farmácia. Ana Cláudia de.
Carolina Biz – PPGDS/UNESC Adriana Carvalho Pinto Vieira – PPGDS/UNESC Júlio Cesar Zilli – PPGDS/UNESC Kelly Lissandra Bruch - UFRGS.
TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Sabendo que: Ao se filtrar uma mistura de água fria e pó de café, observa-se que a maior parte do pó fica retida no filtro e a mistura filtrado.
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati.
APLICAÇÃO DE MODELOS CINÉTICO E ENERGÉTICO PARA ANÁLISE DA FRAGMENTAÇÃO DE PARTÍCULAS ULTRAFINAS DE QUARTZO EM MOINHO PLANETÁRIO SANTOS, J.B.1,2, SOARES,
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
TRATAMENTO DE MINÉRIOS III - LABORATÓRIO
Material de laboratório
Amarante, J 1. Maia, A 1. Moreira, J 1. Ferreira, A 1. Serra, N 1 1 Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
A.A. Mancio 1, S. A. P. Mota 2 e N. T. Machado 3, M. E. Araújo 3, D. E. L. Lhamas 2, D. H. S. Abreu 3, R. M. Oliveira 3 1 Universidade Federal do Pará,
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Estudos Iniciais sobre a Radiação Térmica: Lei de Kirchhoff Estudos Iniciais sobre a Radiação Térmica: Lei de Kirchhoff Dedução da Lei de Kirchhoff para.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Referência Bibliográfica Resultados e Discussão
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE LICOPENO EM TOMATES E DERIVADOS
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE LICOPENO EM TOMATES E DERIVADOS
XIII Feira Científico-Cultural FeCC
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE LICOPENO EM TOMATES E DERIVADOS
Transcrição da apresentação:

CONCLUSÕES Através dos resultados obtidos é possível concluir que a quantidade de licopeno está diretamente relacionada com a coloração vermelha em tomates, porém não é possível dizer a mesma coisa para derivados, pois muitas vezes adicionam-se gomas e corantes aos produtos, dificultando a determinação do licopeno. OBJETIVOS O objetivo deste trabalho foi determinar o teor de licopeno em tomates e em produtos derivados encontrados no mercado. O teor de licopeno foi avaliado em função do estágio de maturação e também em diversos produtos comerciais, tais como: molho de tomate, extrato de tomate e catchup. MATERIAL E MÉTODOS O licopeno foi extraído através de solventes (acetona) e sua concentração foi obtida através de análise espectrofotométrica, utilizando o éter de petróleo como solvente no comprimento de onda de 470nm (CARVALHO et al, 2005; RODRIGUEZ-AMAYA, 2001). Foram utilizadas amostras de tomates redondos com diferentes estágios de maturação, designados como verde, salada e vermelho. Utilizou-se também molhos de tomate, extratos de tomate e catchups encontrados no mercados. Com a utilização de uma balança analítica, pesou-se a massa de 5 gramas de amostra, anotou-se o valor obtido. Adicionou-se 40 mL de acetona e agitou-se a mistura por 1 hora em uma mesa agitadora. Em seguida, filtrou-se à vácuo com o kitassato envolto em papel alumínio para evitar a foto-oxidação dos pigmentos. Cada amostra foi lavada por mais 3 vezes com acetona para a extração total dos pigmentos. Adicionou-se ao funil de separação 45 mL de éter de petróleo. Transferiu-se os pigmentos para o funil de separação em pequenas frações, seguidas de água destilada, descartando-se a fase inferior. Cada amostra foi lavada por mais 3 vezes com acetona para a extração total dos pigmentos. Adicionou-se ao funil de separação 45 mL de éter de petróleo. Transferiu-se os pigmentos para o funil de separação em pequenas frações, seguidas de águaCada amostra foi lavada por mais 3 vezes com acetona para a extração total dos pigmentos. Adicionou-se ao funil de separação 45 mL de éter de petróleo. Transferiu-se os pigmentos para o funil de separação em pequenas frações, seguidas de água RESULTADOS E DISCUSSÃO Através dos resultados obtidos foi possível observar que a quantidade de licopeno é maior em tomates vermelhos do que em tomates verdes, podendo-se confirmar que o teor de licopeno está diretamente ligado à coloração vermelha. Para os derivados os valores médios encontrados para catchup, extrato de tomate e molho de tomate variaram em função da marca do produto, mas verificou-se que o teor de licopeno é preservado após o processamento desses produtos. Na tabela 1 é possível observar os resultados obtidos. DETERMINAÇÃO DO TEOR DE LICOPENO EM TOMATES E DERIVADOS ENCONTRADOS NO MERCADO Laura Junqueira Anibal; Bruna Grassetti Fonseca; Maria Teresa Ribeiro Silva Diamantino (Orientadora) Curso de Engenharia de Alimentos INTRODUÇÃO A quantidade de licopeno nas frutas e vegetais varia de acordo com a estação do ano, estágio de maturação, variedade, efeito climático e geográfico, local de plantio, manejo pós-colheita e do armazenamento; em geral, quanto mais avermelhado for o alimento, maior será sua concentração de licopeno. As maiores concentrações de licopeno estão, em geral, nas cascas dos alimentos fontes, quando comparadas à polpa dos mesmos frutos, sendo sua maior concentração em alimentos produzidos em regiões de climas quentes (MORITZ & TRAMONTE, 2006). REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARVALHO, W.; et al. Estimativa indireta de teores de licopeno em frutos de genótipos de tomateiro via análise colorimétrica. Horticultura Brasileira, vol.23 n.10, LICOPENO. Disponível em: =Dra.+Iara+Pasqua. Acesso em: 20out =Dra.+Iara+Pasqua MORITZ, B; TRAMONTE, V.L.C. Biodisponibilidade do licopeno. Revista de Nutrição, vol.19 n.2 mar/abr Campinas, RODRIGUEZ-AMAYA, D. A guide to carotenoids analysis in foods. Washington: International life sciences institute press, p.64, TABELA 1: Teor de licopeno em tomates e seus produtos comerciais.