ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENVELHECER COM SAÚDE Envelhecer bem depende do equilíbrio entre as limitações e as potencialidades de cada um. É preciso aceitar e compreender as mudanças.
Advertisements

Aula nº 4 25/09/2006 Transmissão da vida.
Mudanças Físicas.
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
O Sistema Funcional do longevo
Estrutura familiar e dinâmica social
Sistema cardiovascular Professora: Alba Almeida
SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
Homens que querem ser pais produzem mais testosterona.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
Impotência Sexual ou Disfunção Erétil 08.
Aquecimento e Condicionamento Físico
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
SISTEMA DIGESTIVO.
Centro Universitário Candido Rondon
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
Profa.: Giselle Moura Messias
REPRODUÇÃO Definição: capacidade que um ser vivo apresenta de gerar outro ser SEXO: troca de material genético.
A REPRODUÇÃO HUMANA.
FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
Lipodistrofia Saúde Mental e Qualidade de Vida
Sexualidade na velhice
ATIVIDADES FÍSICA E PROMOÇÃO À SAÚDE
AÇÕES DO TRABALHO NA FISIOLOGIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Assistência Integral à Saúde da Mulher
Idade adulta -Por que tantas pessoas optam por ter filhos?
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
Disfunção Sexual (DS) Causas
TERCEIRA IDADE.
Gabriela Ramalho Lopes
1. Reprodução humana 1.1.Gametogénese e fecundação  
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
SISTEMA TEGUMENTAR Curso:- Cuidador de Idoso
Monitoria de Laboratório Clínico Patologias da Próstata
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
Transtornos Alimentares
Como se desenvolve a sexualidade
O desafio do Envelhecimento
Terapeutas Ocupacionais Gerontologistas
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
Prevenção Níveis de Intervenção(consumo) IntervençãoAlvoMetasConteúdos UniversalTodosImpedir o inicio do consumo Habilidades para vida /educação geral.
Caroline Pouillard de Aquino
Idade Adulta Intermediária
Depressão.
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Enfermagem geriátrica I Prof. Enfº Roger Torres
Aptidão Física Educação Física II.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
ENVELHECIMENTO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
CLIMATÉRIO Giovanna Fonseca.
O desenvolvimento do adulto
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
TECIDOS PRIMÁRIOS BÁSICOS
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO: sexualidade e afetividade no envelhecimento.

Grupo Elaine Aparecida de Oliveira Elania Pignaton Dalmaso Juliana Carolina dos Santos Miranda Thaís Yuri Chagas Terada

Alterações Fisiológicas Sistema Nervoso: → A quantidade de neurônios diminui → Diminuição do número de sinapse, a velocidade de condução do impulso → Quantidade de neurotransmissores são reduzidas → Locais receptores diminuem nas sinapses →

Alterações Fisiológicas Sistema Músculo-Esquelético : → Diminuição progressiva da massa óssea → Diminuição dos ossos longos (MMSS e MMII) → Alterações osteoarticulares - coluna → Massa magra substituída por tecido adiposo

Alterações Fisiológicas Sistema Cardiovascular: → O miocárdio perde a elasticidade, aumento do sistema de colágeno. → O sistema de condução perde sua eficiência e sua força contrátil → Nas válvulas, ocorre espessamento, calcificação, esclerose e fibrose → Nos grandes vasos há um aumento do colágeno, perda da elasticidade.

Alterações Fisiológicas Sistema Respiratório: → Redução da elasticidade pulmonar, atrofia dos músculos esqueléticos, costelas horizontais cartilagem + fibrosa. → Diminuição do número de alvéolos e sua parede fica distendida, o que dificulta as trocas gasosas. → Diminuição no sistema de proteção do trato respiratório.

Alterações Fisiológicas Sistema Gastrointestinal: → Atrofia da mucosa estomacal, q torna o esvaziamento gástrico mais lento. → Atrofia da mucosa intestinal e camada muscular, além de baixa motricidade. → A parede do trato gastrointestinal perder o tônus . → Pouca secreção de enzimas digestivas e redução da superfície de absorção.

Alterações Fisiológicas Sistema Urinário: → Redução do número de número de néfrons. → Esclerose e hialinização glomerular . → Menor capacidade de depuração do sangue, → Menor capacidade de concentração urinária → A bexiga perde a sua capacidade contrátil (resíduo vesical).

Alterações Fisiológicas Sistema Genito-Reprodutor Feminino: → Cessação da menstruação. → Diminuição dos níveis de estrogênio . → Atrofia da mucosa vaginal → Diminuição da secreção glandular e da quantidade de muco cervical. → Diminuição dos pelos púbicos. → Atrofia das glândulas mamárias.

Alterações Fisiológicas Sistema Genito-Reprodutor Masculino: → O Nº de espermatozóides ↓ pela metade. → Aumento da próstata. → Diminuição dos níveis de testosterona . → Ereções espontâneas mais demoradas → Maior intervalo entre uma ejaculação e outra. → Menor volume ejaculatório.

Alterações Psicológicas Diversas mudanças afetam as mulheres na menopausa: → profissionais, familiares e sexuais. Essas alterações podem ser responsáveis pela produção de estresse e baixa auto-estima = a solidão e a insegurança.

Alterações Psicológicas Alterações psicológicas surgem através de diversos fatores que podem conduzir ao engrandecimento ou ao esgotamento do idoso. A deteriorização gradual dos processos sensoriais leva o idoso a se isolar e causa considerável impacto sobre seu psiquismo, alterando sua auto-imagem, podendo levar á depressão.

Alterações Psicológicas O papel da família se intensifica ou cria um valor inestumável: Relação pautada no afeto e respeito mútuo = uma melhor aceitação da pessoa idosa de seus limites e novas possibilidades. Relação conflituosa = sentimentos de solidão, desamparo, e uma tendência à depressão profunda.

Alterações Psicológicas Igualmente ocorrem mudanças nos homens com o envelhecimento, porém este são psicologicamente mais vulneráveis que as mulheres : → Sentem que tem mais a perder e tentam mais fortemente reter esse senso de poder e autoridade. → profissionais, familiares e sexuais. = O fim do período de ascensão social e de provedor da família.

Imagem Corporal do Idoso Mudança do corpo físico “estética”, São vistos como não desejaveis e não desejantes, Perda do aspecto atraente e jovem, Interferência na vida sexual (ineficaz e até mesmo ausente),

Imagem Corporal do Idoso Esteriótipos negativos do envelhecimento? ↓ → Sobre a mulher é maior , pois as mesmas relatam perder o status de objeto de desejo → se refere que a imagem corporal → charme , atração e feminilidade,

Imagem Corporal do Idoso Mudanças de comportamento mais atual: → Aumento da prática de atividade física para melhorar a aparência física e a vida sexual,

Imagem Corporal do Idoso FREEDMAN AFIRMA QUE: “ A forma com que o idoso se sente sobre sua imagem (envelhecimento) influência o comportamento e sua auto-estima ... A importância de observar, conhecer, descobrir o poder do corpo, pode ser prazerosa”

Mitos e Preconceitos Envelhecimento sinônimo de doença (seja física, emocional, psíquica...), Incapaciadade, sujeitos carentes, esperando a morte, Limitação no convívio social,

Mitos e Preconceitos Ser inútil, improdutivo, desocupado, peso para os outros, Ser fraco, triste, Valores culturais (Considerando anormal sentir aptidão e atração sexual).

Mitos e Preconceitos Ser assexuado (Assunto sexualidade é pouco explorado). A mulher mais velha ao demonstrar interesse em sexo é considerada “assanhada”. O homem é “tarado”.

Mitos e Preconceitos Principais mitos e preconceitos – Assunto Sexualidade: → Envelhecimento ligado a vida sexual não ativa, → É atribuído apenas aos jovens (devido ao vigor físico),

Mitos e Preconceitos → A idéia de que se perde a habilidade sexual na medida em que o envelhecimento acontece, Papel da mulher: → A realização da mulher, ligado a criação dos filhos. Último interesse a necessidade sexual,

Mitos e Preconceitos → Conceito social (menopausa) → perda da fertilidade pode ser confundida com a perda da sexualidade → prazer → o homem tendo o papel principal na relação, → Educação para ter apenas um parceiro, → Crenças religiosas → sexo para produção (somente) não para o prazer.