Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carlos Henrique Gaguim Governador
Advertisements

SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
SISTEMA EDUCACENSO CADASTRAMENTO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE REGISTRO ESCOLAR
CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CENSO ESCOLAR 2011.
CENSO ESCOLAR 2011.
Sistema Estadual e Registro Escolar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Sistema de Cadastro de Alunos
Carlos Henrique Gaguim Governador Suzana Salazar de Freitas Morais Secretária da Educação e Cultura.
SEJAM BEM VINDOS !.
CENSO ESCOLAR 2007.
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Migração Censo Escolar 2013
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL CENSO ESCOLAR.
Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP
1 Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Diretoria de Ensino da Região de Limeira
Orientações para acessar o Sistema Educacenso
Serviço de Documentação e Informações Educacionais
CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia Bahia,
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Orientações disponíveis do sistema
CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2014
Migração para o Censo Escolar
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Estatísticas Educacionais Ministério da Educação.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Julho/2012. Educacenso 2012 Data base: 30/05/2012.
Iniciando o Censo Escolar 2011
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Portaria do MEC 264/ 2007 – Obrigatoriedade do Censo Escolar
Inclusão de Servidor Oficineiro
Censo Escolar 2014 Migração
As avaliações e bases de dados do INEP
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
CENSO ESCOLAR Censo Escolar da Educação Básica
MIGRAÇÃO DE DADOS - EDUCACENSO
Situação do Aluno.  Educacenso – Censo Escolar 2007  661 Escolas Ativas  Total de matrículas da Rede Estadual  Total de matrículas.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO
REUNIÃO DE ALINHAMENTO DIRETORES / GOE 2014
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira DIRETORIA DE ESTATíSTICA EDUCACIONAIS DUPLICIDADES DE ALUNOS CENSO ESCOLAR 2009.
Censo Escolar 2015 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula
Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação.
SISTEMA EDUCACENSO CADASTRAMENTO
SISTEMA EDUCACENSO CADASTRAMENTO
Introdução O Educacenso é um sistema eletrônico de coleta de informações educacionais composto por um aplicativo web, que permite a coleta, a migração.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E INTEGRAÇÃO DAS REDES Coordenação de Estatísticas Escolares CENSO ESCOLAR 2012 CENSO.
MANUAL 2015 AUXÍLIO TRANSPORTE GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Censo Escolar Novas Informações Localização Geográfica, Dias da semana da turma, Justificar a falta de informação de documento do aluno, Escola.
INFORME DE AÇÃO EDUCACIONAL CURSO TÉCNICO EM GERÊNCIA EM SAÚDEwww.cosemsmg.org.br REUNIÃO COSEMS – FEVEREIRO 2010 MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente.
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
1 Orientações para acessar o Sistema Educacenso Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP Centro de Informações Educacionais – CIE.
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Carlos Eduardo Moreno Sampaio Agosto de 2012 Índice de Desenvolvimento.
A produção dos dados educacionais deve ser conhecida pelo Diretor e, após consolidado, os mesmos devem ser analisados, pois, refletem a realidade de cada.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) NRM – Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula CIE – Centro de Informação Educacional.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016
Transcrição da apresentação:

Censo Escolar da Educação Básica O que é? O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico- educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas.

Censo Escolar da Educação Básica Base Legal Decreto n.º de 04 de abril de 2008; Delega o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP a realização, anual, do Censo Escolar da Educação Básica e o Censo da Educação Superior. Portaria12 de fevereiro de 2010

Censo Escolar da Educação Básica Para que é utilizado? Para execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Censo escolar da Educação Básica Cronograma das Etapas para coleta, digitação e exportação dos dados de acordo com a portaria DOU 12 de fevereiro de 2010: Datas: Data Inicial: 26 de maio de 2010 ( abertura do Sistema “Educacenso” ); Data Final: 31 de agosto de 2010; Publicação preliminar: 15 de setembro de 2010; Retificação dos dados: 15 de outubro de 2010; Publicação final: 26 de novembro de 2010.

Modificações no Sistema Educacenso Modificações no Sistema Educacenso

1- Variáveis no cadastro de Escola 1.1.Permitir alterar/informar dados de escola, turma, aluno e docente somente após o usuário informar dados de “Autenticação”, de acordo com a figura. Fig.01

1.2. Caso o usuário siga em frente e não informe os dados de autenticação, aparecerá a mensagem abaixo, conforme a figura: Fig.02

2. Cadastro de turma 2.1.Criação de mais uma etapa de Educação Profissional “Educação profissional Mista- concomitante e subseqüente”. (página 2) Nota: Formulário censo 2010/ cadastro da turma.

2.2.Foi inserido no Sistema do Cadastro de turma, o campo para informar que a turma ou disciplina está sem docente (de acordo com a data de referência do Censo - 26/05/2010).

OBSERVAÇÃO: Apesar do novo campo para informar que não há docente para a turma ou disciplina, a escola não conseguirá realizar o fechamento, caso não contenha nenhum docente na escola.

3. Cadastro de Aluno 3.1.Na pesquisa de aluno, ao digitar o ID, aparecerá, além das informações de editar identificação, editar dados pessoais e vincular, a informação “Visualizar vínculos do ano anterior ”.

3.2.No vínculo do início do ano corrente, será permitido até (6) seis vínculos para o mesmo aluno, tendo como limite (2) dois vínculos de escolarização e 4 (quatro) vínculos de atividade complementar/ atendimento educacional especializado-AEE. Já na Educação Profissional (concomitante) serão permitidos o terceiro e quarto vínculo de escolarização se, pelo menos, um dos vínculos existentes for de Ensino Médio;

3.3. Mudança na coleta da informação da deficiência no cadastro de aluno, além de implementação de regras que impedirão o usuário de informar deficiências incompatíveis para o mesmo aluno.

3.4. Será coletada a informação de localização/ zona de residência, no cadastro de aluno;

3.5.Na pesquisa de aluno, serão apresentadas as informações de data de nascimento, código e horário de funcionamento da turma a qual o aluno está vinculado.

4. Docente 4.1.Na pesquisa de docente, além do nome, serão apresentadas as informações de data de nascimento e CPF;

4.2.A informação de documento que será coletada no cadastro de docente, será apenas o CPF que aparecerá na primeira tela do cadastro de docente.

5. Fechamento do censo 5.1.Inclusão no “Recibo de Fechamento” da informação de categoria de escola privada”.

6. Relatórios do sistema/ Relatórios gerenciais 6.1.Implementar o campo órgão regional nos relatórios que ainda não possuem essa informação e padronizar os relatórios. Demanda será entregue em 01/07/ dias após a liberação do sistema.

6.2.No relatório de perfil escola "Número de alunos por turma", acrescentar a informação do horário de funcionamento da turma. Demanda será entregue em 01/07/ dias após a liberação do sistema.

6.3. Disponibilizar os relatórios gerenciais para os perfis municipal, regional, e perfil estado. Demanda será entregue em 01/07/ dias após a liberação do sistema.

6.4.Permitir que os usuários de perfil município, regional e estado consigam acompanhar o processo de migração das escolas que estão sob sua jurisdição. Demanda será entregue em 01/07/ dias após a liberação do sistema.

Coordenação Estadual Censo da Educação Básica Silvia Rios Telefone: (85) /