CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS Joana Raquel Martins Veiga 11ºCTA 21 OUT 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Muscular.
Advertisements

Ciência, tecnologia e Qualidade de vida
Célula Tronco Vera Vargas.
CLONAGEM ...Células -tronco!!!! O QUE É ISSO??? MATAR?
CRIOPRESERVAÇÃO DE CÉLULAS ESTAMINAIS DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL PARA USO AUTÓLOGO A TECNOLOGIA AO SERVIÇO DA SAÚDE ®
Uma fonte importante de células estaminais para transplantação Uma alternativa à medula óssea Aplicadas em transplantes para tratamento de doenças.
Feito Por: Marco António Morais da Silva n APRESENTAÇÃO SOBRE.
EMBRIOLOGIA.
Células - tronco Profº: Cláudio Giovannini.
BIOTECNOLOGIA.
INTRODUÇÃO Conjunto de técnicas que utiliza
CLONAGEM Prof. Marlon Santos.
Escola Secundária Anselmo de Andrade
CLC-7 Saberes Fundamentais
Controvérsias Públicas
A Controvérsia em torno da Clonagem
Colégio e Curso Qualidade Máxima
Células Tronco O que são?
Inseminação Artificial
Colégio Estadual Antônio Gonçalves
Crescimento e regeneração celular vs. Diferenciação celular
Diferenciação celular
Biologia – Anderson Célula Tronco
A Controvérsia em Torno da Clonagem
BIOTECNOLOGIA.
Crescimento e regeneração de tecidos vs. Diferenciação celular
Clonagem.
Clones.
Controvérsia na Clonagem
Stem Cells – Células Tronco
Engenharia Genética.
“Controvérsia na Clonagem”
Clonagem.
Recensão do artigo “Mais vale prevenir…”
As características hereditárias podem ser manipuladas pelo homem?
1 2 Engenharia Genética e Saúde
Manipulação Genética.
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Enfermeira Cristiane Carvalho Hospital Santa Izabel Salvador - Bahia
Hereditariedade.
Associação iiSBE Portugal “Para que o meio construído seja cada vez mais compatível com o Desenvolvimento Sustentável”
The Scientific Impact of Nations What different countries get for their research spending. Autor: David A. King ST&IP 1, 07 Outubro 2004 Tema apresentado.
Habilidade 11.
Terapia Genica Para Diabetes Tipo 1
Colégio Antonio Gonçalves
Doenças não transmissíveis
Alunas: Amanda M. G. Ihasmin C. Júlia V. M. Tabea Epp
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
CÉLULAS TRONCO Prof. João Paulo.
Um presente de Deus para os homens
Vicente Salles dos Santos
DIREITO CIVIL E SAÚDE DIHS/ENSP/FIOCRUZ Sandra Besso.
Desafios da União Europeia na Atualidade
Como funcionam os bancos de armazenamento de células-tronco?
Células Estaminais: O elixir da Juventude.
Unidade 5 – Crescimento e Renovação Celular
Reparo Tecidual: Regeneração, Cicatrização e Fibrose
Projeto Genoma Humano.
BIOTECNOLOGIA.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DE TECIDOS
Diferenciação Celular
SHEILA FERREIRA RAQUEL GERALDI LAIS PRESOTTO. É a transferência de material genético com o propósito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer. No.
Escola secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Disciplina: Biologia e Geologia.
Escola Dr. Pedrosa Veríssimo 2/3 ciclos Paião Trabalho realizado por: Daniela Pereira nº2 Daniela Pereira nº2 Daniela Sofia nª3 Daniela Sofia nª3 Ivo Palhais.
Crescimento e regeneração de tecidos VS diferenciação celular
 São indiferenciadas e possuem capacidade de se dividir indefinidamente  Podem diferenciar-se dando origem a diversos tipos de linhagens celulares 
CÉLULAS TRONCO.
CÉLULAS-TRONCO JOÃO MARCOS BRANDET.
CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
Transcrição da apresentação:

CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS Joana Raquel Martins Veiga 11ºCTA 21 OUT 2011

As células estaminais ou células-tronco são células imaturas que se multiplicando são capazes de dar origem a tecidos diferenciados. O que são células estaminais?

Elas podem ser:  São capazes de se multiplicar de forma rápida, dando origem a todas as variedades de tecidos diferenciados.  as células maduras, sendo as mais conhecidas as encontradas na medula óssea, que se multiplicam mais lentamente e a sua capacidade de geração de variedades de tecidos diferenciados é limitada. EMBRIONÁRIASADULTAS

Células estaminais embrionárias  São células primitivas (indiferenciadas) do embrião que têm o potencial de se transformarem em todos os tipos de célula do corpo humano. As células estaminais embrionárias encontram-se na massa celular interna dos blastocistos (um embrião muito precoce constituído por cerca de 150 células).  Devido a esta característica de diferenciação em qualquer tipo de tecido, é designada por célula totipotente, pois é a partir dela que se formam todos os outros tipos de células que compõem um ser humano adulto.

As células estaminais embrionárias e a Ciência Os cientistas estão a trabalhar empenhadamente para desenvolver métodos que permitam identificar facilmente células estaminais embrionárias, e controlar o modo de modificá-las em tipos de células específicos (células do cérebro, do coração ou do pâncreas, por exemplo). Estas células podem constituir um processo de terapia, obtendo-se tecidos que podem ser usados no tratamento de doenças, como, por exemplo a diabetes e a doença de Parkinson.

A eficácia do tratamento  Para o tratamento ser eficaz:  As células transplantadas teriam de sobreviver no paciente;  Teriam de se estabelecer ligações sináticas entre os novos neurónios e os tecidos;  Os níveis de dopamina teriam de se restaurar;  Os sintomas da doença desapareceriam.

O problema do uso das células  Tendência das CEE em tornarem-se determinados tecidos, os quais, alguns mais difíceis de induzir a sua formação;  Aparecimento de teratomas;  Imunocompatibilidade.

Ciência vs Ética Muitos problemas éticos se levantam, uma vez que existem várias pessoas que são contra o uso de embriões para pesquisa e com a única finalidade de se extrair as suas células estaminais embrionárias. Não concebem a ideia de perder uma vida, a do embrião (mesmo sendo um embrião congelado sem projeto parental), para salvar outra. Na realidade, também ainda não se sabe ao certo o quão eficazes seriam estas terapias. Contudo os testes laboratoriais em animais com estas células têm fornecido pistas entusiasmantes para a ciência.

Legislação de vários países Em países como a Àfrica do Sul, Rússia, Singapura, Reino Unido, Japão, Israel, Coreia do Sul e China é permitido todo o tipo de pesquisas com embriões, inclusivamente a clonagem terapêutica. Pelo contrário, na Itália é totalmente proibido qualquer tipo de pesquisa com células estaminais embrionárias humanas e a sua importação. As posições da Alemanha, Brasil, Estados Unidos e Índia já são um pouco mais liberais.

O caso de Portugal No nosso país foi aprovada, a 27 de fevereiro de 2011, uma proposta de lei pelo Governo tendo três principais objectivos: (i) estimular a investigação científica e o conhecimento sobre células estaminais e sobre as suas aplicações, (ii) definir o regime de obtenção e utilização de células estaminais embrionárias e (iii) incrementar a atividade económica e empresarial relacionada com células estaminais e terapias celulares. No entanto, ainda não existe qualquer tipo de legislação respeitante às células estaminais.