O PROFISSIONAL DO FUTURO Observatório & Redesenho Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço Social da Indústria - SESI
Advertisements

Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Laboratório Associado
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
O Professor de Educação Física e os
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Maio 2007.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Cátedra UNESCO / UNILAB
AGENDA POSITIVA RS - CADEIA MADEIRA RS
A Cadeia Produtiva do Etanol
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Educação no contexto do Trabalho
Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Geólogo
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Talentos para Inovação
Panorama da Saúde no Brasil
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Premissas Dados das Microrregiões.
Ministério da Ciência e Tecnologia
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Metodologia Científica
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Claudio L Gastal Porto Alegre, 5 de julho 2004.
INI - NANO VIII REUNIÃO ORDINÁRIA CONSELHO DELIBERATIVO INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO: NANOTECNOLOGIA Diretoria de Inovação 12/09/2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
Lista de exercício 4 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
A tradição Liebig e o ensino experimental Perkin: estudante-inventor-fabricante Pasteur: academia e indústria Maria Curie: o que é o laboratório Hammond:
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Cultura digital na educação:
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Lista de exercício 3 Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Concepções em Educação Matemática
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
Propor soluções para a implantação de políticas de desenvolvimento sustentável nas micros e pequenas empresas da região de Tubarão. Ciências Sociais –
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Documentos e Propostas legais
O PROFISSIONAL DO FUTURO A Formação do Químico Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
José Alberto Cuminato. Objetivo geral Promover e incentivar o uso de técnicas Matemáticas, Estatísticas e Computacionais no Setor Produtivo e em outras.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

O PROFISSIONAL DO FUTURO Observatório & Redesenho Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar Vieira (UFSCAR, SBQ) Angelo Cunha Pinto (UFRJ, SBQ), Fernando Galembeck (UNICAM, SBQ) Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA, SBQ) Celso Pinto de Melo (UFPE) Oswaldo Luiz Alves (UNICAM, SBQ)

08 de julho de secretarias Regionais 12 divisões científicas

PUBLICACÕES

Fator de Impacto 1,1610,627 Fator de Impacto em 2000 e 2005 JBCS Qui. Nova

PUBLICACÕES

Observatório de Química da SBQ Parceria SBQ – CGEE Coordenação SBQ Funcionamento – Editorias & Parcerias Coleta de Informações – Profissionais e Pós-Doc Divulgação – Portal & Boletim Eletrônico Interação continuada com o CGEE

CONHECIMENTO GERAÇÃO APROPRIAÇÃO DIFUSÃO Governo Setor Empresarial Sociedade em Geral CGEE/ ONG’s Observatório de Química da SBQ

Principais Desafios da Humanidade nos próximos 50 anos 1. Energia 2. Água 3. Alimentos 4. Ambiente 5. Pobreza 6. Terrorismo e Guerra (Violência) 7. Doenças 8. Educação 9.Democracia 10. População QUíMICA 14TW  ~50 TW 6,5 Bi  ~10 Bi

Redesenho Conceitual e Institucional Ambiente Vida Materiais (Genética Molecular, Proteômica) (nanociência) Departamentos Centros Núcleos Estímulo: Interdisciplinaridade e Financiamento diversificado

Redesenho Conceitual e Institucional Ambiente Vida Materiais (Genética Molecular, Proteômica) (nanociência) Foco no APRENDIZADO e não no ENSINO Profissional O Profissional deverá ter formação com profundidade e abrangência que permitam ultrapassar a fronteira das disciplinas e subáreas envolvidas e que o habilitem atuar interdisciplinar de forma interdisciplinar. Como a QUÍMICA se relaciona com outras áreas e o que significa esta relação!

Redesenho Conceitual e Institucional Departamentos Centros Núcleos Estímulo: Interdisciplinaridade e Financiamento diversificado As “Estruturas” de Excelência precisam ter: autonomia Institucional sustentabilidade financeira Inteligência e liderança parcerias com os setores público e privado parcerias nacionais e internacionais agenda de pesquisa interdisciplinar pesquisa básica e aplicada

“...Fronteiras disciplinares dentro das ciências naturais estão desaparecendo, para ser substituídas por domínios híbridos, mutáveis onde a consiliência está implícita. Esses domínios, estendem-se por vários níveis de complexidade, da física química e química física à genética molecular, ecologia química e genética ecológica. Nenhuma das novas especialidades é considerada mais do que um foco de pesquisa. Cada uma é uma indústria de idéias originais e tecnologia em avanço...”. E. O. Wilson, “Consiliência”, Editora Campus, 1998., 199

O PROFISSIONAL DO FUTURO Observatório & Redesenho Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar Vieira (UFSCAR, SBQ) Angelo Cunha Pinto (UFRJ, SBQ), Fernando Galembeck (UNICAMP, SBQ) Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA, SBQ) Celso Pinto de Melo (UFPE) Oswaldo Luiz Alves (UNICAMP, SBQ)