Professora: Luciana Campos Aula 1 – 2015.2 PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 1 – 2015.2
PSICOLOGIA GERAL – 40h EMENTA: Visão epistemológica da Psicologia. Campos de estudo e de aplicação, métodos de investigação. Correntes teóricas da Psicologia e suas repercussões na Educação. Inteligência e afetividade sob a ótica das teorias psicológicas.
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Levar o discente de Pedagogia a estudar e discutir as diferentes correntes teóricas da Psicologia e suas implicações na Educação.
Conteúdo programático Mês previsto Conteúdo a ser ministrado Agosto Unidade I – Introdução ao Estudo de Psicologia Setembro 1ª. Avaliação Escrita Individual Unidade I - A Psicanálise Unidade II – Evolução Humana Unidade III – Desenvolvimento intelectual Outubro Unidade IV – Desenvolvimento Moral Unidade V – Desenvolvimento Emocional Novembro Seminários Dezembro Avaliações finais
Material da aula Pasta no Terra On Site da professora: www.lucianacampos.psc.br (Clicar em Material para os slides das aulas ou Mídia: para artigos ou vídeos)
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FALTAS: Teremos uma média de 15 aulas Segundo a LDB, é preciso ter 75% de frequência. Assim, o aluno poderá ter NO MÁXIMO 4 faltas. Se tiver mais que isto ficará reprovado, a menos que traga atestado médico.
Introduzindo o conteúdo...
O QUE É A PSICOLOGIA?
Psicologia e Autoconhecimento Sócrates (469-399 a.c.): A razão distingue o homem dos animais. Platão: Razão e alma são propriedades do homem. A psyché seria o princípio ativo da vida.
O período Cristão No período cristão, a Igreja detinha força religiosa e política. Neste período o conhecimento do homem, estava relacionado ao religioso. SANTO AGOSTINHO (354-430 d.c): Cisão corpo x alma, sendo a alma imortal. SÃO TOMÁS DE AQUINO (1225-1254 d.c): Do período da Reforma e da Revolução Industrial. Fase de se redimensionar a relação Homem x Deus. Faz a distinção entre essência (busca da perfeição) e existência.
MUNDO MODERNO (SÉC. XV A XVIII) MUDANÇAS NO MUNDO MUNDO MEDIEVAL MUNDO MODERNO (SÉC. XV A XVIII)
SÉCULO XIX: CONHECIMENTO INDEPENDENTE DA FÉ Para se conhecer o psiquismo humano, invés da religião, buscava-se compreender seus mecanismos através do funcionamento do cérebro. A fisiologia, neuroanatomia e neurofisiologia ganham destaque.
Wundt e o primeiro laboratório de psicologia experimental (1832-1926) Estudo de psicofisiologia: reflexos, postura, equilíbrio, coordenação motora e mecanismos de execução dos movimentos. Fenômenos mentais= fenômenos orgânicos Introspecção: autoexame dos estados mentais Sensações e sentimentos: formas elementares da experiência
SÉCULO XIX: Psicologia enquanto ciência FUNCIONALISMO: Busca da compreensão da consciência humana ESTRUTURALISMO: Entende a mente como a soma dos processos mentais, estruturado no SNC. ASSOCIACIONISMO: Leva em conta o ambiente na constituição das características humanas e privilegia a experiência como fonte do conhecimento. A aprendizagem se dá pela associação de ideias.
PRÓXIMA AULA: TEXTO 1 e 2 NA PASTA (Terra On): TEXTO 1: “A origem da psicologia” TEXTO 2: “Objeto de estudo da psicologia”
Bibliografia: BOCK, Ana Maria M.B. Psicologia (s). 14ª. Edição. São Paulo: Saraiva, 2009.