..................................Czar............................Nobres..............................Clero..................Burguesia............Operários......Camponeses.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
sociedade capitalista.
Advertisements

Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
Neocolonialismo.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
Amaury Gremaud HEG II A Primeira Guerra Mundial. Estou convencido, como muitos outros, que o grande ponto de mutação da história econômica moderna, aquele.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
PROGRAMA I ETAPA 8º ANO Capítulo 1 – O mundo moderno e a modernidade
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
As Transformações do Mundo Contemporâneo Do pós 2ª Guerra Mundial aos desafios do nosso tempo.
Pós graduação em metodologia do ensino superior Disciplina : Multiculturalismo e Educação Professora: Tânia Torres.
Ascensão do Cinema Mudo Americano Quais os motivos políticos? Quem foram seus principais artistas?
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
II Guerra Mundial
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
AS CAUSAS E OS OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Primeira Guerra Mundial
CAPÍTULO 45 – SEGUNDO REINADO: O PROBLEMA DA MÃO DE OBRA 1888 – Abolição da escravatura => Final de um processo de substituição da mão de obra escrava.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. IMPERIALISMO.
Capitalista Socialista Misto
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
Europa Oriental É a parte menos desenvolvida do continente; Suas fronteiras foram definidas após a 1ª e 2ª Guerras Mundiais e ao fim da Guerra Fria ( ).
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Segurança pública e Violência
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Segunda Guerra Mundial
O PENSAMENTO POLÍTICO DO SÉCULO XIX Colégio Claretiano Dom Cabral Professor Saint Clair História – Ensino Médio.
IDADE CONTEMPORÂNEA – SÉCULO XX Prof. Iair I GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918) 1 - Antecedentes/causas: Disputas imperialistas; Rivalidades.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
O desenvolvimento do conflito Trabalho realizado por: Beatriz Ferreira de Pinho Nº8.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
Referência: PAIVA, J. M. de. Predominância dos interesses mercantis sobre os interesses religiosos. In: ______. Colonização e catequese, São.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Formação do mundo atual
Transcrição da apresentação:

Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses

Túmulo de Leon Trótski em Coyoacán, bairro da cidade do México, no jardim da casa onde morou durante seus últimos anos de vida.

(PUCCAMP) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que a) a incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações européias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências. b) a desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas européias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências. c) o sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou os sistema de forças entre as nações européias, acirrando as lutas de conquistas das colônias da África e da Ásia. d) o expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo. e) o desequilíbrio entre produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens-de-produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

"Quando a terra pertencer aos camponeses e as fábricas aos operários e o poder aos sovietes, aí teremos a certeza de possuir alguma coisa pela qual lutar e por ela lutaremos!" (HILL, Christopher, "Lenin e a Revolução Russa". Rio de Janeiro, Zahar, 1967.) (FATEC) Com essas palavras de ordem, o socialismo tinha por meta: a) abolir a propriedade privada, a luta de classes e a dominação do homem pelo homem. b) extinguir as relações religiosas, familiares e filantrópicas, instituindo formas comunitárias de convivência. c) promover o desenvolvimento por meio da distribuição da renda e da consolidação de um Estado assistencial. d) instaurar uma sociedade organizada em associações profissionais, com base na competência. e) garantir a presença do Estado, que funcionaria como mediador das relações interclasses sociais.