Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

O SURGIMENTO DA HUMANIDADE ( Silas Guerriero (org.)
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
A Educomunicação e o Jornal Mural
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
2ª FASE MODERNISTA
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
ALÉM DA NOTÍCIA: A IMPRENSA NA SALA DE AULA.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
A leitura literária e a condição humana
Origem e desenvolvimento da crônica
As características de um jornal on-line
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
Professora: Rosana Santos
A poesia brasileira contemporânea
CHICO XAVIER - LUZ DO SÉCULO
Produção de Texto 2º ano EM Profª Andréa
CRÔNICAS.
Artigo:. O jornalismo contemporâneo necessita de boas fontes e umas das melhores, hoje, são as Assessoria de Imprensa. Não existe jornalismo sem fonte.
CRôNICA.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
CARTAZ Professora Francisca Barros.
Características do gênero & cronistas
Professsora: Aíla Rodrigues
Crônica Um gênero do cotidiano.
Linguagem: Formas e Usos – Língua Portuguesa II
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
A importância do ato de Ler
Luana Mattos e Beatriz– 9M1
Como funciona a imprensa
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Relatório de Proposta de Projeto
CURSO DE REDAÇÃO 3º ANO. PROF. ALESSANDRO LÉLIS.
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Redigindo a opinião do grupo.
Tendências da Linguagem Publicitária
De Ezequiel Theodoro da Silva
EDITORIAL.
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
Jornalismo literário.
Estudo do texto “As ruínas circulares”, de Jorge Luís Borges.
Apresentação - Plano de disciplina
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Lojas de Informática & eletrônicos
Crônica.
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
BIBLIOTECA INSTRUMENTO DE APOIO AO LETRAMENTO Autora: Gisley Nunes Barbosa Feliciano Sérgio PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA CENFOP – Centro de Formação.
“Um país se faz de homens e livros”
Professor Jardson Brito
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
CHICO XAVIER - LUZ DO SÉCULO - Chico Xavier no dia 08 de Julho de 1927 aos 17 anos recebia a sua primeira mensagem psicografada do mundo espiritual.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
 PERÍODO HETEROGÊNEO  CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL  LUTA E INSATISFAÇÃO  TRAÇO INDIVIDUAL, MAS...  MARGINALIZADOS E EXCLUÍDOS  Antecipa eventos da.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo

O IMAGINÁRIO COTIDIANO – M OACIR S CLIAR Redação – André Araújo

Forma literária do bate-papo informal, como bem define Scliar (2010), a crônica agrada aos leitores porque tem um estilo menos denso, curto, cheio de criatividade e dinamismo. Embora com marcas de subjetividade, não há rebuscamentos na linguagem e, em sua maioria, trata de assuntos da atualidade. É isso que o leitor moderno aprecia: leitura rápida, inteligente, na qual ele se identifique.

De 1993 a 2011, Moacyr Scliar foi colaborador do jornal Folha de São Paulo. Ali, publicava crônicas de ficção com ideias extraídas de uma notícia já veiculada pelo referido meio de comunicação.

Para ele, a inserção social da literatura é importante na medida em que reflete a realidade de um tempo, de um grupo, de um país. E foi isso que buscou o tempo todo.

De modo geral, sua ficção se une à realidade e traz uma mensagem de significativo valor ideológico ao ambiente contemporâneo, um espaço onde o homem tem valores subvertidos, onde, também, ideologias ─ modismo, consumismo, materialismo, hedonismo, relativismo, permissivismo, individualismo ─ passam a fazer parte de sua vida.

o escritor, ficcionista, além de simplesmente relatar com literalidade a preciosidade do cotidiano em forma de crônica, ele captava suas trivialidades, analisava comportamentos, pontos de vista para, através do irreal, pôr o leitor em real sintonia com o mundo. Assim, levando-o à comoção com a problemática social, com o individualismo.

Em suma, as crônicas de Scliar publicadas na Folha de São Paulo constituem-se de um hibridismo de realidade e ficção. Textos que mantêm os principais traços dessa literatura contemporânea.