Capítulo 5: SCRIPTS ALUNOS: CARLOS EDUARDO C. DESIDERIO / EDUARDO MATHEUS VOLANSKI JADER JEPSEN SCHMIELE / LINDOLFO.

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Capítulo 5: SCRIPTS ALUNOS: CARLOS EDUARDO C. DESIDERIO / EDUARDO MATHEUS VOLANSKI JADER JEPSEN SCHMIELE / LINDOLFO

Introdução Os Scripts são trechos de código (programação) com os quais se podem criar procedimentos associados a eventos específicos, permitindo grande flexibilidade no desenvolvimento e no uso de aplicações. Todos os scripts estão associados a eventos, e cada objeto do E3 possui uma lista de eventos previamente definidos, sendo possível também definir novos eventos de usuário. Os Métodos são funções previamente definidas, que executam determinadas ações sobre as propriedades do objeto que chama estas ações. Os Eventos são ocorrências relacionadas a um objeto, que podem ser tratadas de modo a se realizar uma ação (um método).

Manipulações Possíveis: Objetos do servidor através do Servidor Objetos do Servidor através do(s) Viewer(s) Objetos do Viewer através do mesmo Viewer Não-possíveis: Objetos do Viewer através do Servidor diretamente (só é possível através da criação de eventos no Viewer, ligados a variáveis que estão no Servidor) Objetos de um Viewer a partir de outro Viewer (só é possível através da criação de eventos ligados a variáveis que estão no Servidor)

Picks Forma amigável para procedimentos comuns; Principais ações na criação de um projeto: ◦Troca de Tela ◦Atribuição de Valores

Executar Scripts

Abrir Tela

Abrir Tela Modal

Executar Aplicação

Carregar Valor

Inverter Valor

Imprimir Relatório

Eventos Os Eventos são ocorrências relacionadas a um objeto, que disparam ações programadas. Basicamente são dois tipos de eventos: Físicos (ou externos) e Internos. Eventos físicos são, por exemplo, ações no teclado ou no mouse. Neste caso, a informação relevante seria a tecla pressionada ou a posição do cursor e o status dos botões. Eventos internos são, por exemplo, a mudança de uma temperatura de uma câmara de 10 para 11 graus Celsius. No E3, há uma lista disponível de eventos classificada por objetos, iniciando pelos eventos padrão, presentes em todos os objetos. Esses eventos são acessados através da aba Scripts, que pode ser consultada através das propriedades do objeto para o qual se deseja fazer o script.

Eventos

Eventos Definidos pelo Usuário Apesar de o E3 vir com uma extensa gama de eventos, muitas vezes o usuário necessita criar um evento específico para sua aplicação. Um exemplo para a utilização de eventos definidos pelo usuário é a realização de um cálculo (ou tarefa mais complexa) em um objeto, quando o evento gerador vem de um outro Tag ou propriedade. É possível a criação de eventos personalizados definidos pelo usuário através da opção Criar novo evento na lista de eventos, ou clicando em Criar evento do usuário.

Eventos Definidos pelo Usuário

Métodos Os Métodos são procedimentos que podem ser executados por objetos. Por exemplo, o objeto Tela tem um método para a adição de objetos (AddItem) e outro para fechá-la (Close). Por estarem encapsulados, isto é, guardados dentro dos objetos, na chamada de um método sempre deve constar a qual objeto está se referindo. Muitos métodos pré-definidos possuem parâmetros, que podem (ou devem) ser passados na chamada do método. Para isso, o VBScript possui uma regra que deve ser seguida. Se o método for utilizado em uma atribuição, seus parâmetros devem estar entre parênteses. Os parênteses usados nas citações de métodos neste manual servem apenas como indicativo para diferenciá-los das propriedades. Nos scripts, deve-se seguir esta regra.

AppBrowser

Exercício Criar um Pick Abrir Tela; Criar um Pick Script.