QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MASTER ANGLO DE ARARAQUARA (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS
Advertisements

Processos de Separação de Misturas
Métodos de Separação de Misturas.
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
-HOMOGÊNEA (SOLUÇÕES)
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
Separação de misturas.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
Separação de Misturas Heterogêneas 1) catação:
Processo de Separação de Misturas
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Substâncias e Métodos de Separação
Processos de separação
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Química.
Obtendo substâncias puras através de misturas
“Classificação da matéria”
Separação de Misturas.
Processos de separação de misturas PROF. GIL KENEDY
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
Processos de separação de Misturas
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
Separação de misturas.
Separação de substâncias
Professora de CFQ - 7ºC - Escola Manuel de Figueiredo
SEPARAÇÃO DE MISTURAS QUÍMICA PROF. CARLOS.
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Aula: Processos de separação de misturas.
Processos de separação de Misturas
PROFESSOR: WANDERSON A7
Aula III – Química geral
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Prof. DIEGO MAINARDI 1 1.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Prof. João Batista de Castro.
Escola Modelo, Construindo o Futuro!
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
QUÍMICA.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
ANÁLISE IMEDIATA.
Química Geral Química Geral Introdução: Matéria e Medida Prof. Armando Rodrigues.
Ciências da Natureza Química Tópico da Aula: Substâncias Puras & Misturas Professor: Américo Falcone.
DESTILAÇÃO.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Sumário Estrutura da matéria Elementos químicos Átomos e moléculas Substância química Page 01 Luciana Melo Almeida Misturas Soluções.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
Química Ciência que estuda a constituição, transformação e propriedade da MATÉRIA. Definição no primeiro episódio da primeira temporada pelo professor.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1º ANO EM PROF. REGIS EVARISTO.
Processos de Separação de Misturas 2013 PROFª BEATRIZ DERISSO.
Cláudia Bacchi SUBSTÂNCIA PURAS MISTURAS OU Cláudia Bacchi Substâncias Puras Substância que não contém impurezas. A temperatura permanece constante durante.
Misturando as coisas... Prof.: Silvio.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA MISTURAS HETEROGÊNEAS – 2 fases ou mais Catação: Separação de sólidos de diferentes tamanhos, cores, formas...
SISTEMAS ESTRUTURA DA MAT É RIA O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo. A matéria é formada por moléculas, que.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR KELÃO QUÍMICA. Você diria que esta água é uma mistura de substâncias?
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
RECORDANDO FENÔMENO FÍSICO FENÔMENO QUÍMICO NÃO OCORRE FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS FORMAÇÃO DE NOVAS SUBSTÂNCIAS SUBSTÂNCIA PURA SIMPLESCOMPOSTA O 2,
Separação de Misturas Prof. :André. Separação de misturas heterogêneas Sifonação: S/L e L/L.
Processos de Separação de Misturas. Análise Imediata Conjunto de Processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
BIO-QUIMICA Aulas gratuitas da Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com MATÉRIA E MEDIDAS Dra. Rosilene Linhares Dutra.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS 2016 Profº Tiago. 2 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Processos de separação
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Professora: Ellen Lima
Processo de Separação de Misturas
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA
Transcrição da apresentação:

QUÍMICA GERAL Processos de separação de misturas PROF. BETO

Processos Mecânicos  Catação: Método rudimentar de separação de mistura baseado na diferença de tamanho e de aspecto das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Ex: mistura de feijão e impurezas.

Processos Mecânicos  Peneiração ou tamisação: Utilizado quando uma mistura de sólidos granulados, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente, é colocada sobre uma peneira e submetida à agitação. Ex: mistura de areia fina e pedregulhos.

Processos Mecânicos  Levigação: Usada para separar misturas do tipo sólido-sólido, quando um dos componentes (em forma de pó) é facilmente arrastado por um líquido enquanto o outro componente mais denso não o é. Ex: ouro e areias auríficas (em pó).

Processos Mecânicos  Ventilação: É utilizada quando os sólidos granulados que formam a mistura possuem densidades sensivelmente diferentes. Ex: grãos de café e cascas.

Processos Mecânicos  Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Processos Mecânicos  Sedimentação fracionada: Utilizada para separar misturas do tipo sólido-sólido cujos componentes apresentam uma acentuada diferença de densidade. Ex: areia e serragem.

Processos Mecânicos  Filtração comum: É utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido é relativamente grande e, assim, existe uma diferença acentuada entre o tamanho das partículas do sólido e o tamanho dos poros do papel de filtro. Ex: água e areia.

Processos Mecânicos  Filtração a vácuo: É utilizada para separar misturas de um líquido com um sólido não dissolvido, quando o tamanho das partículas do sólido não é muito grande e formam um pasta “entupindo” os poros do papel de filtro caso seja feita a filtração comum. Ex: água e carbonato de cálcio.

Processos Mecânicos  Dissolução fracionada: Usada para separar misturas do tipo sólido- sólido. Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinado líquido. Ex: sal e areia

Processos Mecânicos  Decantação: Processo utilizado para separar misturas heterogêneas dos tipos líquido-sólido e líquido-líquido. Ex: água barrenta.

Processos Mecânicos  Decantação: Ex: água e óleo.

Processos Mecânicos  Centrifugação: É utilizada para separar misturas imiscíveis do tipo sólido-sólido ou líquido-líquido. É uma maneira acelerada de se realizar a decantação. Ex: água e iodeto de chumbo II.

Processos Físicos  Destilação simples: É utilizada para separar misturas homogêneas do tipo sólido-líquido, nas quais os componentes têm pontos de ebulição muito diferentes. Ex: água e cloreto de sódio.

Processos Físicos  Destilação fracionada: É usada para separar misturas homogêneas não azeotrópicas do tipo líquido- líquido. Ex: componentes da gasolina.

Processos Físicos  Cristalização fracionada: É utilizada para separar misturas homogêneas do tipo sólido-sólido que possuem diferentes solubilidades em um solvente particular (ou misturas de solventes). Ex: purificação da acetanilida usando água como solvente.

Processos Físicos  Sublimação fracionada: Usada para purificar substâncias que sofrem sublimação facilmente. Ex: cânfora, iodo e naftaleno.

Processos Físicos  Liquefação fracionada: Teoricamente é indicada para separar misturas nas quais todos os componentes encontram-se na fase gasosa. Ex: mistura de gás amônia e gás oxigênio.  Fusão fracionada: Teoricamente é indicada para separar misturas comuns (não eutéticas) cujos componentes estejam na fase sólida. Ex: liga metálica de cobre e níquel presente em moedas.

 Cromatografia: Nesse processo, os componentes de uma mistura de sólidos em solução são separados e identificados pela cor. Em dos primeiros processos usados foi a cromatografia em papel. Ex: tinta da caneta.