INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O catequista da iniciação cristã
Advertisements

Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
sendo de condição divina, esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição
Escola Vivencial do GED
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
CNBB – Documento 100 Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia.
PROGRAMA DE APOIO E PROMOÇÃO DA FAMILIA S.O.S.AÇÃO PASTORAL PRIORIDADE Famílias em situação de vulnerabilidade: Fundamentadas na proposta do Fundador.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Comunhão Eclesial Serviço do Povo de Deus
O QUE É ANIMACÃO BÍBLICA DA PASTORAL ? A CAMINHADA A CAMINHADA Sínodo dos Bispos, Prop. 30 (Lineamenta, n. 21; Instrumento de Trabalho,
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Tema do Ano da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB - para 2010 é o mesmo de 2009: Missão de Deus – Nossa Paixão.
 Com a qual é aprovada e promulgada a edição típica do Catecismo da Igreja Católica.  Aos veneráveis Irmãos Cardeais, Patriarcas, Arcebispos, Bispos,
De 18 a 21 de Outubro de 2011, convocados pela Organização Internacional da Educação Católica e sob a protecção de Nossa Senhora do Pilar, reuniram-se.
01/10/2011 – REGIÃO EPISCOPAL LAPA 1.  A paróquia,  “comunidade de comunidades” 2.
O CAMINHO DE FORMAÇÃO DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.
Acolhimento e Inserção na Comunidade Diocese de Setúbal Jornadas Interdiocesanas de Catequistas Fátima – 21 e 22 Fevereiro 2009.
UM OLHAR SOBRE A CATEQUESE...
Conversando sobre Evangelização Pe. Paulo Gil Semana de Animação Bíblica, Teológica e Pastoral PASTORAL.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Vários estudos biológicos provaram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos.
UMA TENTATIVA. RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado.
Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril Lição da Escola Sabatina 24 a 30 de Abril O grande conflito entre Cristo e Satanás constitui o pano de fundo.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
CATEQUESE E COMPROMISSO SÓCIO-CARITATIVO
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
RELAÇÃO ENTRE LITURGIA E CATEQUESE
FORMAÇÃO. 26 Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu,
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
METODOLOGIA CATEQUÉTICA
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
O tema fundamental da liturgia deste Domingo é o do amor: o que identifica os seguidores de Jesus é a capacidade de amar até ao dom total da vida.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
DESAFIO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Textos: Mt. 28: 19 – 20; Ef
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
O DESAFIO DA QUALIDADE NA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO- JUVENIL O termo QUALIDADE e seus usos no campo das ações sociais A questão da QUALIDADE e a prática.
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
Construir novas formas de renovação das comunidades Pe. Érico Hammes e Dom Leomar Brusolin.
Jovens Mic A alegria de ser Cristão. Os Jovens MIC são jovens cristãos ligados à Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (MIC, sediada no Santuário.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
REUNIÃO DE PAIS Paróquia de Oliveira do Conde Setembro/09.
Itinerário dos vocacionados “Vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça” (Ef 4,15).
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Aos Discípulos e a Você: Quem sou EU ? Estamos aqui reunidos em oração, porque somos "CRISTÃOS". Mas quem é Cristo para você? A Palavra de Deus nos propõe.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
NOVOS CATECISMOS.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓICA Rumo ao Jubileu em DIOCESE DE URUAÇU “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef. 4,3.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2013 Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Transcrição da apresentação:

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA

1.POR QUÊ? (Mt 16,13-27)

Todo ser humano busca um sentido pra sua vida, respostas às principais questões da sua existência, enfim, busca Deus Somente o conhecimento de Deus e de seu projeto pode saciar o ser humano O conhecimento de Deus não se faz com teorias, cursinhos, mas se dá num processo contínuo de experiência, seguimento, compromisso com a pessoa de Jesus e seu projeto de vida Grande parte dos que se dizem cristãos o são somente “de nome”, mas não se comprometem com uma vida autenticamente cristã. A maioria foi batizada, superficialmente catequizada, mas não evangelizada de fato. Quem se encontra de verdade com Jesus, muda sua vida(conversão) e se põe no seu caminho (discípulo missionário)

JESUS CATEQUISTA Parte da realidade dos discípulos Questiona seu modo de pensar Ouve e acolhe Exige decisão e comprometimento Propõe experiência com Ele Corrige visões equivocadas É realista Motiva a caminhada, mesmo que esta comporte a cruz

2. COMO? ( Jo 9 )

Uma autêntica catequese de iniciação de adultos supõe ACOLHIDA do adulto a partir de sua condição e necessidade, e ACOMPANHAMENTO na vida pessoal e comunitária O caminhante (catequizando) é incentivado a vivenciar a fé pela oração e pela mudança de relações com o outro e com a vida Autêntica experiência dos Sacramentos, não como formalidade ou “rito mágico”, mas como força e compromisso com Jesus Formação integral e permanente, que vá muito além da catequese infanto-juvenil Percepção e experiência do Mistério de Deus na vida cotidiana Catequese e Liturgia em constante interação Envolvimento e participação de toda a comunidade no processo catequético

JESUS CATEQUISTA Presta atenção nas pessoas Corrige visões religiosas distorcidas Convida à ação É solidário com os sofredores Não despreza as tradições, mas as purifica Convoca à fé Desafia a prepotência dos orgulhosos

3. PARA QUEM? ( Jo 4, )

Todo catequizando é um interlocutor e não mero destinatário da catequese Quais as sedes dos homens e mulheres hoje, numa época de mudanças e de crises? Tantos motivos fazem as pessoas buscarem a Igreja. Há um bom número de cristãos que somente receberam os sacramentos, mas não vivem como batizados, como Igreja Cada um tem que ser considerado a partir de sua própria realidade A catequese deve contemplar a diversidade dos adultos, com propostas e caminhadas diferenciadas, segundo a necessidade de cada caminhante Passagem de uma pastoral sacramentalizadora para uma pastoral evangelizadora Catequese que contemplem as dimensões: pessoal, comunitária e social

JESUS CATEQUISTA Vai ao encontro das pessoas Rompe preconceitos Toma iniciativa no diálogo Escuta. Acolhe. Ama Provoca à reflexão. Questiona Não é moralista. Não julga Sempre tem algo novo a propor Propõe a “espiritualidade do cotidiano” Faz discípulos missionários

4. ONDE? (Jo 1,35-51)

A comunidade cristã é o local por excelência onde se dá o processo de Iniciação Não reforçar tendência individualista e privativa de catequese fora da comunidade, em casa ou espaços privativos, por mero capricho ou comodismo dos envolvidos no processo Iniciação em comunidade não significa “dentro de uma sala de aula”. Valorizar outros espaços, especialmente o templo ou local de reunião da comunidade Catequese missionária, que não se acomode àqueles que procuram a Igreja, mas que vá lá onde está o povo, à semelhança do Bom Pastor A Igreja precisa pensar com mais carinho na importância de sua presença nas universidades, grupos populares e associações, meios de comunicação, hospitais, etc.

JESUS CATEQUISTA Toma a iniciativa no diálogo Não quer seguidores equivocados Convoca ao encontro e experiência com Ele Mostra que sua morada é no meio do povo Desperta entusiasmo e decisão Faz discípulos missionários Fala de responsabilidades e de recompensas também Conhece aqueles que caminham com ele

5. COM QUEM CONTAMOS? ( Lc 10, )

Os próprios participantes do processo de Iniciação Cristã são sujeitos, interlocutores da catequese Necessidade da formação de catequistas e animadores preparados para a caminhada com adultos, com mentalidade e método renovados Cabe os pastores (bispos, padres) e aos agentes de pastoral (catequistas e outros) favorecer para que os adultos tenham um encontro pessoal e intransferível com Jesus Cristo vivo, o assumam e ajustem suas vidas a Ele, a seus ensinamentos e à sua missão. A comunidade tem papel fundamental na Iniciação Cristã, pois é nela e com ela que se dá todo o processo Pais cristãos, famílias cristãs, são os primeiros e principais educadores na fé, na esperança e no amor

JESUS CATEQUISTA Escolhe, prepara e envia missionários Convida à oração Conhece bem a realidade e não ilude seus discípulos Esclarece a urgência do Reino É pobre e propõe a pobreza evangélica Insere os discípulos entre os mais simples Confia nos discípulos e identifica-os a si Comemora as vitórias e motiva os discípulos