Organização do Genoma Ana Luísa Carvalho Bibliografia: The Cell – A Molecular Approach (Fourth Edition) Geoffrey M. Cooper & Robert E. Hausman. ASM Press.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização Gênica de Eucariotos
Advertisements

Estrutura e função do RNA
Genética Molecular em Análises Clinicas
TRANSCRIÇÃO Biologia Molecular Profª Marília Scopel Andrighetti.
Organização Gênica dos Seres Vivos
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos e Eucariotos
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL do GENOMA
ORGANIZAÇÃO do GENOMA - 2
Regulação da Expressão Genética
Organização Gênica dos Seres Vivos
GENÉTICA MOLECULAR Tanto em organismos procariontes como em organismos eucariontes, qualquer classe de moléculas deve preencher certos requisitos básicos.
Organização dos genomas dos Procariotos e dos Eucariotos
Professora: Alexsandra Ribeiro
Transcrição e processamento de RNA em eucariotos
Organização Gênica de Eucariotos
Estrutura do material genético
ESTRUTURA DO GENOMA HUMANO
Código genético e síntese protéica.
Estrutura dos Ácidos Nucléicos, Replicação e Transcrição
Estrutura e função de ácidos nucleicos, Replicação de DNA, transcrição e processamento de RNA, expressão gênica.
UBAIII Biologia Molecular 1º Ano 2014/ /out/2013MJC Sumário:  Capítulo IV. Síntese e processamento do RNA ribossomal e de transferência a. Síntese.
A INFORMAÇÃO ADQUIRE FORMA BIOLÓGICA PROFA. GISELLE MOURA MESSIAS
Organização Gênica dos Seres Vivos
Marcadores mais utilizados Almir R. Pepato. Definição de marcador molecular Uma sequência nucleotídica ou de aminoácidos detectável experimentalmente.
Avaliação da diversidade microbiana
GAMETOGÊNESE Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna. GAMETOGÊNESE MEIOSE A gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento dos gametas ou células.
 a) Anatomia Humana → Estrutura do corpo humano; ANATONE = CORTE  b) Fisiologia → Funcionamento do corpo (funções do corpo humano) e os papéis desempenhados.
Dogma central da biologia molecular
1 Hereditariedade Ligada aos Cromossomas Sexuais OuHeterossomas.
Evidências da evolução
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
Reino Monera Vamos exercitar?.
Organização do Material Genético nos Procariontes e Eucariontes
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
Hereditariedade É um conjunto de processos biológicos, que asseguram que cada indivíduo receba e transmita carateres (ou caraterísticas) hereditárias.
Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo Especialista em Docência Universitária Mestre em Ecologia e Produção Sustentável.
Reino Monera.
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
ESTRUTURA, FUNÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CÉLULAS
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
CITOLOGIA III.
Diversidade na Biosfera Constituintes Básicos Continuação … 1.
Histologia – Introdução Professor Ms. Hélcio Marques Junior 1.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
Ácido Ribonucleico RNA. Histórico 1869 – 1943: A descoberta - Ácidos orgânicos - Ribose Desoxiribose - DNA – animais RNA – leveduras 1944 – 1960: Era.
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
BIOLOGIA AULA 08 MEIOSE By 2012.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
Prof. Heloisa Pandolpho. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais.
Aula 9 Página 164. Sexuada Cria diferenças e possibilita o aumento da variabilidade genética entre os descendentes Meiose Fecundação Assexuada: diminui.
O segredo da vida Paulo Arruda São Carlos, 20 de Dezembro de 2005.
PROJETO GENOMA PROFESSORA: CAROLINA BOSSLE. PROJETO GENOMA LEMBRAR: GENOMA É o conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.
CITOPLASMA: - Fica entre a membrana e o núcleo;
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A biossíntese de proteínas insere-se no dogma central da biologia molecular Sede da informação Processo comprovado Processo não comprovado Ácido desoxirribo-
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
Out/20071 Dogma Central da Biologia Como o DNA se relaciona com as proteínas? - É feita uma cópia (negativa) de um trecho de DNA (transcrição) - mRNA é.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
do sistema respiratório
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS
EXPRESSÃO GÊNICA.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )
GENÉTICA CONCEITOS. 1) DNA GENE SEGMENTO DE DNA CAPAZ DE CODIFICAR A SÍNTESE DE UMA PROTEÍNA (CADEIA POLIPEPTÍDICA)
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profa. Gardênia.
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Organização do Genoma Ana Luísa Carvalho Bibliografia: The Cell – A Molecular Approach (Fourth Edition) Geoffrey M. Cooper & Robert E. Hausman. ASM Press & Sinauer Associates, Inc (Disponível para ser requisitado na Biblioteca do Dep. Zoologia)

EspécieTamanho do genoma (1000s de pares de nucleótidos por genoma haplóide) Número de genes Escherichia coli Mycobacterium tuberculosis Saccharomyces cerevisiae 12069~6300 Arabidopsis thaliana~142000~26000 Drosophila malanogaster ~137000~14000 Homo sapiens~ ~30000 Alguns genomas foram já completamente sequenciados

Comparação entre genomas de diferentes espécies: Sequências de nucleótidos com função (por exemplo genes que codificam proteínas) são conservadas, enquanto que porções do DNA que não têm função sofrem mutações ↓ Comparação entre genomas permite identificar zonas conservadas, presumivelmente funcionais Homem e rato: divergiram há de anos, a partir de um ancestral mamífero comum; divergiram há tempo suficiente para ter havido mutações, as regiões conservadas são aquelas nas quais mutações resultaram em perda de função e eventual eliminação dos indíviduos onde ocorreram (selecção natural) Principais zonas conservadas: Genes que codificam proteínas Locais de ligação de proteínas reguladoras da expressão genética Sequências que resultam na produção de RNA que não é traduzido

Classificação do DNA eucariota Genes que codificam proteína ou RNA  Genes isolados  Famílias de genes e pseudogenes  Genes repetidos muitas vezes, que codificam rRNA, tRNA e histonas DNA não codificante (>95% no genoma humano) DNA repetitivo Espaçadores de DNA não classificados

Genes que codificam proteína  Genes isolados (25—50% dos genes)  Famílias de genes e pseudogenes Uma família de genes: os genes da  -globina Locus da  -globina Cromossoma 11  GG AA AdultoFetalEmbrinónica Pseudogene

Genes repetidos muitas vezes, que codificam rRNA, tRNA e histonas O mesmo gene, repetido muitas vezes Função: Garantir que o gene é eficientemente transcrito Exemplo: Fase embrionária, células duplicam em ~24h, e têm entre 5-10 milhões de ribossomas Para produzir rRNA suficiente para este número de ribossomas são necessárias pelo menos 100 cópias dos genes para rRNA por célula

DNA repetitivo Repetições seguidas de milhares de cópias de uma sequência curta (5 – 200 nucleótidos) - “DNA satélite” ~3% do genoma da maioria dos eucariotas Satélites de DNA não são transcritos Alguns satélites de DNA têm um papel na estrutura dos cromossomas (centrómeros, telómeros) Sequência repetida é muito conservada entre indivíduos; número de repetições varia entre indivíduos (“DNA fingerprinting”)

DNA repetitivo Repetições espalhadas de centenas de cópias de uma sequência Sequência curta (~300 nucleótidos) – SINEs (“small interspersed elements”); por exemplo, sequências Alu Sequência longa (~6-7 k-b) – LINEs (“long interspersed elements”) SINEs e LINEs são transcritos, e alguns dos LINEs codificam proteína, mas de função fisiológica desconhecida

DNA dos organitos celulares DNA mitocondrial DNA dos cloroplastos (mitocôndrias e cloroplastos contêm também ribossomas e tRNA)

DNA mitocondrial O conteúdo celular em DNA mitocondrial depende do número de mitocôndrias Nos mamíferos, o DNA mitocondrial é herdado quase exclusivamente da mãe (99.99% no homem; a célula sexual masculina contribui pouco para o citoplasma do zigoto) Grandes semelhanças com o DNA da bactéria Rickettsia prowazekii

DNA mitocondrial humano DNA circular, de pb Codifica 2 tipos de rRNA 22 tipos de tRNA (usados para traduzir os mRNAs mitocondriais) tem 13 sequências que começam com um codão ATG e que podem codificar peptídeos com mais de 50 aas (subunidades dos complexos multimérios da cadeia respiratória) A maioria das proteínas mitocondriais são sintetizadas nos ribossomas citoplasmáticos e exportadas para a mitocôndria