Na Região Agreste de Alagoas, principalmente na zona rural, a população sobrevive da produção de hortaliças, de ciclo curto e de baixo investimento. Contudo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
Advertisements

O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
SOLUÇÕES EM FILTRAGEM E TRATAMENTO DA ÁGUA. BYOSOL SWIFT Enzimas Enzimas são catalisadores das reações que ocorrem nos sistemas biológicos. função A função.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Violência Domestica e Familiar contra a Mulher: uma realidade a ser enfrentada Elivete Cecília de Andrade - Curso de Serviço Social Campus Sul – Tubarão.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
CADASTRO AMBIENTAL RURAL: ANÁLISE DA SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Andrea Azevedo 1 Raoni Rajão 2 Marcelo Costa 2 Marcelo.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Workshop Dirigido às Autoridades de Gestão/Organismos Intermédios dos PO FEDER e Fundo de Coesão 19 abril 2013 Lisboa A NÁLISES CUSTO - BENEFÍCIO.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
CURSO CONSTRUINDO A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
ECO QUIZ Consumo Sustentável Nível II – 2º e 3º ciclos.
Introdução a Pesquisa Científica
"Lição de vida, Cultivar oportunidades" PROJETO HELP Horta Educativa, Lúdica e Produtiva Bruno Portelada Elisabete Marques
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Crédito Rural para a Agricultura Familiar Porquê vale a pena financiar custeio Necessidade de crédito: R$ ,00 Financiamento no Banco do Brasil –
Avaliação da exposição aos agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp –
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Tema.: Pequena e Média Propriedade Bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso ARNO SCHNEIDER Pecuarista no Município de Santo Antônio do Leverger-MT.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
DESENVOLVIMENTO RURAL DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE MESTRADO EM AGRONOMIA (P. Vegetal) DOCENTE: Dr. Sebastião Elviro de Araújo Neto DISCENTE: Lya J. Beiruth Silva OLIVEIRA, F.
POPULAÇAO de Porto rico Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico) é um país na parte oriental do mar das Caraíbas, associado aos Estados Unidos da América.
Princípios da Agroecologia
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL. REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL Reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições com o propósito de promover o desenvolvimento.
Projeto de Pesquisa -Aula 7-
Quadro 5.1. Classes de interpretação para a acidez ativa do solo
Acompanhamento da Implantação de Vinhedo de Origem Européia na Região de Braço do Norte (ART 170 Pesquisa) Ciências Agrárias Lucas Vendramini, Gilmar Pezzopane.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Trabalho de Conclusão de Curso. Monografia Meio de produção e divulgação do conhecimento gerado na atividade de pesquisa.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA MANEJO SUSTENTAVEL NA VITICULTURA PEDRO POHLMANN GIRIBONI VITICULTURA DE QUALIDADE DOCENTE: DR. NORTON SAMPAIO MARÇO DE 2016.
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
Processo de obtenção de emulsões de glicerina para aplicação de herbicidas.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: da concepção aos desafios da conquista. Valéria da Rocha Lopes Rodrigues Mestranda em Educação/UFMA Maria José Pires Barros Cardozo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
Alimentos transgênicos
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG ID-192 Cláudio Antônio de Andrade Lima Professor.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Na Região Agreste de Alagoas, principalmente na zona rural, a população sobrevive da produção de hortaliças, de ciclo curto e de baixo investimento. Contudo, isso não elimina todos os problemas durante a condução da horta. Eventualmente, torna-se necessário a adoção de medidas de combate a pragas agrícolas. A convivência entre o homem e as pragas pode ser um desafio para a produção de hortaliças, entretanto, várias medidas de controle mostram-se efetivas para proteção das plantas. O defensivo sintético não é muito recomendado para o controle de pragas, porque pode causar danos à saúde e ao meio ambiente. Dessa forma, surgiu a necessidade de produzir um inseticida orgânico eficaz utilizando como base a urtiga comum. É possível ser utilizado um inseticida orgânico de baixo custo à base de urtiga comum, para ser evitado a destruição do cultivo da couve (Brassica oleraceae) causado por lagartas. Produção do extrato concentrado e diluído. Teste no laboratório com as lagartas. Análise de pH dos extratos. Pulverização dos extratos sobre as lagartas na horta. Produção do extrato concentrado e diluído. Teste no laboratório com as lagartas. Análise de pH dos extratos. Pulverização dos extratos sobre as lagartas na horta. HIPÓTESE Que produção e benefícios trariam para o meio ambiente a utilização de um inseticida orgânico de baixo custo preparado à base de urtiga comum para controle de lagartas no cultivo da couve (Brassica oleraceae). AGUIAR MENEZES, Elem Lima. Inseticidas botânicos seus princípios ativos modos de ação e uso agrícola. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, p (Embrapa documentos 2005) AMARO, G. B.; SILVA, D. M. da; MARINHO, A. G.; NASCIMENTO, W. M. Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar. Brasília, DF; Embrapa Hortaliças, 2007, 16p. (Embrapa hortaliças) MATOS, F. A. C. Horta doméstica. Brasília – DF. AGUIAR MENEZES, Elem Lima. Inseticidas botânicos seus princípios ativos modos de ação e uso agrícola. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, p (Embrapa documentos 2005) AMARO, G. B.; SILVA, D. M. da; MARINHO, A. G.; NASCIMENTO, W. M. Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar. Brasília, DF; Embrapa Hortaliças, 2007, 16p. (Embrapa hortaliças) MATOS, F. A. C. Horta doméstica. Brasília – DF. Produzir um inseticida orgânico de baixo custo à base de urtiga comum para ser utilizado no controle de lagartas no cultivo da couve (Brassica oleraceae), que não afete à saúde humana e ao meio ambiente. PROBLEMA RESULTADO CONCLUSÃO Durante a produção do extrato observamos que a urtiga produz urticária em contato com a pele, por isso para manusear suas folhas foi necessário fazer o uso de luvas durante todo procedimento da pesquisa. Após os testes do extrato aquoso da urtiga com as lagartas, foi possível concluir que o produto é uma arma eficaz para combater esse tipo de inseto, por ser natural, não causa danos à saúde e ao meio ambiente. INSETICIDAS ORGÂNICO - URTIGASINTÉTICO Preparado só com água Preparado com outras substâncias químicas Baixo custoCusta caro Trata o soloPrejudica o solo Não causa danos a saúdeCausa danos a saúde É bom para as hortaliças Não é bom para as hortaliças Comparação: de inseticidas orgânicos e sintéticos Fonte: própria JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA ESCOLA ESTADUAL PROF.ª IZAURA ANTÔNIA DE LISBOA Autores: ALBUQUERQUE, Larissa; LIMA, Wívia; SANTOS, Hércules. Orientadora: SOUZA, Nadja. Coorientadora: MARTINS, Karine. REFERÊNCIAS Fonte: própria es.treknature.com