LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]. Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Livro: Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 2
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final
ECR Grupo 14 F x.
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
Logística Empresarial
Contabilidade Sistemas de Informação
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Apoio às Operações
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Logística e Gerenciamento da
EFFICIENT CONSUMER RESPONSE(ECR) OU RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
Atividade 8: REPENSANDO A LOGÍSTICA
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN
As decisões estratégicas da Logística
Repensando a Logísitica
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
Repensando a Logística
Universidade de Brasília
As forças do mercado Repensando a logística
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Unidade 3 Grupo: 19W Luisa Marcus Vinícius Pâmela Patricia
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Perguntas Logística Grupo 19R.
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
Repensando a Logística
Repensando da logística
Raphael Brocchi 14G2 Rommel Cavalher 14G2
Logística de Suprimento
BRUNO PINHEIRO – 09/ LAÍS ROMERO – 09/ RAFAELA DA ROCHA – 09/14827 MARCIO COUTO – 10/01345 SLIDES Logística empresarial – Unidade 3 – Grupo.
Sistema de Informação de Custos do Governo Federal
Função da Administração:
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Logística Planejamento e Programação Logística
Repensando a Logística
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Logística Empresarial
Contabilidade Comercial
Iniciando na logística empresarial
Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S.
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
“ GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS”
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e Gerenciamento da
Logística Empresarial
Administração de Compras e Materiais
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Cadeia de Valor.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
Como deve ser classificada a Propaganda do Produto
Gestão Estratégica do Transporte Cap
Logística Política de Estoques.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E DECISÃO Bruna Gabriele Lucas Saczuk Miguel Carniel Ricardo Gonçalves Controladoria.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL E COMPENSAÇÃO DE CUSTOS.

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos A LOGÍSTICA MOVIMENTA US$ 2,1 TRILHÕES, OU 16% DO PRODUTO BRUTO GLOBAL

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Custos Logísticos Diante da evolução das operações logísticas, as empresas deparam-se com dois problemas básicos: - O controle gerencial - Alocação desses custos

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos O Controle Gerencial Esse controle pode favorecer muitas vezes o aumento da eficiência nos processos internos e externo à organização, como também melhorar a relação com seus prestadores de serviço e clientes, muitas vezes vítimas de um subsídio cruzado de custos. Exemplo: Avaliar o real nível de rentabilidade dos clientes.

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Informações para fins gerenciais Entre as principais críticas à utilização da informação contábil para fins gerenciais, podemos citar: - Os critérios de rateio de custos utilizados; - A não consideração do custo de oportunidade; - Os critérios legais de depreciação;

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Comprometimento dos dados Outra evidência da falta de comprometimento dos dados contábeis com os custos logísticos são os planos de conta. exemplo: - Os custos de transporte de suprimento compõem o custo de produto vendido, como se fossem custo de material; - Os custos de distribuição aparecem como despesas de vendas; - Os demais custos aparecem como custos administrativos Dessa maneira, nenhuma informação referente às atividades logísticas é evidenciada.

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Gerenciamento de custos logísticos A carência de informações de custos que sejam úteis ao processo decisório e ao controle das atividades tornam necessário o desenvolvimento de ferramentas gerenciais com o objetivo especifico.

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Ferramenta e análises gerenciais Os objetivos podem ser traçados com base em duas perguntas básicas: - Qual o tipo de análise desejada: de curto prazo ou de longo prazo? - O que se pretende custear: produto, canais de distribuição, regiões de atendimento, clientes?

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Conhecimento de todo o processo Embora a definição de objetivo seja necessária, um mesmo sistema pode ser desenvolvido para atender a diversas finalidades. Além disso, essas ferramentas podem ser implantadas com diferentes graus de sofisticação, utilizando-se sistemas apropriados, ou utilizando-se planilhas eletrônicas. O mais importante é o conhecimento do tomador de decisão sobre a informação disponibilizada. É preciso saber o que está sendo considerado no modelo e conhecer suas limitações.

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Informações de custos Cada vez mais as empresas estão segmentando seu atendimento, com o objetivo de melhorar o nível de serviço na direção das necessidades de seus clientes. - Desenvolvimento de sistemas para atender clientes específicos - Clientes rentáveis para a organização - Cliente subsidiando outro

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Qualidade na informação A má qualidade da informação de custos pode trazer uma série de distorções no processo de tomada de decisão. Nesse caso normalmente é utilizado informações da contabilidade da empresa para fins gerenciais. No entanto, o fato de estas estarem direcionadas para um objetivo sobretudo fiscal e com foco na produção, pode prejudicar, ou mesmo inviabilizar, alguma análises gerenciais.

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Distribuição dos clientes por faixa de rentabilidade

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Foco do gerenciamento logístico O gerenciamento de custos logísticos pode ser mais ou menos focado de acordo com o objetivo desejado. Dessa maneira, é possível desenvolver um sistema para atender apenas a uma atividade, a um conjunto de atividade, ou até mesmo a todas as atividades logísticas da empresa Lembrando que o aumento do escopo pode repercutir na falta de foco.

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos É necessário o direcionamento do sistema para o tipo de controle ou decisão que se pretende apoiar

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Gerenciamento de custos do macroprocessos logístico Vejamos algumas das potencialidades do gerenciamento de custos nos macroprocessos logísticos: - Suprimento; - Apoio a manufatura - Distribuição física - Armazenagem - Transportes

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Suprimento - Um ferramenta de custeio pode auxiliar o critério de seleção de fornecedores; - Definição dos tamanhos dos lotes de compras e na determinação da política de estoques - Serviço prestado pelo fornecedores x preços - Elevado nível de estoque x garantia de suprimento na linha de produção

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Produção - Mesmo com custeio tradicional sendo voltado para essa atividade, ele apenas mensura o custo dos produtos, diante do que foi produzido num período de tempo. - Custo de produção deve esta voltada às necessidades do planejamento e controle de produção - Variação de produtos x foco da alocação de custo

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Distribuição física - Atividades desde a saída da linha de produção até a entrega - Rastreamento dos custos por meio da estrutura logística, evitando o indiscriminado de custos - Mesurar os custos dos canais de distribuição dos clientes e até mesmo das entregas - Informações para análise de rentabilidade, que por sua vez, deve ser utilizada pelo pessoal da área comercial no processo de segmentação da carteira de cliente

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Custos de Armazenagem na logística Moderna - Umas das principais características da logística moderna é sua crescente complexidade operacional - Menor tolerância a erros de separação de pedidos - Pressão para redução dos níveis de estoque - Processo de modernização (tecnológico e gerencial)

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Custo de transporte - A atividade de transportar representa o elemento mais visível e importante do custo logístico na maior parte das empresas. O frete costuma absorver aproximadamente 60% do gasto logístico e entre 9 a 10% do produto nacional bruto para a economia de uma nação relativamente desenvolvida - Logística de transporte baseada em preço x logística de transporte que busque eficiência e qualidade com base num relacionamento de parceria. - Visão estratégica e objetivo comum - Grau de aproximação entre as duas empresas - Compartilhamento de informações

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Considerações finais A base para um programa conjunto de qualidade e produtividade no transporte, dentro do contexto de parcerias visto anteriormente, reside numa avaliação inicial da estrutura organizacional, procedimentos e tecnologias existentes entre os diversos membros da cadeia de suprimento.

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Fonte de pesquisa Fleury, P. F. Wanker p. e Figueiredo K. F. Logística Empresarial São Paulo, editora Atlas, 2000.

Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Rikelly Vasconcelos (81)