Por: Dom Julio Endi Akamine  Caro ouvinte da Rádio 9 de Julho  A Revelação divina é uma iniciativa amorosa de Deus finalizada a estabelecer com o ser.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PLANO DE DEUS.
Advertisements

Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
A PALAVRA DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA
Trindade.
Animação bíblica CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador.
01: Introdução aos Dez Mandamentos
Apresentação ESTREIA 2014.
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
JESUS CAMINHO, VERDADE, VIDA.
"Ouvir a Palavra de Deus e a pôr em prática".
"Ouvir a Palavra de Deus e a pôr em prática".
= A Revelação sobrenatural
SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ
"CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS."
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
EVANGELIZAÇÃO NA ESCOLA CATÓLICA Pe Amaro Gonçalo
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
Teologia Fundamental dos homens, fala-lhes e convida-os a
VOCAÇÃO DO VOLUNTÁRIO.
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Bíblia, Palavra que transforma.
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria..
VIDA DE ORAÇÃO CAPÍTULO II.
PEDAGOGIA VOCACIONAL.
QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos.
É inspiradaé útil ensinar condenar corrigir ensinar para que o servo de Deus esteja  16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
primeiro, que seja aquele que
8,. 8, COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO SENHOR VENHA ME VISITAR? 23 DE DEZEMBRO DE 2012.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
O tema fundamental que a liturgia nos convida a refletir, neste domingo, é o tema da oração. Ao colocar diante dos nossos olhos os exemplos de Abraão.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Aceitar a presença de Deus na minha vida Conhecer Deus.
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA.
A Lei.
Fraternidade e Juventude
Longe dos Pal á cios dos Poderosos do Longe dos Palácios dos Poderosos do Imp é rio Romano, e do sistema religioso centralizado no Templo de Jerusalém,
A liturgia de hoje convida-nos à descoberta do Deus do amor, empenhado em conduzir-nos a uma vida de comunhão com Ele. O Evangelho apresenta-nos o.
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
NOVA EBD LIÇÃO 7.
A Reconciliação.
Lição da Escola Sabatina O Chamado ao Discipulado
Antes de conceber Jesus na sua carne, Maria O concebeu pela fé. Na Anunciação, Maria ofereceu a Deus o voluntário dom da sua submissão. Assim foi mostrada.
6º Domingo da Páscoa 10 de maio de 2015.
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Virgem Maria no projeto de Salvação
Caríssimos, A maioria dos livros da Bíblia foi escrita em hebraico. Durante a dominação grega ( a.C.), os judeus que viviam na diáspora (ou dispersão)
O núcleo central da Bíblia é a
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos.
Tema do 28º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos que.
+ NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO 2º. MANDAMENTO.
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
Uma vida cristã saudável João 15: 10, Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos.
LIÇÃO 1 - A NECESSIDADE DOS GENTIOS
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
“Desde a infância conheces as sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus.
Por: Dom Julio Endi Akamine  Caro ouvinte da Rádio 9 de Julho  Muitas vezes a fé é descrita como um salto no escuro. Isso é verdade? Pensando sobre.
Por: Dom Julio Endi Akamine  Em nossa última conversa começamos a falar sobre as etapas da revelação. Sabemos que a plenitude da revelação acontece.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

Por: Dom Julio Endi Akamine

 Caro ouvinte da Rádio 9 de Julho  A Revelação divina é uma iniciativa amorosa de Deus finalizada a estabelecer com o ser humano uma comunhão de vida. Deus vem ao nosso encontro como amor que se propõe, como liberdade que se oferece, como graça que quer fazer de nós os interlocutores de um diálogo de amizade. Portanto, é a própria revelação divina que reclama a livre e responsável resposta do homem, resposta essa que nós chamamos de fé.

 Leiamos juntos dois parágrafos do catecismo que mostram essa correspondência entre revelação de Deus e fé humana.  142. Pela sua revelação, «Deus invisível, na riqueza do seu amor, fala aos homens como amigos e convive com eles, para os convidar e os admitir à comunhão com Ele» (DV 2). A resposta adequada a este convite é a fé.  143. Pela fé, o homem submete completamente a Deus a inteligência e a vontade; com todo o seu ser, o homem dá assentimento a Deus revelador (cf. DV 5). A Sagrada Escritura chama «obediência da fé» a esta resposta do homem a Deus revelador (cf. Rm 1,5; 16,26).

 A fé consiste no “escutar” a palavra da pregação que nos conduz à “obediência da fé”. Vice-versa a obediência da fé leva à escuta da pregação. Para chegar à fé não basta um processo reflexivo puramente racional, mas é necessária uma conversão interior. Por isso, pode-se dizer que a fé é ato da vontade, uma atividade do homem que livremente se submete à vontade divina e que se entrega pessoalmente a Deus. Essa entrega confiante compromete o homem todo. Com a fé a pessoa humana se entrega confiantemente ao Deus que se revela. A fé é a resposta afirmativa, amorosa e acolhedora, é o consciente e responsável abandono de si a Deus.

 A obediência da fé pode ser também descrita como opção fundamental, que é uma decisão total que empenha a liberdade do homem. A opção fundamental é uma opção absoluta, ou seja, ela torna o resto relativo: é opção absoluta não por ser fanática, mas porque ela unifica toda a existência; dá sentido aos nossos atos e atitudes; tem momentos fortes, mas não se esgota neles; é definitiva, não provisória, mas pode progredir ou regredir.

 A fé é uma atitude pessoal que imprime uma orientação nova e definitiva à vida do homem; surge no mais profundo da sua liberdade uma vez que o ser humano é internamente convidado pela graça divina. A fé abrange toda a pessoa humana, em sua inteligência, vontade e ação, por isso, ao aceitar as exigências de Deus, o homem não vê nelas mandamentos impostos, mas o convite a uma coerência na vida.  A fé obriga em consciência quem a abraça, mas não destrói a sua liberdade, antes a manifesta, a expressa e a eleva.  Por hoje é só, continuamos na próxima semana