ESCOLA DA SERRA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES Introdução à História e à Filosofia da Arte Qual é a relação entre a história e a expressão artística.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Advertisements

Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Jornada Pedagógica – POIE
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
Externato Marista de Lisboa
Portal Educacional Clickideia 4ª Capacitação Professores Coordenadores 25/08/2011 – Auditório FATEC.
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Decreto Legislativo nº 286/89, de 29 de Agosto
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Cursos Científico-Humanísticos Que saídas para o Ensino Superior? Serviços de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas de Estarreja.
O QUE É ARTE?.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Josy Aparecida Santos de Souza.
Curso de Introdução à Filosofia
Metodologia do Ensino de Arte
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
A forma de imortalizar a inteligência humana
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas D’Icarahy - Depto. de História,
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
FORMAÇÃO CURRICULAR CEMOV/DEAPE/CGRH 2015.
Preparatório para o Instituto Rio Branco 0 Curso INTENSIVO DE AGOSTO e Curso de Extensão em Política Internacional Contemporânea 2 0 SEMESTRE/2008 A Diplomacia.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEOLOGIA PARA GRADUADOS CETEG
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso On-line:Dinâmica de Grupo Neuton Gomes Silva.
O papel do educador no processo de formação da criança especial
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
2ª Reunião de Pais ª série EM
Breve introdução ao estudo da Arte.
ENEM 2015 Exame Nacional do Ensino Médio Foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou.
Equipe responsável pela produção
PÚBLICO ALVO: Profissionais de faturamento hospitalar e pessoas interessadas em atuar na área. OBJETIVO: Habilitar e capacitar, através de estudos, explanações.
Júlio Emílio Diniz-Pereira (UFMG) Faculdade de Educação
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE AÇÃO
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Introdução a Arquitetura Fernando Eugenio Cabral de Paula Machado Arquiteto e Urbanista Ano Letivo 2015.
O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
OBJETIVO: Fomentar a discussão com as Comunidades Escolares de temas específicos que contribuam para o desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia.
CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA RECONHECIDO PELO MEC. INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS O seu Curso de Teologia Livre pode ser reconhecido pelo MEC, através da complementação.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
“Educação e Leitura: o Ensino de Filosofia no Cenário Contemporâneo” Sergio Schweder.
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da torre - Câmara de Lobos Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por.
Teatro Grego Alex Bernardo é Especialista em Arte-Educação em Teatro / Bacharel Licenciado em Artes.
Cursos do Proinfo Integrado Introdução à Educação Digital Redes de Aprendizagem Elaboração de Projetos Tecnologia na Educação 2° Semestre 1° Semestre,
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

ESCOLA DA SERRA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES Introdução à História e à Filosofia da Arte Qual é a relação entre a história e a expressão artística de cada época? Como perceber a relação do homem com o mundo e consigo mesmo a partir da apreciação de uma obra de Arte? Afinal, Arte serve para quê? A Arte se interroga e busca um sentido para a própria existência. Arte para o homem se exteriorizar, construir um sentido belo para a vida, encontrar-se consigo mesmo como reflexo de si. Espelho do homem. Possibilidade de ir além dele mesmo, transcender-se, elevar-se. Questões como essas serão abordadas no Curso de Introdução à História e à Filosofia da Arte que pretende, através do estudo e da observação do objeto artístico, compreender a relação entre o homem e a imagem desde as sociedades primitivas até a contemporaneidade.

. Público Alvo: educadores e outros interessados.. Número de participantes: 15 a 30. Dia e horário: terças, de 19 às 21 horas. Local: Escola da Serra Rua do Ouro, nº1900 – Serra. Período: agosto – 12, 19 e 26/08 setembro – 02, 09, 16, 23 e 30/09 outubro – 07, 21 e 28/10 novembro – 04, 11, 18 e 25/11. Carga Horária: 30 horas. Valor: 04 parcelas de R$90,00 (incluída 1 apostila)

. Ministrantes Juliana Palhares – Artista plástica, atriz e arte-educadora graduada pela Escola de Belas Artes da UFMG. Professora responsável pela disciplina de Artes Visuais da Escola da Serra, pela Oficina de Artes Visuais do Curso de Capacitação de Educadores do Programa Usicultura e integrante do Grupo Matraca – Teatro de Bonecos. Mário Pazzini – Filósofo e psicólogo graduado pela Faculdade de Filosofia da UFMG e pela Faculdade de Psicologia da PUC-Minas. Professor de Filosofia da Escola da Serra e do Colégio Loyola.

. Inscrições Pelo solicitando sua inscrição. Informações / /