NOVAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO E A QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR: O CASO DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL PRODUTORA DE FIOS EM JOÃO PESSOA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
BENCHMARKING.
Cursos Profissionalizantes
Flávia Tavares Silva Elias
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Escola das Relações Humanas
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Fundamentação Teórica
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Estatística Aula 17 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
O PLANEJAMENTO É PRIVILÉGIO DE INTELECTUAIS OU DE BUROCRATAS ?
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Emergências e Desastres
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Desenvolvimento de PROJETOS.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
MÉTODO CIENTÍFICO.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Disciplina: Prática Profissional II
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Orientação Importante:
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
ARTIGO CIENTIFICO.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A SOCIEDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Trabalho de conclusão de curso
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
PROJETO DE PESQUISA.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
1 Aula – 9 Planejamento  OBJETIVO DA AULA: Entender a importância do Cronograma na Pesquisa Científica Conhecer o processo de Universo.
PROCESSO SELETIVO.
DESENHO DE ORGANIZAÇÃO - MINTZBERG
Introdução ao Serviço Social
Metodologia Científica
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-PSICOLOGIA
Universidade Castelo Branco
CAPÍTULO RESULTADOS E DISCUSSÃO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Unidade III Descrição de Cargos
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS “As pessoas trabalham nas organizações
Transcrição da apresentação:

NOVAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO E A QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR: O CASO DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL PRODUTORA DE FIOS EM JOÃO PESSOA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPU PROF. ALBERTO CARVALHO NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO Valdice Barbosa de Queiroz Título e identificação do apresentador : nome e instituição profissional

O surgimento de novas tecnologias têm influenciado a vida das pessoas e das organizações. O emprego destas tecnologias vem afetando particularmente o trabalhador, modificando seu processo de trabalho; sua capacitação; sua qualificação para o trabalho, seu saber. Desta forma o emprego das novas tecnologias (eletrônica e informática) na Indústria têxtil produtora de fios em João Pessoa, qualifica a força de trabalho ? Probl ema/ quest ão que motiv ou a pesq uisa

A literatura do tema em análise; efeitos no processo de trabalho. objetivo geral Analisar os efeitos da adoção de novas tecnologias (eletrônica e informática) sobre a qualificação da força de trabalho se configurou como o da pesquisa.. Objetivos, justificativa e hipótese

Quanto aos objetivos os específicos temos: -Analisar o perfil da força de trabalho, quanto ao aspecto da qualificação; - Verificar o desenvolvimento do processo de trabalho e as novas tecnologias adotadas; - Examinar a prática adotada pela empresa, no que concerne ao processo seletivo e treinamento da força de trabalho e verificar o modelo de gestão adotado.

A hipótese da pesquisa foi a de que o emprego de novas tecnologias não qualifica ou desqualifica o operário. A qualificação está relacionada ao modelo de gestão empregado.

Esta pesquisa constituiu-se num estudo de caso, que procura analisar detalhadamente o passado, o presente e as interações sociais de uma unidade social: um indivíduo, grupo, instituição ou comunidade. (RICHARDSON, 1985). Quanto ao método, usou-se o método descritivo. Utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada com a Diretoria industrial, como primeiro instrumento de Pesquisa e o questionário aplicado aos operários, como segundo instrumento de pesquisa. Metodologia

Optou-se por uma amostragem não probabilística, pois a probabilidade de um membro da população (operário) ser selecionado para participar do estudo não é conhecida, porque está baseada na conveniência. Neste sentido a pesquisa está limitada, pois sempre há uma possibilidade de que a amostra não seja realmente representativa da população.

Desqualificação, qualificação e requalificação. Referencial teórico [...] quanto mais a ciência é incorporada ao processo de trabalho, tanto menos o trabalhador compreende o processo, quanto mais um complicado produto Intelectual se torne a máquina, tanto menos controle e compreensão da máquina tem o trabalhador. (BRAVERMAN, 1974, p. 360)

Taylorismo A qualificação da força de trabalho para o sistema taylorista está voltada uma seleção e adestramento rigoroso, cujo objetivo é a adequação do homem à forma mais racional de produzir Isto quer dizer que, as atividades intelectuais são excluídas da objetivação do trabalho, onde o tempo que o trabalhador dispõe passa a ser totalmente utilizado em atividades de operação. (ARRUDA, 1997).

[...] Os trabalhadores semiqualificados recebem apenas ligeiro preparo no trabalho. Em geral se determina exatamente o que e como fazê-lo, e seu trabalho é supervisionado de perto. Eles freqüentemente repetem os mesmos movimentos e as mesmas funções durante toda a jornada de trabalho. Trabalhadores semiqualificados não precisam de Investir muitos anos no aprendizado de suas funções. (BRAVERMAN, 1974, p. 364). Neste sentido, Braverman indaga:

[...] funções que exigem meramente as características físicas de seres humanos em bom estado de saúde; em que as funções são aprendidas em períodos que vão de um dia, a, no máximo, uns poucos meses; nas quais se diz ao trabalhador exatamente o que fazer e como fazê-lo; em que são supervisionados de perto, repetem só mesmos movimentos ou as mesmas funções durante toda a jornada de trabalho, e das quais o Departamento do trabalho nada mais favorável tem a dizer que delas se exige apenas adaptabilidade – não será acaso uma definição de trabalho não qualificado? (BRAVERMAN, 1974, P. 365).

A Tese da Requalificação [...] a inserção da ciência na produção altera, de um modo geral, a divisão do trabalho, as relações de produção, a forma de extração da mais-valia e a exploração do Trabalho. (NEVES, 1991, p. 36) Entende-se que, para a autora, interessa à grande indústria – de base técnico - cientifica, aquele trabalhador dotado de novas e diferentes capacidades de trabalho.

A Tese da desqualificação [...] existe uma nítida evidência de que a mudança tecnológica está cada vez mais criando uma defasagem entre as habilidades existentes e as requeridas, além de mudar a natureza do trabalho. A grande ruptura deveu-se especialmente à incorporação de sistemas eletroeletrônicos para o seu comando, deslocando desta função o próprio trabalhador.

Análise dos dados organizados em tabelas ou gráficos

DiscussãO dos resultados

Conclusão A utilização das novas tecnologias (eletrônica e informática) produziu mudanças significativas no conteúdo das tarefas; se antes necessitava-se mais de operários especializados, hoje estas necessidades referem-se a habilidades de conteúdo mais abstratos.

Estas mudanças de conteúdo aliadas a uma organização de trabalho baseada nos Princípios tayloristas/fordistas não qualificou os operários. Mesmo utilizando Tecnologias avançadas as tarefas deste tipo de unidade fabril continuam pouco ou quase nada qualificadoras.

REFERÊNCIAS