17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.

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17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg. O número dos que intervêm no mercado é também o principal elemento diferenciador considerado. atomizadas, moleculares e monolítica, otomizadas moleculares monolíticasAdotando uma terminologia própria, Marchal propõe que a oferta e a procura podem apresentar-se sob três formas: atomizadas, moleculares e monolítica, conforme a estrutura de mercado. As estruturas em que a oferta e a procura se apresentam perfeitamente otomizadas pressupõem um número elevado de produtores e de consumidores, de tal sorte que nenhum deles tenha condições para influenciar equilíbrio do mercado. Situações deste tipo ocorreriam em raros mercados. Na maior parte dos casos, as estruturas apresentam- se moleculares ( a oferta e a procura exercidas por poucos) ou monolíticas (quando exercidas por apenas um). concorrência perfeitaPara que haja concorrência perfeita segundo definiu Marchal, é preciso que a oferta e a procura sejam atomizadas.

17/05/062 O Mercado: A Classificação da Marchal concorrência imperfeita. monopólio. oligopólio. monopsônio.monopólio bilateral.Em todos os outros casos, quando não são atomizadas, estabelecem- se formas de concorrência imperfeita. Certas hipóteses são clássicas e recebem denominações particulares. Quando a oferta é monolítica e a procura atomizada falamos em monopólio. Quando a primeira é molecular e a segunda atomizada, teremos oligopólio. Quando a procura se torna monolítica, continuando atomizada a oferta, há monopsônio. Quando ambas são monolíticas, haverá monopólio bilateral. viscosidade fluidez.Mas a classificação de Marchal não se limita a estas três qualificações. Segundo ainda sua terminologia, mesmo nas estruturas em que concorre grande número de compradores e de vendedores, o mercado pode se apresentar sob condições de viscosidade ou de fluidez. A estrutura será fluida quando não ocorrerem quaisquer obstáculos à livre atuação das forças de oferta e de procura. Será viscosa quando ocorrerem situações ou comportamentos capazes de impedir a sinalização perfeita dos preços, no mercado de produtos, e de remunerações, no mercado de fatores.

17/05/063 O Mercado: A Classificação da Marchal Assim, ainda que subsista a atomização da oferta e da procura, faltarão outras condições que realmente completam uma estrutura de mercado sob concorrência perfeita. Na classificação de Marchal, a atomização completa-se com a fluidez para definir a concorrência perfeita: quaisquer elementos, ainda que mínimos e de difícil percepção, que se interponham à perfeita mobilidade da oferta e da procura, descaracterizam a perfeição concorrencial e definem variadas situações de concorrência imperfeita. Na proposta de Marchal, as condições de fluidez exigidas são, pelo menos, quatro: a) Perfeita homogeneidade e padronização dos produtos dos produtos ofertados, no sentido de que quaisquer possibilidades de diferenciação tirará a fluidez do regime e conduzirá à formação de viscosidades; b) perfeita mobilidade empresarial, caracterizada pela ausência de quaisquer obstáculos que possam dificultar o ingresso de novos produtores no mercado; c) perfeito conhecimento de todas as condições do mercado por parte de todos os agentes que nele atuem; d) inexistência de qualquer tipo de preferência dos compradores com relação a qualquer das empresas que atuem no mercado correspondente.

17/05/064 O Mercado: A Classificação da Marchal Quatro Estruturas de Referências –Os elementos das classificações de Stackelberg e de Marchal são básicos para a diferenciação conceitual das estruturas de mercado. Em síntese, podem ser caracterizadas quatro estruturas de referência: Concorrência perfeita Monopólio Oligopólio Concorrência monopolística

17/05/065 O Mercado: A Classificação da Marchal Concorrência Perfeita Uma estrutura de mercado descrita como de concorrência perfeita deve preencher todas as seguintes condições: –Atomização O número de agentes compradores e vendedores é de tal ordem que nenhum deles possui condições para influenciar o mercado. Quaisquer que sejam suas decisões não haverá interferência no mercado. As condições de equilíbrio prevalecem, não se modificam sob a ação de qualquer agente. Todos se submetem às condições estabelecidas. Nenhum tem poder para alterá-las. –Homogeneidade O bem ou serviço, no mercado de produtos, ou o fator de produção, no mercado de fatores, é perfeitamente homogêneo. Nenhuma empresa pode diferenciar o produto que oferece. E, para dada categoria de fator, a oferta é também caracterizada por perfeita homogeneidade. Em cada caso, inexistem diferenças. O produto vindo de qualquer produtor é um substituto perfeito do que é ofertado por quaisquer outros produtores. Os fatores disponíveis são também perfeitos substitutos uns dos outros.

17/05/066 O Mercado: A Classificação da Marchal Mobilidade Cada agente comprador e vendedor atua independentemente de todos os demais. A mobilidade é livre e não há quaisquer acordos entre os que participam do mercado. Também não há restrições governamentais de qualquer espécie. No mercado de produtos, empresas expandem ou reduzem livremente suas plantas, sem que quaisquer reações sejam observadas; ingressam e saem de quaisquer segmentos do mercado. No mercado de recursos, como no de trabalho, por exemplo, os trabalhadores deslocam-se livremente e com facilidade de uma região para outra. Nada impede que se tomem quaisquer decisões alocativas. Permeabilidade Não há quaisquer barreiras para entrada ou saída dos agentes que atuam ou querem atuar no mercado. Barreiras técnicas, financeiras, legais, emocionais ou de qualquer outra ordem não existem sob situação de perfeita concorrência.

17/05/067 O Mercado: A Classificação da Marchal preço-limitePreço-limite Nenhum vendedor de produto ou recurso pode praticar preços acima daquele que está estabelecido no mercado, resultante da livre atuação das forças de oferta e de procura. Em contrapartida, nenhum comprador pode impor um preço abaixo do de equilíbrio, O preço-limite é dado pelo mercado. Define-se impessoalmente. Ninguém o estabeleceu. Ele resulta de forças que nenhum agente é capaz de comandar. Extrapreço Não há qualquer eficácia em formas de concorrência fundamentadas em mecanismos extrapreço. A oferta de quaisquer vantagens adicionais, associáveis ao produto ou a fator, não faz qualquer sentido. Esta característica é subproduto da homogeneidade. Manobras extra-preço descaracterizam o atributo da padronização.

17/05/068 O Mercado: A Classificação da Marchal Transparência Por fim, o mercado é absolutamente transparente. Não há qualquer agente que detenha informações privilegiadas ou diferentes daquelas que todos detêm. As informações que possam influenciar o mercado são perfeitamente acessíveis a todos. E todos pactuam, em igualdade de condições, de decisões delas decorrentes. viscosidadeSegundo Garófalo-Carvalho, dificilmente podemos encontrar atividade em concorrência perfeita. O exemplo mais próximo seria dos produtos agrícolas, mesmo assim ocorrem interferência externas, como incentivos governamentais, que introduzem viscosidade nesses mercados. Compromete a fluidez.