Clique para editar os estilos do texto mestre Clique para editar os estilos do texto mstre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nívelz Cianotoxinas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo Apresentação AMWAY
Advertisements

Área de conhecimento: Engenharia Ambiental.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 29/11/09 “Proposta de atividade, esboço inicial” SEDUC – MS -POLO DE NOVA ANDRADINA VIII ENSINANDO E APRENDENDO.
TÍTULO DO TRABALHO Autor: Nome do Estudante Orientador: Nome do Prof. Orientador Colaborador: Nome do Prof. Colaborador Curso: Curso do Aluno Nome da Escola.
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 64, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME, Autor 2 (Orientador),
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá do Sul - SC AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E NUTRIENTES.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
VIGILÂNCIA EM ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO NOS MUNICÍPIOS GOIANOS COM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Kalanity de Souza Alves SUVISA - GO.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
III ENCONTRO MARANHENSE
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
MEMBROS: Josicélia Dumet Fernandes - UFBA e Coordenadora da Comissão anterior 2007/2009 Marta Lenise do Prado - UFSC e memória da Comissão anterior.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
GESTÃO COMPARTILHADA DE VAZÕES PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NA BACIA DO RIO PEREQUÊ COM ABORDAGEM DOS ASPECTOS REGULATÓRIOS JARAGUÁ DO SUL – 16 A 19 DE MAIO.
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
AUTODEPURAÇÃO NATURAL EM CURSOS D’ÁGUA
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS Capacitação no Uso do SABi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
COOKIES DE CHOCOLATES ENRIQUECIDOS COM FARINHA DA CASCA DE LARANJA XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 19 a 22 de Outubro de Florianópolis/SC.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
1 Audiência Pública n.º 14/2007 Superintendência de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos 11 de setembro de 2007.
DIGITE SEU TÍTULO AQUI FIGURAS E TABELAS INTRODUÇÃO AUTORES
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Na Região Agreste de Alagoas, principalmente na zona rural, a população sobrevive da produção de hortaliças, de ciclo curto e de baixo investimento. Contudo,
PROFª.MS.ELAYNE MIKELY LIMA RAMOS DE ARAÚJO. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL- UFRPE; GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS-ECONOMIA RURAL-UFRPE;
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
MANUAL PARA O AUTOARQUIVAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
Avaliação da qualidade de medicamentos antihipertensivos distribuídos pela Prefeitura Municipal de Tubarão, Ciências Farmacêuticas BIANCHIN, M. D.; KÜlkAMP,
Conselho Universitário – CONSUN Promoção e Acesso à classe E e à classe de Titular Promoção à Classe E (Titular): Ensino Superior Acesso à Classe de Titular:
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Christoph Platzer AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DO BIOGÁS PRODUZIDO EM REATORES UASB Resultados Preliminares do Projeto de Medições.
Avaliação da atividade larvicida de soluções contendo óleo de Copaifera sp e uma fração rica em terpenóides de Melia azedarach. Farmácia. Ana Cláudia de.
Controle interno municipal: identificando os problemas e apontando soluções TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
USO DE DIPTERA COMO BIOINDICADORA EM ESTUDOS ECOTOXICOLÓGICOS COM NANOPARTÍCULAS Ana Lucia MARIGO¹*, Mariana Silveira G. M. SILVA 1, Claudio Martin JONSSON.
Título do Trabalho: Estudo da estabilidade de encostas através de simulações computacionais – Aplicações nos solos de Tubarão. Ciências Exatas e Engenharias.
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Introdução O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão textual de estudantes.
FORMAÇÃO E APRIMORAMENTO CONTÍNUO FRENTE AOS NOVOS AMBIENTES DIGITAIS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Helena Souza Ronchesel.
Agenda ministerial. DomingoSegunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábado
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
Título Texto Introdução Resultados Material e Métodos Conclusões
Subtítulo Esquema de Título.
TÍTULO DO TRABALHO Ex: INTRODUÇÃO RESULTADOS
Esquema de Título Subtítulo.
Layout do Título Subtítulo.
Click to edit Master title style
Click to edit Master title style
Transcrição da apresentação:

Clique para editar os estilos do texto mestre Clique para editar os estilos do texto mstre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nívelz Cianotoxinas em um manancial dominado por Cylindrospermopsis raciborskii e a avaliação da toxicidade aguda deste ambiente Cardoso, Gabriela; Souza, Bruna – Curso Técnico de Meio Ambiente, IF-SC – Campus Florianópolis – PIPCIT Brentano, Débora - Departamento Acadêmico de Const. Civil, IF-SC – Campus Florianópolis - Orientadora 1.INTRODUÇÃO A floração de cianobactérias é um problema por afetar manaciais de abastecimento público. Muitas cianobactérias, como a Cyilindrospermopsis raciborskii são potencialmente produtoras de toxina. A avaliação desta produção pode ser mensurada através de efeitos sobre o zooplâncton, por exemplo. O presente trabalho avaliou a toxicidade aguda da água bruta da Lagoa do Peri, relacionando-a com a produção de cianotoxinas “in locu” e com a porção intra ou extracelular. 2. METODOLOGIA A água da Lagoa do Peri (Figura 1) foi amostrada mensalmente em um ponto central de máxima profundidade, na extinção do disco de Secchi, durante um ano, e submetida a testes de toxicidade aguda com a amostra bruta, filtrada e sonicada. O teste consistiu na exposição de neonatos (2 a 26h) de Daphnia magna a diluições diferentes da amostra teste (Figura 2) e a um controle (meio de cultivo convencional), durante o período de 48h. O resultado foi expresso em CE(I)50 48h (concentração efetiva inicial mediana e como FT – Fator de Toxicidade. Posteriormente, a concentração de toxinas dissolvida mensurada para a Lagoa do Peri foi relacionada à toxicidade aguda. Figura 1 – Coleta na Lagoa do Peri. Figura 2 – Montagem do teste de toxicidade. 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO A amostra bruta provocou toxicidade aguda ao organismo-teste Daphnia magna em todos os meses testados. O FT variou de 4 a 16 e foi considerado significativamente maior que a toxicidade provocada pela amostra sonicada (P=0,0042), cujo FT variou de 1 a 8. A amostra filtrada não provocou toxicidade ao organismo-teste em qualquer mês, diferindo das demais (Tabela 1). Tabela 1 - Toxicidade aguda para o organismo-teste Daphnia magna frente a amostra da Lagoa do Peri bruta, filtrada e sonicada. NA = dado não disponível. O fato da amostra bruta da Lagoa do Peri apresentar efeito sobre o zooplâncton e a filtrada não, evidencia que tal efeito não é oriundo apenas da concentração de toxinas do meio extracelular. A filtração remove as células de cianobactérias, mas a porosidade do filtro permite a passagem das toxinas dissolvidas. A relação entre a concentração de cianotoxinas dissolvida na Lagoa do Peri e a toxicidade aguda da amostra bruta para Daphnia magna é fraca, o que aponta para o fato de que o efeito sobre o zooplâncton deve-se a toxina presente no meio intracelular e/ou ao efeito mecânico ocasionado pelo tricoma alongado das cianobactérias (Figura 3). Figura 3 - Relação de ordenamento entre a concentração de cianotoxinas na Lagoa do Peri e a toxicidade aguda da amostra bruta para Daphnia magna. Dentre as toxinas, STX apresentou a maior concentração para o período, diferindo significativamente da concentração de MCYST e CYL (P<0,0001). Não observou- se relação entre a sazonalidade e a toxicidade aguda (Figura 4).. Figura 4 - Concentração de cianotoxinas na Lagoa do Peri para o período de estudo. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem ao IFSC pelo financiamento da pesquisa, à Bióloga Claudi'Ariane Gomes da Fonseca pelo apoio laboratorial, à Prof a Cristiane Felisbino Silva pelo apoio à pesquisa, à acadêmica do Curso Técnico de Meio Ambiente Calini Moser Zacchi, à equipe do Laboratório de Ecologia de Águas Continentais da UFSC e ao Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce.