Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A classificação biológica
Advertisements

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
Classificação dos seres vivos
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Classificação dos seres vivos
Classificação Biológica
Como classificar os seres vivos?
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
Cap. 5 – Classificando os seres vivos 7ª Série
Classificação dos Seres Vivos
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA
A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Classificação dos Seres Vivos
CLASSIFICACÃO DOS SERES VIVOS
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins. O CICLO DO NITROGÊNIO O crescimento populacional após a Revolução Industrial (segunda metade do século XIX)
Reino Proctista Algas e Protozoários. “O REINO PROTOCTISTA (PROTISTA)” Algas Protoctistas unicelulares ou pluricelulares Micro ou macroscópicas Habitat:
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS. A classificação dos seres vivos Por que classificar os seres vivos? A biodiversidade do planeta é muito grande→ a classificação.
Classificação feita pelo Homem primitivo: Perigosos e não perigosos. Comestíveis e não comestíveis. Venenosos e não venenosos. Aristóteles, filósofo grego.
Prof. Lourenço  Aristóteles ( a.C.)  Pioneiro em classificar os seres vivos;  Organização corporal unia, por exemplo,
TAXONOMIA.
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
FOTOSSINTESE.  Ser heterótrofo: ser que não produz seu próprio alimento.  Ser autótrofo: ser que produz seu próprio alimento. São os vegetais.
Reino Monera Vamos exercitar?.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Quem surgiu primeiro? O DNA OU A PROTEÍNA ?.
ELEMENTOS TEÓRICOS CONCEITUAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Bloco 3 – Aula 1 – 23/10 Profa. Cláudia Galian.
UNIDADE NA DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS. Como é constituído o microscópio ótico? O microscópio é um instrumento que permite a observação de seres invisíveis.
Reino Monera.
CitologiaCitologia 1º ano Ensino Médio Profª Ayesa Aseff.
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
Muitos biólogos tentaram definir o que é “VIDA”, embora nenhuma das definições obtidas até hoje foram satisfatórias. Contudo, apesar de não encontrarem.
Revisão para PO2 – Ciências Professora Patrícia. O que estudamos na ecologia? É um ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o.
7º ano Professora: Jeovania Freire Bem vindos a 2016 !!!
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
1. Sistemática Sistemática: área da biologia responsável pela classificação e estudo das relações filogenéticas dos seres vivos. SISTEMÁTICA SISTEMÁTICA.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
IDENTIFICAÇÃO DE DROGA\S VEGETAIS. SIGNIFICADO Antes de utilizarmos qualquer droga no preparo de medicamentos, devemos submetê-la a uma análise rigorosa.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS SERES VIVOS SISTEMÁTICA, CLASSIFICAÇÃO E BIODIVERDIDADE PROF.LEONAM - IFRN/CAICÓ POR QUÊ?
PELA TRADUÇÃO FORMARÁ UMA PROTEÍNA (POLIPEPTÍDEO) SEMICONSERVATIVA = UMA FITA SERVE DE MOLDE RNA - FITA SIMPLES DNA- FITA EM DUPLA HÉLICE NUCLEOTÍDEOS.
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Manuel Ribeiro DISCENTES: Lya Beiruth Ana Suzette Ana Suzette Rio Branco-AC, 2003.
classificação dos seres vivos
Reprodução Das Algas.
CÉLULA UNIDADE FUNDAMENTAL DA VIDA.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
PREDNISONA Luany Mesquita – I1 Junho/2009. Classe: glicocorticóide síntético Composição: 5 ou 20mg de prednisona, lactose, amido de milho, polividona.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Capítulo 5 REINO MONERA Expectativas de aprendizagem:
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
CLASSIFICAÇÃO DOS MICRORGANISMOS
CÉLULAS.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
3) Reprodução Gamética: ISOGAMIA HETEROGAMIA ANISOGAMIAOOGAMIA NÃO FLAGELADO OUAPLANOGAMETA FLAGELADOOUPLANOGAMETA TIPOS DE GAMETA PRESENÇA DE FLAGELO(S)
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Biologia Tema: Diatomáceas.
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
INTRODUÇÃO Sistemática – inventariar, descrever e classificar a
Transcrição da apresentação:

Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo com suas características morfológicas, fisiológicas, nutricionais, comportamentais, etc, estabelecendo graus de parentesco. OBJETIVOS Conhecer o sistema de classificação em cinco reinos utilizado neste curso; Caracterizar os cinco reinos de seres vivos quanto aos seus componentes e critérios utilizados para a sua organização; Dominar o sistema de nomenclatura dos seres vivos proposto por Lineu; Reconhecer as categorias taxonômicas a que os seres vivos pertencem.

Classificação dos Seres Vivos Introdução Importância da classificação; Grande diversidade biológica: razão para a classificação; Como agrupar os seres vivos? Sequência cronológica da classificação

Classificação dos Seres Vivos Inicialmente, 2 reinos: animal e vegetal; Após o surgimento dos microscópios: - Móvel e heterótrofo- Fixo e autótrofo - Euglena: na presença de luz, atua como autótrofo; no escuro, é heterótrofo. Possui um flagelo que permite sua locomoção. - Fungos: são fixos, parecendo com os vegetais, porém, não fazem fotossíntese. Alimentam-se de restos orgânicos, sendo, portanto, heterótrofos.

Classificação dos Seres Vivos Séc. XIX – Solução provisória: o reino Protista. Novas descobertas: surge o reino Monera - Bactérias; - Bactérias e Cianobactérias: desprovidas de núcleo (célula procariótica); - Demais seres: núcleo delimitado por uma membrana, a carioteca (célula eucariótica). - Protozoários; - Fungos; - Algas. Atualmente, 5 reinos: Monera; Protista; Fungi; Vegetal, e Animal.

Classificação dos Seres Vivos Espécie: base da classificação biológica. Sistema binomial: criado por Carlos Lineu: baseia-se no conceito de espécie e na idéia de gênero. - Indivíduos parecidos, mas de espécies diferentes, podem ser agrupados num mesmo gênero. Bases do Sistema Binomial. Categorias taxonômicas: Espécie; Gênero; Família; Ordem; Classe; Filo e Reino. Onde se enquadram os vírus?

Classificação dos Seres Vivos