O desmatamento e os efeitos sobre a produção de bens pelos ecossistemas afetam a qualidade de vida da população? Um estudo de caso com a castanha-do-Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Advertisements

Programa Amazônia: PRODES DETER
Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia
Valeriano, D.M. Shimabukuro, Y.E. Duarte, V. Anderson, L.O.
Situação social da população de 15 a 17 anos Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do IPEA www. Ipea.gov.br.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
André Quintão de Almeida Orientador: Alexandre Rosa dos Santos
IV UFRJ AMBIENTÁVEL - Rio de Janeiro 21 a 23 de Outubro de 2008 ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS – PRINCIPAIS VETORES DO DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA,
Alcina Maria Nepomuceno
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
FLG Análise Espacial e Geoprocessamento
Desigualdade e exclusão Cap. 14
CARACTERIZAÇÃO DE FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES A PARTIR DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA: ESTUDO DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ Caroline Gonçalves Mangueira PIBIC –
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Revisão.
GeoDMA Um sistema para mineração de dados de sensoriamento remoto
POPULAÇÕES.
1° LUSAMBE – 20 A 22 DE SETEMBRO DE 2009 – ESTORIL - PORTUGAL
Introdução à modelagem dinâmica em
Seminário de Pesquisas Aplicadas, XVI SBSR –15 de abril de 2013, Foz do Iguaçu,PR Nova Evolução do arranjo espacial urbano e das terras agrícolas no entorno.
O uso de métricas da paisagem como indicador da dinâmica da paisagem no Estado do Pará entre 1986 e 2000 Autores: Suyá Quintslr – UFF Cláudio Bohrer –
GEOPROCESSAMENTO Aula 5: Processamento de imagens e fotointerpretação
Ecologia da Paisagem Prof. Herondino.
PRP 7 ano geografia José Victor.
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
Ciências do Ambiente Março/ 2012
CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA: USO DA TERRA, BIODOVERSIDADE E CLIMA
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
Processamento Digital de Imagens
Alternativas para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
Combining Population and Environmental Data A Typology Approach based on Patterns and its Generative Processes Trajectories Building up Trajectories of.
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCLassis – Depto de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Biociências Área de Concentração.
Professor Antonio Carlos Coelho
Andrés Leandro Gumiero Jaime – Mestrando (ITA)
Estratégias para a Amazônia
Assuntos preliminares
Embrapa Monitoramento por Satélite / Indiana University-ACT
Poupança Externa e Crescimento Econômico : uma crítica a “ortodoxia convencional” Prof. José Luis Oreiro Departamento de Economia – UNB Pesquisador Nível.
Contexto para a hipótese Não existe uma diretriz única de gestão pública para a oferta da educação municipal. Existem estratégias distintas de alocação.
Destino dos produtores rurais
Manaus, 18 de novembro de 2008Demerval Aparecido Gonçalves1 Modelagem dinâmica espacial aplicada na bacia do rio Purus, na Amazônia Sul-Ocidental Demerval.
ECONOMIA ECOLÓGICA E os acordos GLOBAIS
Indicadores Demográficos Vanessa L Tuono Jardim. Definição Medem a distribuição de fatores determinantes da situação de saúde relacionados à dinâmica.
Ecologia de comunidades Padrões e processos
III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto GeoNordeste Aracaju - SE Iêdo GEO-NE 2006.
Rede Temática de Modelagem Ambiental da Amazônia INPA, MPEG, LNCC, INPE, INPA, CBPF, Mamirauá Apresentação para MCT Fevereiro de 2003.
Produção e Crescimento
Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Baixo Amazonas e Bases de Dados Disponíveis na FAPESPA Geovana Pires Diretor a de Socioeconoia.
MOMENTO 1: Primórdios da Promoção à Saúde no Canadá Relatório de Discussão: The new perspective for the Health of Canadians, que se tornou conhecido como.
INDICADORES SOCIAIS- BAIRRO ILHOTA. Informações populacionais Habitação Economia Educação Saúde BAIRROS CENTRO E CANTO DA PRAIA.
Metodologia para Trabalho de Campo. Surveys em Comunidades Ribeirinhas e de Terra Firme na Amazônia Coordenação e Desenvolvimento Metodológico Coordenação.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra Associando padrões a processos de mudança de uso e cobertura da terra CST-312.
Evolução do arranjo espacial urbano e das terras agrícolas no entorno de Santarém (Pará) no período de 1990 a 2010 Ana Paula Dal’Asta Silvana Amaral Maria.
Análise Multitemporal e Classificação Orientada a Objeto para Detecção de Diferentes Processos de Exploração Madeireira Disciplina: Padrões e Processos.
Alguns resultados de pesquisa em Processamento Digital de Imagens para aplicação em problemas de Sensoriamento Remoto na Amazônia (Radar) e em áreas urbanas.
Aluna: Roberta Rosemback Orientador: Antônio Miguel Vieira Monteiro “Segregação sócio-espacial na região conurbada de São José dos Campos e Jacarei, SP”
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Apresentação da Disciplina Camilo Daleles Rennó
O que é o Google Maps  É um serviço de pesquisa, visualização de mapas e imagens de satélite da Terra, gratuito na web fornecido e desenvolvido pela.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Programa de Pós-Graduação em Demografia do Cedeplar-UFMG, Belo Horizonte, 08 a 12 de Agosto de 2011 Martin Handford, Where´s Wally? Oficina-Curso: Abordagens.
Laboratório de Classificação Supervisionada Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Engenharia de Transportes da EPUSP setembro de 2011.
Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra Apresentação do Curso CST-312 http//ess.inpe.br/courses/doku.php#curso_de_pos_graduacao_em_ciencia_do_sistema_terrestre.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade Camilo Daleles Rennó
Padrões e Processos em Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra Bases conceituais e teóricas Conceitos de Uso e Cobertura da Terra Aula 2 CST-312.
Padrões de paisagem espaço-temporais nas microrregiões de Ribeirão Preto e São Carlos: Investigando a história natural da hantavirose a partir da análise.
Reconhecimento de Padrões Mineração de Dados para Detecção de Padrões de Mudança de Cobertura da Terra Padrões e processos em Dinâmica de uso e Cobertura.
Interpretação de Mapas e gráficos
Transcrição da apresentação:

O desmatamento e os efeitos sobre a produção de bens pelos ecossistemas afetam a qualidade de vida da população? Um estudo de caso com a castanha-do-Brasil na região da BR 163, PA, Brasil. Vagner L. Camilotti

Bens e serviços dos ecossistemas representam os benefícios que as populações humanas derivam, direta ou indiretamente, das funcões dos ecossistemas (Constanza et al. 2007). Constanza, R. et al The value of the world’s ecosystem services and natural capital. Nature, 387:

Millenium Ecosystem Assessment Ecosystem and human well-being: Syntheis. Washingyon DC: Island

As mudanças na cobertura e no uso da terra interferem direta e indiretamente na oferta de bens e serviços pelos ecossistemas (Menton 2003). Menton, M International Forestry Review 5(2):

A situação da Amazônia

Meu trabalho… – Existe relação entre o desmatamento e a produção de castanha? – Os padrões de desmatamento afetam a produção? – Qual a relação entre o desmatamento/ produção de castanha com a densidade populacional, renda per capita e educação? – Existe relação entre o desmatamento e a produção de castanha? – Os padrões de desmatamento afetam a produção? – Qual a relação entre o desmatamento/ produção de castanha com a densidade populacional, renda per capita e educação?

Área de estudo

Dados de produção de castanha para os municípios

Dados de desmatamento para os municípios

Quantidade de Floresta

Quantidade de desmatamento

MOSAICO ESTADUAL DO PARÁ - PRODES SEGMENTAÇÃO - REGIÃO DA BR 163 CLASSES DESMATAMENTOS: 2000 – 2003 – GeoDMA: -Extração de atributos e normalização (z-Score) -Amostras de treinamento (7 classes em 2000) -Classificação dos quatro períodos GeoDMA: -Extração de atributos e normalização (z-Score) -Amostras de treinamento (7 classes em 2000) -Classificação dos quatro períodos CAMPO CELULAR X Geoprocessamento

Número de células para cada classe para os 12 municípios Número de células para cada classe para os 12 municípios GeoDMA: -Extração de atributos -Amostras de treinamento (7 classes em 2000) -Classificação das quatro imagens GeoDMA: -Extração de atributos -Amostras de treinamento (7 classes em 2000) -Classificação das quatro imagens Produção Média para os mesmos períodos Produção Média para os mesmos períodos Regressão Linear Múltipla (STATISTICA®) Média x Classes DP x Classes Regressão Linear Múltipla (STATISTICA®) Média x Classes DP x Classes

RESULTADOS

Correlação de Spearman Produção aumenta com o desmatamento Produção aumenta com o desmatamento Produção diminui com o aumento do desmatamento Produção diminui com o aumento do desmatamento

Mapas de desmatamento

Células por município

Produção média e DP para os municípios

Produção aumenta com o desmatamento Produção aumenta com o desmatamento Produção diminui com o aumento do desmatamento Produção diminui com o aumento do desmatamento R2GLFp-valor 0.964, < VariávelB Difuso1.26 Consolidado-0.43 Linear0.14 Bi-direcional-0.09 R2GLFp-valor 0.456, VariávelB Linear-0.23 Multidirecional0.13 Geométrico0.81 Difuso Floresta0.32 Consolidado-0.61

Gavlak AA, Escada MIS, Monteiro AMV Anais XV Simpósio de Sensoriamento Remoto, p c Menos intensivo Mais intensivo Padrões relacionados ao tipo de população Espera-se que a intensidade do desmatamento então tenha relação também com a qualidade de vida

Produção aumenta com o desmatamento: 1.Prainha 2.Belterra 3.Placas 4.Rurópolis 5.S.F. Xingu Produção diminui com o aumento do desmatamento: 1.Almeirim 2.Alenquer 3.Santarém 4.Juruti 5.Itaituba 6.Jacareacanca 7.Vitória do Xingu INTENSIDADE NO DESMATAMENTO SEPARA OS GRUPOS? Em parte sim; Outros fatores (importantes para o grupo negativo): -Distribuição da castanha? -Densidade populacional? -Outros parâmetros populacionais?

Densidade Populacional Densidades altas Baixa intensidade desmatamento Densidades altas Baixa intensidade desmatamento Densidades baixa-intermediárias Alta intensidade desmatamento Densidades baixa-intermediárias Alta intensidade desmatamento Há uma relação forte; Uso da terra –> influência ?

Produção de Castanha Densidade populacional Baixa densidade Baixa produção Alta/Baixa densidade Alta produção Baixa densidade Média-alta produção

Renda per capita Mais desmatamento Mais produção Maior renda per capita? Mais desmatamento MENOR produção Maior renda per capita?

Municípios que produzem mais Menor renda per capita Maior renda em municípios com produção menor Renda per capita Criar pro azul

Renda per capita Mapa de desmatamento Prodes 2000 Mapa de desmatamento Prodes 2000 Maior renda em regiões com maior desmatamento Não é uma regra!

Educação Alfabetizados Analfabetizados Produção de Castanha Municípios com produção menor não diferem dos demais Municípios com produção semelhante diferem entre si

Educação Alfabetizados Analfabetizados Menos alfabetizados em áreas de menor desmatamento Menos alfabetizados em áreas de menor desmatamento Mais alfabetizados em áreas de maior desmatamento Mais alfabetizados em áreas de maior desmatamento

Educação Alfabetizados Analfabetizados Não há padrões entre os grupos correlacionados Praticamente não muda

ADENSAMENTOSESPARSOS

Meu trabalho: Conclusões – Existe relação entre o desmatamento e a produção de castanha? – Os padrões de desmatamento afetam a produção? – Qual a relação entre o desmatamento/ produção de castanha com a densidade populacional, renda per capita e educação? – Existe relação entre o desmatamento e a produção de castanha? – Os padrões de desmatamento afetam a produção? – Qual a relação entre o desmatamento/ produção de castanha com a densidade populacional, renda per capita e educação? SIM (+) e (-) SIM (+) e (-) Desmatamenos iniciais correlação (+) (>) densidade (>) desmatamento Fraca relação densidade/produção e renda/produção Mais desmatamento (>) renda (>) educação Produção fraca relação com educação (>) densidade (>) desmatamento Fraca relação densidade/produção e renda/produção Mais desmatamento (>) renda (>) educação Produção fraca relação com educação

Tipos de uso da terra Dinâmica populacional Classes sociais ?!?!

Isabel Lúbia Victor Taise Pedro Janaína