População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
População – Crescimento e calculo estimativos.
Advertisements

Subdesenvolvimento.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
Descontinuidades demográficas, onda jovem e mercado de trabalho no Brasil Alicia Bercovich.
Estrutura e Dinâmica populacional Demografia
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
População brasileira IBGE, RAÇA E ETNIA (1)
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Professor Hudson de Paula. Crescimento da população mundial Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.
Formación Sindical sobre Empleo, Salarios y Piso básico de Protección Social 4 a 9 de Noviembre de 2010 México - Cancún.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
População: Distribuição geográfica e crescimento
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
1 BRICS Rosely Gaeta Apostila: O Brasil e os demais BRICS.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
Fatores que impulsionam as migrações internacionais
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
AS CAUSAS E OS OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO
3. CRESCIMENTO ECONÓMICO, PRODUTIVIDADE E NÍVEL DE VIDA Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Aula 52: O crescimento da população brasileira 1870 a 1950 – aumentou 40 milhões (52 milhões)‏ 1950 a 1980 – aumentou 70 milhões (119 milhões)‏ 2010 –
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
Thiago Rogel; Ivanildo Alves; Henrique França, Rodrigo Vilarinho e Fabrício Madureira. EFEITOS DA IDADE RELATIVA NA SELEÇÃO DE TALENTOS NO FUTEBOL Objetivo.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Cenários demográficos mundiais
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
A distribuição da população a nível mundial
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
REGIÃO NORTE.
Indicadores de Saúde Conceito
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
SETOR EXTERNO Prof.: Ricardo Clemente. Fundamentos do Comércio Internacional O que leva os países a comercializarem entre si ? LEI DAS VANTAGENS COMPARATIVAS.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
Transcrição da apresentação:

População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo setor de atividade econômica - população economicamente ativa (que está trabalhando ou a procura de trabalho)‏ setor primário - atividades agropecuárias e extrativas secundário – atividades industriais Terciário – comércio e serviços

Brasil, um país populoso e pouco povoado População brasileira Brasil, um país populoso e pouco povoado Populoso, ou população absoluta, corresponde à soma de habitantes de um determinado lugar, desconsiderando a relação de espaço que habita. povoado, corresponde à ligação direta entre o número de habitantes e as áreas geográficas ou espaço habitado, é assim que estabelece a densidade demográfica, ou seja, quantidade de pessoas por km2, esse é denominado de população relativa.

População brasileira Densidade demográfica A população brasileira está distribuída de forma desigual pelo território nacional.

População brasileira

População brasileira Pirâmide Etária A distribuição da população por idade e gênero geralmente é representada por um gráfico: pirâmide etária

População brasileira Pirâmide Etária TOPO CORPO BASE Quando a base da pirâmide é larga, significa que há uma alta taxa de natalidade. Quando o topo da pirâmide é muito estreito, indica que muitas pessoas morrem cedo, portanto, a expectativa de vida é baixa. Geralmente os países ricos apresentam pirâmides com base estreita e uma largura relativamente constante, como é o caso da pirâmide da Inglaterra: refletindo as boas condições sociais da população. A pirâmide brasileira vem passando por um processo de amadurecimento populacional, devido a diminuição da natalidade e aumento da população adulta. OBS: Razão de dependência: considera o peso da população conhecida como inativa (0 a 14 anos e 65 anos e mais de idade) sobre a população potencilamente ativa (15 a 64 anos de idade)‏ TOPO CORPO BASE

População brasileira Escolaridade Analfabetas: todas as pessoas com quinze ou mais anos de idade que não sabem ler nem escrever. Taxa de analfabetismo: é a relação entre o número de pessoas que não sabem ler e escrever e a população total. Esse dado é representado em porcentagem. Analfabetos absolutos: não sabem ler nem escrever. Analfabetos funcionais: mesmo tendo freqüentado a escola não dominam a práticas da leitura e da escrita. Brasil: 13% da população é analfabeta e 30,5% é analfabeta funcional.

População brasileira População economicamente ativa População economicamente ativa (PEA): Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa (0 a 14 anos e 65 anos e mais de idade), essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego, são essas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. A população de idade ativa é dividia em: população economicamente ativa e não-economicamente ativa ou mesmo inativa. No caso especifico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo. No Brasil, os homens representam 58% e as mulheres 42% daqueles que desenvolvem atividades em distintos setores da economia.

População brasileira Setores da economia: Setor primário: atividades agropecuárias e extrativas; Setor secundário: engloba as atividades industriais; Setor terciário: corresponde ao comércio e aos serviços.

Atualmente, o Brasil vem atravessando muitas evoluções nos diversos setores da economia. A partir da década de 40, quando teve início de forma tardia o processo de industrialização, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural. Todo esse fluxo desencadeou uma diminuição de trabalhadores inseridos no setor primário. O setor secundário, por outro lado, teve um grande crescimento devido os fatores anteriormente citados, essa crescente perdurou até os anos 80, logo apresentou uma queda proveniente das crises econômicas que assolou o país nesse período, a modernização desse setor retira muitos postos de trabalho. O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente, as causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão-de-obra especializada até de baixa qualificação.