REFORMA DO ESTADO NA AMÉRICA LATINA: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS Fernando Luiz Abrucio Fernando Luiz Abrucio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAP 2013 POLÍTICAS PÚBLICAS
Advertisements

A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
“A Visão do Gestor Público” Ricardo de Oliveira
FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMBRAPA
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
Globalização e Relações Internacionais
“Equipe é um grupo de pessoas trabalhando por uma meta comum.”
PARA PENSAR O DESENVOLVIMENTO (SUSTENTÁVEL)
Sistemas de Accountability
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
SERVIÇO PÚBLICO E CIDADANIA
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
PRINCIPAIS ATORES E PRESSUPOSTOS
Juazeiro-Petrolina, 29 de Maio de 2009
Formulación, diseño institucional e instrumentos de política Taller Latinoamericano sobre SPLs Brasília 05-06/08/2004 José E Cassiolato.
Escola de Governo em Saúde da Fiocruz - Brasília
Arthur Barrionuevo Filho - EESP 1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP - FUNDAP PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Intervenção.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Modernização do Estado e Controle Externo O desafio do alinhamento estratégico PROMOEX Florianópolis 28/06/2007 Francisco Gaetani
Tendências da Gestão Pública nos Países da OCDE
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão
Institucionalização e Gestão da RMBH A Questão Metropolitana e os Desafios do Desenvolvimento Nacional Gustavo Gomes Machado Belo Horizonte Outubro de.
Das Grandes Obras ao Efeito Estufa
Contexto e desafios da institucionalidade regulatória em Latino América Sebastian Lopez Azumendi Consultor em Governo e Regulação Nota: As opiniões desenvolvidas.
Márcia Amaral Secretária Executiva Ministério da Saúde
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Fortaleza – CE 08 e 09 de dezembro de 2008
Os Potenciais da Articulação Federativa no Âmbito da Gestão das Políticas Públicas.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
Reformas educacionais na América Latina
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Governança Regulatória: diagnóstico e reformas Alketa Peci Coordenadora do Projeto Universal CNPq.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 4° PARTE GOVERNO DE RESULTADO Prof. Eduardo Bezerra de Sousa
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
Modernização e Profissionalização da Gestão Pública
04/03/10 Reunião do I Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública: Bem vindos!
A Excelência na Gestão 54º Fórum ABRUEM. 09/05/2014 O maior desafio do gestor público não é de ordem econômica ou social, mas gerencial. Quanto mais escassos.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
Caio Marini, Diretor do Instituto Publix
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Avaliação de Iniciativas e Programas Intersetoriais em Saúde: Desafios e Aprendizados  Natureza complexa das iniciativas e programas intersetoriais em.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
Fonte: Gaetani, F.- Fórum Reforma do Estado-DF, 2008 Sessão Científica DCS/ENSP Síntese da Mesa: Estrutura Básica da Administração Pública e Suas Atualizações.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Reforma administrativa do aparelho do Estado Brasileiro
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
GESTÃO DO TRABALHO: o desafio da efetivação do SUAS em estados e municípios Joaquina Barata Teixeira.
O CONTEXTO DE EMERGÊNCIA DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Sessão 1: Introdução à Gestão de Finanças Públicas Contexto Novembro 2012.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Aula VII – Revisão 1º BIM
Prof. Dr. Antonio Isidro Departamento de Administração
Segurança Internacional
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
Políticas Públicas no Brasil Quatro modelos de relação Estado Sociedade As 4 gramáticas políticas do Brasil Clientelismo Corporativismo Insulamento burocrático.
Compras e Inovação: Perspectivas e Resultados Jussara de Lima Carvalho Secretária Executiva - CEO Brasília 27 de agosto de 2014 ICLEI – Governos Locais.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Transcrição da apresentação:

REFORMA DO ESTADO NA AMÉRICA LATINA: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS Fernando Luiz Abrucio Fernando Luiz Abrucio

1) A especificidade da reforma do Estado na América Latina legado estatal legado estatal legado burocrático legado burocrático legado autoritário e redemocratização legado autoritário e redemocratização crise econômica crise econômica

a especificidade social a especificidade social o papel dos organismos internacionais o papel dos organismos internacionais a descentralização a descentralização a falta de Estado a falta de Estado

2) A trajetória da reforma e suas fases a primeira rodada de reformas a primeira rodada de reformas a segunda rodada de reformas a segunda rodada de reformas os novos desafios e a incapacidade em criar mais uma rodada de reformas os novos desafios e a incapacidade em criar mais uma rodada de reformas

3) Os principais avanços Primeira novidade: discussão num ambiente democrático (novos atores, novas práticas) Primeira novidade: discussão num ambiente democrático (novos atores, novas práticas) Segunda novidade: a agenda institucional Segunda novidade: a agenda institucional Terceira Novidade: o compartilhamento de experiências Terceira Novidade: o compartilhamento de experiências

4) Os principais erros a noção de reforma global a noção de reforma global o problema do mimetismo o problema do mimetismo os vícios economicistas e seus embates com a Nova Gestão Pública os vícios economicistas e seus embates com a Nova Gestão Pública a dificuldade em montar coalizões reformistas a dificuldade em montar coalizões reformistas a insuficiência dos mecanismos de accountability a insuficiência dos mecanismos de accountability

a falta de diálogo com o modelo de desenvolvimento a falta de diálogo com o modelo de desenvolvimento o crescimento do não-Estado o crescimento do não-Estado dilemas da internacionalização na Região dilemas da internacionalização na Região o aspecto negativo do conceito de América Latina o aspecto negativo do conceito de América Latina

5) A Nova Gestão Pública na América Latina: principais avanços e desafios a) Quadro de avanços: consciência dos problemas de gestão consciência dos problemas de gestão questão fiscal questão fiscal modernização tecnológica modernização tecnológica mecanismos de participação nas políticas públicas mecanismos de participação nas políticas públicas

b) Quadro de desafios: a persistência de velhos problemas a persistência de velhos problemas um novo estágio de profissionalização um novo estágio de profissionalização fragilidade das Políticas de Recursos Humanos fragilidade das Políticas de Recursos Humanos a questão da eficiência a questão da eficiência

os mecanismos de avaliação de desempenho e as formas de aprendizado organizacional os mecanismos de avaliação de desempenho e as formas de aprendizado organizacional o reforço do Estado-rede e seus efeitos na Administração Pública o reforço do Estado-rede e seus efeitos na Administração Pública o lugar secundário da área de Gestão no processo de reforma do Estado e sua baixa interligação com as decisões estratégicas o lugar secundário da área de Gestão no processo de reforma do Estado e sua baixa interligação com as decisões estratégicas

Conclusão: lições para o caso brasileiro lições para o caso brasileiro