BARROCO ERA DO ORNAMENTO 1600 - 1750
HARMONIA X DISSONÂNCIA RAZÃO X EMOÇÃO REALIDADE X IMAGINAÇÃO EQUILÍBRIO X INSTABILIDADE
MANEIRISMO - di maniera = obra realizada conforme o estilo do artista, e não ditada pela natureza
Tintoretto A Última Ceia – perspectiva em diagonal, luz com efeito emocional
Cristo em casa de Marta e Maria
CARAVAGGIO
A Ceia de Emaús
O Chamado de São Mateus
Crucificação de São Pedro
ARTEMÍSIA – a primeira pintora feminista Judith degolando Holofernes
Judith degolando Holofernes
BARROCO X RENASCIMENTO Rembrandt Leonardo da Vinci
As três Graças
BARROCO FORA DA PENÍNSULA ITÁLICA FRANS HALS Alegre Beberrão Oficiais da Guarda Civil de Santo Adriano em Haarlem
REMBRANDT Auto-Retrato Aula de Anatomia do Dr. Tulp
Ronda Noturna A s Três Cruzes
VERMEER Mulher com Brinco de Pérolas A leiteira
A Rendeira Mulher lendo uma Carta
RUBENS O Rapto das Filhas de Leucipo Dança dos Camponeses
A s Três Graças Descida Cruz
VELÁSQUEZ As MeninasM
Vênus ao Espelho
Papa Inocêncio X
EL GRECO Espólio
TEMAS NO BARROCO Países católicos : ex. Flandres (Bélgica): arte religiosos Rubens – Sansão e Dalila
Países Protestantes : ex Países Protestantes : ex. Inglaterra e Holanda: cenas religiosas proibidas Rembrandt Heda – Café da Manhã com Torta de Blackbery
ESCULTURA BERNINI Êxtase de Santa Tereza
Davi Apolo e Daphne
Baldaquino
Cathedra Petri - Vaticano
ARQUITETURA Basílica de São Pedro - Bernini
Borromini - Côncavos e Convexos Fachada de San Carlo alle Quatro Fontane
Palácio de Versalhes – França – a descoberta dos espaços externos na arquitetura
Palácio de Versalhes - jardim Fonte de Apolo
Palácio de Versalhes- Galeria dos Espelhos
Linhas curvas e sinuosas Linhas diagonais Claro e escuro Emoção Instabilidade Enquadramento como um instantâneo Arquitetura: uso do espaço externo das construções com a criação de praças e jardins Temas : cenas do cotidiano, religiosos, mitológicos, natureza morta (Inglaterra).