"Os sonhos são uma pintura muda, em que a imaginação a portas fechadas, e às escuras, retrata a vida e a alma de cada um, com as cores das suas ações,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICANALISE NA EDUCAÇÃO
Advertisements

O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Teorias do Desenvolvimento
PSICANÁLISE Disciplina: Psicologia Organizacional
A PSICANÁLISE.
A clínica kleiniana: estilo, técnica e ética
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
INFÂNCIA.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
PSICOLOGIA Profª Dinamara Selbach 201E
Freud e a Psicanálise.
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Os progressos da psicanálise
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Psicologia de grupo e análise do Ego
Psicanálise.
6ª. Aula – Cap. 7 - Personalidade e Comportamento
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
Fases do Desenvolvimento Psicossexual
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Estrutura de personalidade em Freud
PSICANÁLISE.
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
TEORIAS DA PERSONALIDADE
Quiz Psicológico JOGAR REGRAS SAIR.
SIGMUND FREUD.
PERSONALIDADE Sigmund Freud ( ) Estruturou a personalidade em:
5. Conceitos básicos de Psicologia Geral para Operadores do Direito.
TRANSTORNO BORDERLINE ORGANIZAÇÕES PATOLÓGICAS DA PERSONALIDADE
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
O objecto da Psicologia
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Teoria Psicanalítica.
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
Angélica Rosa Psicóloga
A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
CONCEPÇÃO DO APARELHO PSIQUICO E TÉCNICA PSICANALÍTICA EM FREUD
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Sigmund Freud ( ).
Psicanálise Professora Marcia Monteiro.
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson
PSICANÁLISE.
Mecanismos de defesa Sandra Silva.
Aplicação da Psicanálise
Principais Mecanismos de Defesa
Desdobramentos da técnica psicanalítica
A Teoria do Aparelho Psíquico segundo a Teoria Psicanalítica
Psicanálise- Sigmund Freud
Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
SIGMUND FREUD TEORIA PSICOSSEXUAL.
CURSO DE LETRAS EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE PROFESSORA: MÔNICA PULIERO
TIPOS DE PERSONALIDADE
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A constituição psíquica do sujeito Os mecanismos de defesa
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
A Crianças em Desenvolvimento.
Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga/Psicopedagoga CPR: 09/3981
1 PSICOLOGIA JURÍDICA Prof. Heloisa Maria de Vivo Marques Introdução à Psicologia.
Transcrição da apresentação:

"Os sonhos são uma pintura muda, em que a imaginação a portas fechadas, e às escuras, retrata a vida e a alma de cada um, com as cores das suas ações, dos seus propósitos e dos seus desejos." Padre Vieira, no Sermão de São Francisco Xavier Dormindo

Saúde mental e desenvolvimento humano e desenvolvimento humano

Introdução Todo organismo sofre um processo de desenvolvimento da estrutura biológica a partir do momento da fusão das células germinais masculina e feminina até atingir a maturidade. Em qualquer época durante o processo de amadurecimento, fatores nocivos podem prejudicar o crescimento do organismo e o desenvolvimento da personalidade. Todo organismo sofre um processo de desenvolvimento da estrutura biológica a partir do momento da fusão das células germinais masculina e feminina até atingir a maturidade. Em qualquer época durante o processo de amadurecimento, fatores nocivos podem prejudicar o crescimento do organismo e o desenvolvimento da personalidade.

Introdução Cada pessoa tem uma estrutura anatômica que se conforma com o padrão da espécie, embora seja única em certos detalhes. É essa estrutura e seu funcionamento fisiológico que em parte, determina e limita o desenvolvimento da personalidade. Cada pessoa tem uma estrutura anatômica que se conforma com o padrão da espécie, embora seja única em certos detalhes. É essa estrutura e seu funcionamento fisiológico que em parte, determina e limita o desenvolvimento da personalidade.

Personalidade   A personalidade é formada durante as etapas do desenvolvimento psico-afetivo pelas quais passa o indivíduo desde a gestação. Para a sua formação incluem tanto os elementos geneticamente herdados (Caráter) (Temperamento) como também o adquirido do meio ambiente no qual o indivíduo está inserido (Caráter).

Personalidade Considerando-se a personalidade como a unidade individual que se desenvolve em um determinado meio, toda manifestação daquela, sob a forma de diferentes tipos de comportamento, resulta de experiências passadas e de estímulos atuais do meio.

Personalidade Considerando-se a personalidade como a unidade individual que se desenvolve em um determinado meio, toda manifestação daquela, sob a forma de diferentes tipos de comportamento, resulta de experiências passadas e de estímulos atuais do meio. A formação da personalidade é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

PERSONALIDADE Não existe uma definição absoluta ou universalmente aceita do que seja personalidade. O elemento estável da conduta de uma pessoa; sua maneira habitual de ser; aquilo que a distingue de outra. A ênfase comum em vários conceitos de personalidade e que ela representa as propriedades duradouras dos indivíduos que tendem a diferenciá-los dos demais indivíduos.

Cognitivas Cognitivas Afetivas Afetivas Volitivas Volitivas Comportamentais Comportamentais A personalidade se relaciona a uma disposição estável, habitual e integrada das propriedades: Pensar Perceber Sentir Querer Agir

Conceitos de Personalidade Uma definição simplificada de personalidade: Personalidade é a resultante psicofísica da interação da hereditariedade com o meio, manifestada através do comportamento, cujas características são peculiares a cada pessoa.

O que é Personalidade? “ É um conjunto de traços psicológicos com propriedades particulares, relativamente permanentes e organizadas. Forma de perceber, sentir e agir de cada indivíduo.” ( Maria Ap. F. de Aguiar ) “As características psicológicas interiores que tanto determinam quanto refletem como uma pessoa responde ao seu ambiente.” (Schiffman e Kanuk)

Personalidade  Padrões duradouros de perceber, relacionar com o ambiente e consigo mesmo e pensar a respeito disso. É o elemento estável da conduta de uma pessoa. Vai amadurecer sob o ponto de vista biopsicológico e biossocial através da infância, da adolescência da maturidade e da velhice É o elemento estável da conduta de uma pessoa. Vai amadurecer sob o ponto de vista biopsicológico e biossocial através da infância, da adolescência da maturidade e da velhice

Estrutura da personalidade Sigmund Freud identificou cada uma das formas das estruturas psíquicas em:  id  ego  Superego

Estrutura da personalidade Id - fonte básica de energia de nosso ser. Será organizada a partir do contato com o ambiente. É de origem orgânica e hereditária. Id - fonte básica de energia de nosso ser. Será organizada a partir do contato com o ambiente. É de origem orgânica e hereditária. Ego - O ego opera pelo princípio da realidade, isto é pelo que a nossa realidade considera correta. Para satisfazer o id, o ego pensa, percebe, planeja, decidi. Ego - O ego opera pelo princípio da realidade, isto é pelo que a nossa realidade considera correta. Para satisfazer o id, o ego pensa, percebe, planeja, decidi. Superego - É o representante das normas e valores sociais que foram transmitidas pelos pais através de castigos e recompensas impostos á criança. As principais funções do superego são:inibir os impulsos do id (principalmente os de natureza agressiva e sexual) e lutar pela perfeição. Superego - É o representante das normas e valores sociais que foram transmitidas pelos pais através de castigos e recompensas impostos á criança. As principais funções do superego são:inibir os impulsos do id (principalmente os de natureza agressiva e sexual) e lutar pela perfeição.

Estrutura da personalidade De maneira geral, o id é considerado o componente biológico da personalidade, De maneira geral, o id é considerado o componente biológico da personalidade, o ego o componente psicológico e o superego o componente social. o ego o componente psicológico e o superego o componente social. O comportamento do adulto normal é o resultado da interação recíproca dos três sistemas, pelo equilíbrio do organismo. O comportamento do adulto normal é o resultado da interação recíproca dos três sistemas, pelo equilíbrio do organismo.

Topografia da mente Freud classificou todos os conteúdos e operações da mente em três categorias: Freud classificou todos os conteúdos e operações da mente em três categorias:  Consciente – inclui todas as memórias que permanecem ao alcance da percepção do indivíduo. Está sob o controle do ego, da estrutura racional e lógica da personalidade.  Pré-inconsciente - inclui todas as memórias que podem ter sido esquecidas ou não estão no momento na consciência, mas podem ser trazidas à consciência pela atenção. Está parcialmente sob o controle do superego.  Inconsciente – inclui todas as memórias que não conseguem trazer à percepção consciente.

Dinâmica da Personalidade  Freud achava que a energia psíquica é a força ou pulsão necessária para o funcionamento da mente. Originando-se do ID, ela satisfaz instintivamente às necessidades fisiológicas básicas. À medida que a criança cresce, ela é desviada do ID para formar o ego e depois do ego para formar o superego.

Consciente Pré-consciente Inconsciente

Estrutura da personalidade  As três instâncias visa manter o nível de equilíbrio de nosso corpo. A relação dinâmica existente na estrutura da personalidade ocorre graças ao mecanismo de defesa do ego que controlam as ameaças internas e externa do indivíduo

Mecanismo de defesa Conceito: Manobras psicológicas pela quais distorcem a realidade de modo que nos ajudará a evitar conflitos e reduzir a ansiedade. Manobras psicológicas pela quais distorcem a realidade de modo que nos ajudará a evitar conflitos e reduzir a ansiedade.

MECANISMOS DE DEFESA A presença dos mecanismos é freqüente em indivíduos saudáveis, mas, em excesso é indicação de sintomas neuróticos ou, em alguns casos extremos, o excesso indicaria até sintomas psicóticos, como por exemplo e principalmente, o excesso dos mecanismos de projeção. A presença dos mecanismos é freqüente em indivíduos saudáveis, mas, em excesso é indicação de sintomas neuróticos ou, em alguns casos extremos, o excesso indicaria até sintomas psicóticos, como por exemplo e principalmente, o excesso dos mecanismos de projeção.

Tipos de mecanismos de defesa RepressãoCompensação SupressãoIntelectualização NegaçãoIntrojeção Projeção ProjeçãoIsolamento Regressão Formação reativa Identificação Sublimação Sublimação DeslocamentoAnulação Racionalização Racionalização

Resumo dos Mecanismos de Defesa: As defesas aqui descritas são formas que a psique tem de se proteger da tensão interna ou externa. As defesas evitam a realidade (repressão), excluem a realidade (negação), redefinem a realidade (racionalização) ou invertem-na (formação reativa). Elas colocam sentimentos internos no mundo externo (projeção), dividem a realidade (isolamento) ou dela escapam (regressão).

Resumo dos Mecanismos de Defesa: Em todos os casos, a energia libidinal é necessária para manter a defesa, limitando efetivamente a flexibilidade e a força do ego. Interrompem a energia psíquica que poderia ser usada para atividades mais eficientes do ego. Quando uma defesa se torna muito influente, domina o ego e restringe sua flexibilidade e adaptabilidade. Finalmente, se as defesas se quebrarem, ele não terá a que recorrer e será dominado pela ansiedade.

Conflito Psíquico Resulta da oposição entre Id (desejo) e Ego. Geralmente pressionado pelo Superego (moral). Ansiedade expressa o conflito. Ansiedade leva o Ego a acionar seus mecanismos de defesa. Conflito psíquico + mecanismo de defesa do ego = compromisso (sintoma).

TEORIA PSICANALÌTICA A teoria psicanalítica sugere que o comportamento anormal resulta da seguinte sequência: Conflito - Ansiedade - Defesa - Sintomas A teoria psicanalítica sugere que o comportamento anormal resulta da seguinte sequência: Conflito - Ansiedade - Defesa - Sintomas

Estágios do Desenvolvimento Psícossexual IDADEESTÁGIO PRINCIPAIS TAREFAS DO DESENVOLVIMENTO Nascimento – 18 meses Oral Alívio da ansiedade pela gratificação oral das necessidades 18 meses – 3 anos Anal Aprender independência e auto controle, com um foco na função excretora anos Fálico Identificação com o pai do mesmo sexo, desenvolvimento da identidade sexual; foco nos órgãos genitais 6 – 12 anos latência Sexualidade reprimida; foco em relações com colegas do mesmo sexo. 13 – 20 anos Genital Libido redespertada com a maturação dos órgãos genitais; foco com relações com membros do sexo oposto.

SIGMUND FREUD A sua teoria sobre o desenvolvimento da personalidade atribui uma nova importância às necessidades da criança em diversas fases do desenvolvimento e sobre as consequências da negligência dessas necessidades para a formação da personalidade

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo  PIAGET foi denominado pai da psicologia infantil. Seu trabalho baseia-se no pressuposto de que a inteligência humana é uma extensão da adaptação biológica ou a capacidade do indivíduo adaptar-se psicologicamente.

Estágios do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget IDADEESTÁGIO PRINCIPAIS TAREFAS DO DESENVOLVIMENTO Nascim – 2 anos Sensorimotor Nascim – 2 ano Com o aumento da mobilidade da consciência, desenvolvimento de um sentimento do eu com separado do ambiente externo; o conceito de permanência dos objetos surge à medida que se desenvolve a capacidade de formar imagens mentais anos Pré-operacional Aprender a expressar-se pela linguagem; desenvolvimento da compreensão de gestos simbólicos; aquisição da permanência dos objetos 6 – 12 anos Operações concretas Aprender aplicar a lógica ao pensamento; desenvolvimento da compreensão, da reversibilidade e espacialidade; aprender a diferenciar e classificar; maior socialização e aplicação de regras anos Operações formais Aprender a pensar e raciocinar em termos abstratos; fazer e testar hipóteses; capacidade de pensamento e raciocínio lógico se expandem e se aperfeiçoam; maturidade cognitiva alcançada.

BIBLIOGRAFIA BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, Desenvolvimento. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, D’ANDREA, Flávio F. Desenvolvimento da Personalidade. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996 Ey Henry; P. Bernard; C. Brisset. Manual de Psiquiatria. Editora Atheneu, 5 a edição, Fundação Djalma Guimarães/ INEF – Instituto de Estudos e Orientação da Família: Transtornos. São Paulo Mary C. Townsend. Enfermagem Psiquiátrica. Conceitos de Cuidados. Editora Guanambara Koogan S.A. 3 a edição

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" "A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" Florence Nightingale Florence Nightingale Florence Nightingale Florence Nightingale

OBRIGADA!! Sandra Silva