Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Logística- Histórico A logística é praticada desde o tempo das cavernas. Os nômades, de uma forma primaria, já utilizavam a logística, se locomoviam em busca de um melhor lugar para a tribo, que possuísse mais conforto e recursos naturais.
Definição “É o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e a armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, de matérias primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as exigências do consumidor. Concil of Supply Management Professionals
Definição BAGLIIN (1990), Afirma que a logística é uma função da empresa que se preocupa com a gestão do fluxo físico do suprimento de matérias – primas, assim como a distribuição dos produtos finais aos clientes.
Definição VIANA (2002), concebe a logística como uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos, de forma racionalizada, o que significa planejar, coordenar e executar todo o processo, visando à redução de custos e o aumento da competitividade da empresa.
Objetivos Dispor o produto/serviço certo; No lugar certo; No tempo certo; Nas condições desejadas; Ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa (cria valor).
Importância da Logística Custos Integração Atendimento personalizado
Funções da Logística Serviço ao cliente Previsão de vendas Armazenagem Transportes Gestão de estoques Suprimento Análise de localização Embalagem Controle de produtos devolvidos Recuperação e descarte de sucata Manutenção de informações
Conceito básicos da Logística Estoque – É a quantidade necessária para atender um nível de demanda; Armazenagem – São as condições (segurança, condicionamento, manuseio, temperatura, etc.) proporcionada à guarda do estoque;
Conceito básicos da Logística A logística além de cortar custos, agrega quatro valores : lugar, tempo, qualidade e informação. Lugar – Quando o produto ( ou insumo) é entregue no local de produção ou no local desejado pelo consumidor final; Tempo- Quando o prazo de entrega está agregado ao produto; Qualidade – Quando a atividade logística está associada à qualidade e condições do produto; Informação – Quando, através da internet, o cliente pode rastrear o andamento de seu pedido;
Logística Empresarial Serviço ao cliente Previsão de demanda Fontes de suprimento Operações Distribuição Transporte Estoque Compras Manutenção de informações Programação de Suprimentos Transporte Estoque Processamento de pedidos Programação de produtos Controle de materiais Manutenção de informações
Perspectivas O cenário de competitividade global obriga as empresas a potencializar seus produtos a favor do ganho sustentável para todos os membros de uma cadeia logística A Inteligência Logística é o diferencial competitivo entre as cadeias de suprimentos, dada a tendência à igualdade nos custos e níveis de serviços praticados.