FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº 2 14 de Setembro de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Advertisements

QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Aspectos macroscópicos da matéria
Propriedades da Matéria
Distribuição dos elétrons
Professora: Helena Felgueiras
Professora: Helena Felgueiras. Materiais Naturais.
Ensino Médio Química Professora: Marcia Conceição
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. PROFª. Norilda Siqueira.
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.
Método Científico das Ciências da Natureza
Matéria com propriedades constantes e definidas.
QUÍMICA INORGÂNICA PROF.: MARQUES. ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIA: material formado por moléculas quimicamente iguais. Substância simples:
Misturas e Substâncias
PROFESSORA: JOANA BOLSI TURMA: 9O ANO
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Composição da matéria Prof. Jair alberto
Objeto do conhecimento: Matéria
HISTÓRICO DE QUEM PASSA NA FEDERAL Presença no mínimo de 95 % das aulas. Presença em todos simulados. Estudar por volta de 7 horas diárias sem contar as.
Constituição do mundo material
Substâncias e misturas de substâncias
Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:
SUBSTÂNCIAS.
Elementos químicos-Estrutura atómica
Aula 1 Lays Omena – Química.
Os átomos Os elementos que formam o nosso corpo, como o cálcio dos ossos, o ferro do sangue e todos os outros elementos, foram gerados no interior das.
C M B H C F B / Química Parte I Cap Otacílio
Substâncias, misturas e sistemas
CONSTITUIÇÃO DO MUNDO MATERIAL
0. Módulo Inicial a) Materiais b) Soluções c) Elementos químicos.
APOIO INTERNET - Materiais APOIO INTERNET -
“Classificação da matéria”
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS.
1E Quím. Int. Prof. Rossoni.
Introdução.
Conceitos Fundamentais Entendendo a composição da matéria
Substâncias iónicas.
Ciências da Natureza Enem 2012
As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA
ORGANIZAÇÃO QUÍMICA DA MATÉRIA
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Propriedades da Matéria
Conceitos fundamentais
Substâncias e Misturas
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
Estados de agregação da matéria
Capítulo 1 – Matéria e Medidas
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Substâncias Puras e Misturas Fenômenos Químicos
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
AULA 2 CONCLUSÕES.
3.9 Ligação Química Professora Paula Melo Silva.
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
SOLUÇÕES.
1º Ano do Ensino Médio, escola villare
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
9.3 Tipos de substâncias. 9.3 Tipos de substâncias.
Prof. Silvio Professor Silvio.
Introdução a Química.
0.1. Materiais 0.2. Soluções 0.3. Elementos Químicos.
A matéria é constituída por pequeníssimos corpúsculos que estão em constante movimento o que define cada um dos estados físicos.
Como classificar os materiais quanto à sua constituição? COMO SERÁ QUE OS MATERIAIS SÃO CONSTITUÍDOS? POR APENAS UM OU MAIS COMPONENTES? COMO SERÁ QUE.
Transcrição da apresentação:

FÍSICA E QUÍMICA A 10º A

Lição nº 2 14 de Setembro de 2011

QUÍMICA MATERIAIS  Materiais naturais e sintéticos A grande variedade de materiais de que o ser humano dispõe distingue-se em dois tipos: Materiais Naturais – são os que se obtêm directamente da Natureza. Ex: madeira, areia, águas de nascente, carvão, lã, cobre. Materiais Sintéticos – os que são produzidos por acção do ser humano através de processos de transformação. Ex: plástico, vidro, Coca-Cola, metilpropano, fibras sintética, bronze.

 Substâncias e misturas Os materiais podem ainda ser classificados sob a forma de: Substâncias – são constituídas por um único componente. Ex: prata, butano, glucose, água destilada. Misturas de substâncias – são um conjunto de duas ou mais substâncias. Ex: bronze (cobre, estanho e diversos metais), ar (azoto, oxigénio, dióxido de carbono, …), areia, água mineral.

As misturas de substâncias podem ser classificadas em: Homogéneas – apresentam aspecto uniforme de modo que não é possível distinguir os seus constituintes. Ex: água, ar, aço inoxidável. Heterogéneas – permitem distinguir a olho nu mais do que um dos seus constituintes. Ex: sopa, coca-cola, granito. Coloidais – apresentam aspecto uniforme a olho nu contudo, a nível microscópico, permitem distinguir os seus constituintes. Ex: sangue, leite, fumo.

A grande variedade de substâncias existentes distingue-se em dois tipos: Substância simples ou elementar – o seu componente é constituído por átomos de um só elemento químico. Ex: oxigénio (O 2 ), azoto (N 2 ), ozono (O 3 ), diamante (C). Substância composta – o seu componente é constituído por átomos de dois ou mais elementos químicos. Ex: água (H 2 O), dióxido de carbono (CO 2 ), etanol (C 2 H 5 OH).

 Unidades estruturais As unidades estruturais das substâncias podem ser átomos, moléculas ou iões. As fórmulas químicas das substâncias são representações simbólicas das respectivas unidades estruturais. Exemplos: - alumínio (Al) diamante (C) hélio (He) azoto (N 2 ) água (H 2 O) metano (CH 4 ) Cloreto de sódio (NaCl) formado por átomos formado por moléculas formado por iões

Átomo é caracterizado por: - Número atómico (Z): corresponde ao número de protões de um átomo. - Número de massa (A): corresponde ao número de nucleões de um átomo, isto é, à soma do número de protões e do número de neutrões existentes num átomo. Representação de um átomo: X – representa o símbolo químico de um elemento O número atómico (Z) identifica o elemento químico a que pertence um determinado átomo.

Formação de iões: Quando um átomo ou conjunto de átomos perde um ou mais electrões, transforma-se num ião positivo ou catião. Exemplos: Na → Na e - Ca → Ca e - Quando um átomo ou conjunto de átomos ganha um ou mais electrões, transforma-se num ião negativo ou anião. Exemplos: Cl + 1 e - → Cl - O + 2 e - → O 2-

 Propriedades físicas das substâncias A matéria pode encontrar-se em vários estados físicos: sólido, líquido ou gasoso. Variando as condições de pressão e temperatura, uma substância pode passar de um estado físico para outro, mantendo a sua natureza e as suas unidades estruturais. SólidoGasoso Líquido Condensação Sublimação Fusão Solidificação Vaporização

As substâncias têm um conjunto de propriedades físicas que as caracterizam, permitindo-nos identificar uma dada substância que desconhecemos. - O ponto de fusão e o ponto de ebulição fazem parte dessas características e, por isso, são tabelados. Contudo, nem todas as substâncias têm ponto de fusão e de ebulição.