Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo X – Lei de LIBERDADE
Advertisements

LEI NATURAL (revisão) É a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. É eterna e imutável, como o próprio Deus. Todas as leis da natureza.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Federação Espírita Brasileira Módulo XVII: A Perfeição Moral
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
Federação Espírita Brasileira Lei de Destruição e Lei de Conservação
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
NATUREZA HUMANA, OS FRUTOS DO ESPÍRITO E AS INFLUÊNCIAS DO MUNDO
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Objetivo Geral Existência e Sobrevivência do Espírito
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Meios de dar a volta por cima... Progressão automática.
“O que é Deus?” “- Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” L.E- 1 Tudo o que existe é Sua criação O ser humano compreende.
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
PILAR Nº 03 – APRENDER A CONVIVER   ESPÍRITOS E HOMENS INTEGRAM-SE NAS REALIDADES EXISTENTES   CONVIVER COM RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E HARMONICAMENTE.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
ÉTICA E MORAL
O ser humano é capaz de:. 2.1 Explica o significado da frase: “Eu até te agradecia, mas era preciso que as tuas mãos e a tua boca tivessem dito.
PODER RELACIONAMENT O FUTEBOL     Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas ou más? – As paixões são como um cavalo que é útil.
Há Espíritos? Allan Kardec in O Livro dos Médiuns.
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,
To aprendendo a conhecer uma pessoa... como posso conhecer uma outra pessoa, Sem antes a conhecê-la? É um processo lento, mas vale a pena conhecer.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
Estudo Mensal de Junho de
Immanuel Kant. Zwei Dinge erfüllen das Gemüt mit immer neuer and zunehmenden Bewunderung und Ehrfurcht, je öfter und anhaltender sich das Nachdenken.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches. 2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais.
Grupo Espírita Guillon Ribeiro | Escola de Evangelização de Pacientes
SOBRE ANJOS... A palavra anjo desperta geralmente a idéia da perfeição moral.
Palestra Homem de Bem E.S.E – Cap XVII item 3. Tópicos Importantes O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na.
Cosme Massi Sobre o ensino da Doutrina Espírita: o ponto de vista kardequiano.
L.E – Questões:  Para fazê-la progredir mais depressa. Não dissemos que a destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos,
Falsos Cristos e Falsos Profetas ESE Cap XXI
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou
O DESAFIO DA QUALIDADE NA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO- JUVENIL O termo QUALIDADE e seus usos no campo das ações sociais A questão da QUALIDADE e a prática.
AMOR SEMPRE Fundação Lar Harmonia – Salvador/BA Extraído do Livro “Amor Sempre” de ADENÁUER NOVAES Visite o site: AMOR SEMPRE Fundação.
Introdução A Doutrina Espírita nos mostra racionalmente a necessidade do combate ao orgulho. Demonstra através da reencarnação.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Plasticidade capacidade que o Espírito tem de produzir alterações morfológicas no seu perispírito. Emmanuel nos fala que esta é [...] a razão de encontrarmos,
Módulo II A Codificação Espírita. Objetivo Geral
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
FRASES ESPÍRITAS.
O cristão cidadão Romanos Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades.
Roteiro 1 Adoração: significado e objetivo
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
A VERDADEIRA CORAGEM Você saberia definir, com exatidão, o que é coragem?
Transcrição da apresentação:

Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência Centro Espírita Allan Kardec Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Esde Programa Fundamental Tomo I 18/11/2013 – Aula 40 MÓDULO X – LEI DE LIBERDADE ROTEIRO 1 Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Esclarecer o significado de liberdade no relacionamento humano. Estabelecer relação entre liberdade de pensar e liberdade de consciência. Explicar como impedir os abusos da manifestação da consciência.

A liberdade no relacionamento humano é sempre relativa porque desde [ A liberdade no relacionamento humano é sempre relativa porque desde [...] que juntos estejam dois homens, há entre eles direitos recíprocos que lhes cumpre respeitar; não mais, portanto, qualquer deles goza de liberdade absoluta. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 826.

Será a liberdade de consciência uma conseqüência da liberdade de pensar? A consciência é um pensamento íntimo, que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos. Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 835. Para respeitar a liberdade de consciência, dever-se-á deixar que se propaguem doutrinas perniciosas, ou poder-se-á, sem atentar contra aquela liberdade, procurar trazer ao caminho da verdade os que se transviaram obedecendo a falsos princípios?

obrar com violência. A convicção não se impõe.” “Certamente que podeis e até deveis; mas, ensinai, a exemplo de Jesus, servindo-vos da brandura e da persuasão e não da força, o que seria pior do que a crença daquele a quem desejaríeis convencer. Se alguma coisa se pode impor, é o bem e a fraternidade. Mas não cremos que o melhor meio de fazê-los admitidos seja obrar com violência. A convicção não se impõe.” Allan Kardec: O livro dos espíritos, questão 841.

Liberdade é a faculdade que permite o indivíduo decidir ou agir conforme sua própria vontade. Desta forma, o [...] homem é, por natureza, dono de si mesmo, isto é, tem o direito de fazer tudo quanto achar conveniente ou necessário à conservação e ao desenvolvimento de sua vida. Essa liberdade, porém, não é absoluta, e nem poderia sê-lo, pela simples razão de que, convivendo em sociedade, o homem tem o dever de respeitar esse mesmo direito em cada um de seus semelhantes. CALIGARIS, Rodolfo. As leis morais. p. 148.

A lei de liberdade é bem compreendida quando aprendemos a fazer relação entre a liberdade de pensar e a liberdade de consciência. Como sabemos, a liberdade de pensar é plena no ser humano: No pensamento goza o homem de ilimitada liberdade, pois que não há como pôr-lhe peias. [...] KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Questão 833.

Compreende-se, pois, que o pensamento tudo move, [ Compreende-se, pois, que o pensamento tudo move, [...] criando e transformando, destruindo e refazendo para acrisolar e sublimar. [...] XAVIER, Francisco Cândido. Pensamento e vida. Pelo Espírito Emmanuel. Cap. 1, p. 12. A consciência, nesse contexto, representa, como nos esclarecem os Espíritos da Codificação, um pensamento íntimo, que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Questão 835.

Compreende-se, pois, que o pensamento tudo move, [ Compreende-se, pois, que o pensamento tudo move, [...] criando e transformando, destruindo e refazendo para acrisolar e sublimar. [...] XAVIER, Francisco Cândido. Pensamento e vida. Pelo Espírito Emmanuel. Cap. 1. A consciência, nesse contexto, representa, como nos esclarecem os Espíritos da Codificação, um pensamento íntimo, que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Questão 835.

No entanto, à medida que os Espíritos evoluem, a consciência do bem e do mal está mais bem definida neles, de sorte que a liberdade de consciência, regulando as relações interpessoais, reflete [...] um dos caracteres da verdadeira civilização e do progresso. KARDEC. Allan. O livro dos espíritos. Questão 837. A consciência não esclarecida pode alimentar idéias malsãs, gerar e provocar ações moral e eticamente abusivas, resultando na manifestação de sofrimentos e desarmonias para si mesma e para o próximo. Os embaraços à liberdade de consciência, a propagação de doutrinas perniciosas e a escravidão humana são exemplos de desvios provocados por Espíritos imperfeitos, dominados pelo orgulho e pelo egoísmo.

A escravidão humana é um mal. E o [ A escravidão humana é um mal. E o [...] mal é sempre o mal e não há sofisma que faça se torne boa uma ação má. A responsabilidade, porém, do mal é relativa aos meios de que o homem disponha para compreendê-lo. Aquele que tira proveito [da prática] da escravidão é sempre culpado de violação [de uma] lei da Natureza, [a liberdade]. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Questão 830.

De século para século, menos dificuldade encontra o homem para pensar sem peias e, a cada geração que surge, mais amplas se tornam as garantias individuais no que tange à inviolabilidade do foro íntimo. [...] Nas dissensões religiosas, as chamas das fogueiras foram substituídas pelas luzes do esclarecimento, e na catequese filosófica ou política, estejamos certos, daqui para o futuro, buscar-se-á empregar, cada vez mais, a força da persuasão ao invés da imposição pela força. CALIGARIS, Rodolfo. As leis morais. 9. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2001.

Fim