INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO-GERAL DO EXAME NACIONAL.

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ENADE - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação.
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Transcrição da apresentação:

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO-GERAL DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011 SEMINÁRIO – ENADE 2011 BRASÍLIA – DF JUNHO/2011

SEMINÁRIO – ENADE O ENADE no contexto do SINAES 2. ENADE - Legislação - Operacionalização - Banco Nacional de Itens - Instrumentos de avaliação e análise de resultados 3. ENADE 2011 – Portaria Normativa MEC n o 8/2011

1. O ENADE no contexto do SINAES Constituição da República Federativa do Brasil – 1988 ◘ Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: [...] VII - garantia de padrão de qualidade; [...] ◘ Art O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I – cumprimento das normas gerais da educação nacional II – autorização e avaliação de qualidade pelo poder público; [...]

Lei n o , de 20 de dezembro de 1996 (LDB) Lei n o , de 20 de dezembro de 1996 (LDB) ◘ Art. 9 o - A União incumbir-se-á de: [...] V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação; VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação; VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino; IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

1.O ENADE no contexto do SINAES (cont.) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - - SINAES - - Instituído pela Lei n o , de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES) - Objetivo ◘ Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9 o, VI, VIII e IX da LDB.

1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Avaliação das IES ◘ Objetivo: identificar o perfil da instituição, sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando diferentes dimensões institucionais. ◘ Na avaliação institucional, são usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a auto- avaliação e a avaliação externa in loco, constituída por visitas de comissões de especialistas.

1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Avaliação dos cursos de graduação ◘ Objetivo: identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. ◘ São usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais as visitas in loco por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.

1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Avaliação do desempenho dos estudantes ◘ Objetivo: aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, suas habilidades no que se refere às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. ◘ Realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.

1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Os resultados da avaliação de IES, de cursos e de desempenho dos estudantes constituem-se referencial básico para regulação e supervisão da educação superior. REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO REGULAÇÃO: - Atos administrativos autorizativos de funcionamento de IES e de cursos de graduação. SUPERVISÃO: - Conformidade da oferta de educação superior no sistema federal de ensino com a legislação aplicável. AVALIAÇÃO: - Referencial para os processos de regulação e supervisão da educação superior. REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO REGULAÇÃO: - Atos administrativos autorizativos de funcionamento de IES e de cursos de graduação. SUPERVISÃO: - Conformidade da oferta de educação superior no sistema federal de ensino com a legislação aplicável. AVALIAÇÃO: - Referencial para os processos de regulação e supervisão da educação superior.

1. O ENADE no contexto do SINAES (cont.) - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior CONAES ◘ Submete anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o ENADE. ◘ Propõe e avalia dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes

2. ENADE – Principais aspectos Legislação básica: ◘ Lei n o , de 14/04/04 – Institui o SINAES e dá outras providências ◘ Portaria Normativa MEC n o 40, de 12/12/2007, em sua atual redação – Institui o e-MEC, o Cadastro e-MEC de IES e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, Basis e ENADE ◘ Portarias de designação de Comissões Assessoras de Área ◘ Portarias de diretrizes para a prova – por área avaliada ENADE 2011: Portaria Normativa MEC n o 8, de 15/04/2011 Portaria Normativa MEC n o 8, de 15/04/ Editais de Chamada Pública – BNI-ENADE

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Objetivos básicos ◘ Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, em consonância com características do perfil profissional da área; ◘ Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; ◘ Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; ◘ Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas.

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Aplicado periodicamente a estudantes das áreas e cursos superiores de tecnologia selecionados a cada ano, garantida uma nova aplicação em tais áreas em um prazo máximo de três anos. - É admitida a utilização de procedimentos amostrais. - Em 2011, o ENADE será censitário.

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento. - É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado. - O resultado individual é fornecido exclusivamente ao estudante.

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - A inscrição dos estudantes habilitados ao ENADE é responsabilidade do dirigente da IES. - A não-inscrição de estudantes habilitados pela IES poderá ensejar a aplicação das sanções previstas na legislação, como, por exemplo, a suspensão temporária de abertura de processo seletivo de cursos de graduação.

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) - Instrumentos de avaliação e questionários aplicados: Prova Prova - 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas) - 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas) Questionário de percepção sobre a prova - Questionário de percepção sobre a prova

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Instrumentos de avaliação e questionários (cont.) -Instrumentos de avaliação e questionários (cont.) Questionário do Estudante Questionário do Estudante -Busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas (preenchimento via Internet) Questionário destinado ao Coordenador Questionário destinado ao Coordenador - Busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subseqüentes à prova via Internet).

ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES PARA A PROVA E MATRIZES DE AVALIAÇÃO APLICAÇÃO E CORREÇÃO ELABORAÇÃO DAS PROVAS ENADE 2011 – OPERACIONALIZAÇÃO

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) ◘ O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área. As Comissões são compostas por professores de IES públicas e privadas, buscando contemplar as diversas regiões do País. As Comissões são compostas por professores de IES públicas e privadas, buscando contemplar as diversas regiões do País. Atribuição principal: definir as diretrizes para as provas do Enade e especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE (matrizes de avaliação). Atribuição principal: definir as diretrizes para as provas do Enade e especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE (matrizes de avaliação) As provas não são elaboradas pelas Comissões Assessoras de Área.

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) o Diretrizes para a prova Exemplo: Odontologia - Portaria Inep n o 224, de 13 de julho de 2010 ◘ Objetivos da prova do ENADE 2010 para a área de Odontologia (Art. 4 o ) (...) c) construir uma série histórica a partir de informações de levantamento de dados quantitativos e qualitativos por meio de prova escrita e questionário de pesquisa, visando a um diagnóstico do ensino de Odontologia para analisar o processo de ensino-aprendizagem e suas relações com fatores sócio- econômicos e culturais.(...)

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Diretrizes para a prova de Odontologia Diretrizes para a prova de Odontologia Perfil do profissional a ser formado – referência para a Prova (art. 5 o ) Perfil do profissional a ser formado – referência para a Prova (art. 5 o ) A prova do Enade 2010 (...) tomará como referência o seguinte perfil do profissional a ser formado: generalista, com conhecimento das ciências da saúde, sólida formação técnico-científica em Odontologia e formação humanística, postura ética, responsabilidade social, visão crítica e reflexiva, global e atualizada do mundo, consciência solidária dos problemas de seu tempo, do seu espaço, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com rigor técnico e científico, respeitando os princípios éticos, bioéticos e legais e a compreensão da realidade social, cultural e econômica em seu meio, capacitado a atuar para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Competências/Habilidades (art 6 o ) Competências/Habilidades (art 6 o )... g) assimilar, articular e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos para o exercício da profissão;... l) identificar as doenças prevalentes do complexo bucomaxilofacial; m) colher, observar e interpretar dados para a construção de um diagnóstico;... Conteúdos específicos da área (art. 7 o ) Conteúdos específicos da área (art. 7 o )... III. Ciências Odontológicas – incluem-se os conteúdos de: a)Propedêutica clínica: conhecimentos de patologia bucal, semiologia, radiologia e epidemiologia clínica; b)Clínica odontológica: conhecimentos de materiais odontológicos, oclusão, dentística, endodontia, periodontia, prótese, implantodontia, cirurgia e traumatologia buco- maxilo-faciais; c)Odontologia pediátrica: clínica odontopediátrica e medidas ortodônticas preventivas; d)Odontologia em Saúde Coletiva: conhecimentos de aspectos preventivos, sociais, epidemiológicos, deontológicos, legais e de orientação profissional em Odontologia.

Edital de Chamada Pública Elaboradores/Revisores Banco Nacional de Itens (BNI) - ENADEConvocaçãoElaboradores/Revisores CapacitaçãoElaboradores/Revisores Elaboração e revisão De itens Comissão de Assessoramento Técnico (CAT/BNI-ENADE) Revisores de Língua Portuguesa Comissão de Revisão Final (CRF/BNI-ENADE)

COOORDENAÇÃO DO BNI-ENADE INEP/DAES/CGENADE ELABORAÇÃO BNI – ENADE Fluxo dos itens - ModeloAPROVAÇÃOCAT/BNI-ENADE REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA REVISÃO FINAL (CRF/BNI-ENADE) REVISÃO TÉCNICO- PEDAGÓGICA - Pagamentos via AAE -Termo de Compromisso e Sigilo - BNI INEP - BNI web BNI - ENADE

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) ◘ Conceito ENADE -O conceito final de um determinado curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico e da nota padronizada dos concluintes em formação geral, conforme a expressão abaixo: NF = 0,75 x N C,CE + 0,25 x N C,FG Onde: N  média padronizada; C  concluintes; CE  componente específico e FG  formação geral Para mais detalhes, consultar “Nota Técnica - Conceito ENADE”, disponível em:

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) ◘ O conceito ENADE - expresso em uma escala de cinco níveis CONCEITO 1 – DESEMPENHO INFERIOR... CONCEITO 5 – DESEMPENHO SUPERIOR Os cursos podem ainda ter SC (sem conceito) como resultado final

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) ◘ Principais relatórios Relatórios de IES Relatórios de IES -Traz informações detalhadas acerca do desempenho geral dos cursos avaliados de uma IES. Relatórios de Curso - Apresenta informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes na prova e resultados do questionário de impressões sobre a prova e do questionário do estudante (QE). Disponíveis em:

2. ENADE – Principais aspectos (cont.) ◘ Principais relatórios (cont.) Relatórios-Síntese de Área Relatórios-Síntese de Área -Apresenta resumidamente os resultados nacionais ENADE em cada área avaliada no Exame. Boletim de Desempenho do Estudante -Apresenta a nota detalhada obtida pelo estudante e quadros comparativos de seu desempenho. -Relatório de regularidade junto ao ENADE (presença) - Apresenta os estudantes em situação regular junto ao ENADE.

BOLETIM DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE

INFORMAÇÕES QUE FAZEM PARTE DO RELATÓRIO DO CURSO - EXEMPLOS

As informações geradas a partir do ENADE são usadas por diversos públicos: As informações geradas a partir do ENADE são usadas por diversos públicos: (dirigentes, coordenadores e estudantes) que podem usar as informações para, por exemplo, analisar questões pedagógicas e reorientá-las – se for o caso; Instituições de educação superior (dirigentes, coordenadores e estudantes) que podem usar as informações para, por exemplo, analisar questões pedagógicas e reorientá-las – se for o caso; que cuidam da regulação e supervisão da educação superior (Secretaria de Educação Superior, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e Secretaria de Educação a Distância); Secretarias do MEC que cuidam da regulação e supervisão da educação superior (Secretaria de Educação Superior, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e Secretaria de Educação a Distância); – podem usar os dados para orientar ações e políticas públicas educacionais; Gestores públicos – podem usar os dados para orientar ações e políticas públicas educacionais; - usam os dados em seus trabalhos acadêmicos; Pesquisadores - usam os dados em seus trabalhos acadêmicos; – as pessoas buscam, nas informações colocadas a sua disposição, elementos para conhecer melhor um curso de seu interesse. Sociedade em geral – as pessoas buscam, nas informações colocadas a sua disposição, elementos para conhecer melhor um curso de seu interesse.

3. ENADE 2011 Portaria Normativa MEC n o 8, de 15/04/2011 Serão avaliados pelo ENADE 2011 os estudantes dos cursos que conferem diploma de: Serão avaliados pelo ENADE 2011 os estudantes dos cursos que conferem diploma de: - bacharel em ARQUITETURA E URBANISMO e ENGENHARIA; - bacharel ou licenciatura em BIOLOGIA, CIÊNCIAS SOCIAIS, COMPUTAÇÃO, FILOSOFIA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS, MATEMÁTICA e QUÍMICA; - licenciatura em PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS e MÚSICA; - tecnólogo em ALIMENTOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, PROCESSOS QUÍMICOS, FABRICAÇÃO MECÂNICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, REDES DE COMPUTADORES e SANEAMENTO AMBIENTAL - tecnólogo em ALIMENTOS, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, MANUTENÇÃO INDUSTRIAL, PROCESSOS QUÍMICOS, FABRICAÇÃO MECÂNICA, ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, REDES DE COMPUTADORES e SANEAMENTO AMBIENTAL.

3. ENADE 2011 (cont. ) O enquadramento dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do ENADE 2011 será responsabilidade da instituição de educação superior, a partir das informações constantes do Sistema e-MEC. O enquadramento dos cursos de graduação nas respectivas áreas de abrangência do ENADE 2011 será responsabilidade da instituição de educação superior, a partir das informações constantes do Sistema e-MEC. As instruções e os instrumentos necessários às IES para o enquadramento de cursos e inscrição eletrônica dos estudantes habilitados ao ENADE estão disponíveis no endereço eletrônico MANUAL DO ENADE. As instruções e os instrumentos necessários às IES para o enquadramento de cursos e inscrição eletrônica dos estudantes habilitados ao ENADE estão disponíveis no endereço eletrônico e MANUAL DO ENADE. O Manual do ENADE define os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame. O Manual do ENADE define os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame.

Row LabelsSum of CONCLTSum of INGRTOTALSum of MATT ARQUITETURA E URBANISMO Artes Visuais BIOLOGIA CIÊNCIAS SOCIAIS COMPUTAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ENGENHARIA FILOSOFIA FÍSICA GEOGRAFIA HISTÓRIA LETRAS MATEMÁTICA PEDAGOGIA QUÍMICA (blank) Grand Total

Values Row Labels Sum of CONCLT Sum of INGRTOTAL Sum of MATT ALIMENTOS ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS AUTOMOÇÃO INDUSTRIAL CONSTRUÇÃO CIVIL FABRICAÇÃO MECÂNICA GESTÃO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL MANUTENÇÃO INDUSTRIAL PROCESSOS QUÍMICOS REDES DE COMPUTADORES SANEAMENTO AMBIENTAL Grand Total

3. ENADE 2011 (cont. ) É responsabilidade da IES divulgar amplamente junto aos estudantes todas as informações concernentes ao ENADE. É responsabilidade da IES divulgar amplamente junto aos estudantes todas as informações concernentes ao ENADE. Inscrições (Responsabilidade da IES) Inscrições (Responsabilidade da IES) ◘ Período: : apenas estudantes em situação irregular de anos anteriores ◘ Período: 20 a 30 de junho de 2011: apenas estudantes em situação irregular de anos anteriores ◘ Período: : apenas estudantes habilitados dos cursos avaliados em 2011 ◘ Período: 18 de julho a 19 de agosto de 2011: apenas estudantes habilitados dos cursos avaliados em Processamento das inscrições: exclusivamente por meio da página da Internet Não serão admitidas inscrições fora do prazo estabelecido pela Portaria Normativa MEC n o 8/2011 Não serão admitidas inscrições fora do prazo estabelecido pela Portaria Normativa MEC n o 8/2011

3. ENADE 2011 (cont.) ◘ Estudantes habilitados ao ENADE 2011 (Cursos ref. art. 1 o da Portaria Normativa MEC n o. 8/2011) Ingressantes: Ingressantes: - Estudantes que tenham iniciado o curso com matrícula no ano de realização do ENADE Concluintes: Concluintes: - Estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso no ano de realização do ENADE, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES.

3. ENADE 2011 (cont.) Estudantes dispensados (inscrição) do ENADE 2011: Estudantes dispensados (inscrição) do ENADE 2011: - Estudante de curso não avaliado em Estudante que colar grau até 31 de agosto de Estudante oficialmente matriculado e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data do Exame, em instituição conveniada com a IES de origem ◘ Estudante que se enquadra nas situações acima não deve ser inscrito pela IES.

3. ENADE 2011 (cont.) É responsabilidade da IES divulgar amplamente junto aos estudantes todas as informações concernentes ao ENADE. É responsabilidade da IES divulgar amplamente junto aos estudantes todas as informações concernentes ao ENADE. Lista de estudantes inscritos pela IES será disponibilizada pelo INEP para consulta pública. Lista de estudantes inscritos pela IES será disponibilizada pelo INEP para consulta pública. Período: 22 a 31 de agosto de 2011 Inclusões ou retificações identificadas por meio da consulta pública da lista de estudantes inscritos pela IES devem ser solicitadas à própria IES. Inclusões ou retificações identificadas por meio da consulta pública da lista de estudantes inscritos pela IES devem ser solicitadas à própria IES. Período: 22 a 31 de agosto de 2011 É responsabilidade da IES a solicitação, ao INEP, de inclusão ou retificação na lista de estudantes habilitados e inscritos para o ENADE É responsabilidade da IES a solicitação, ao INEP, de inclusão ou retificação na lista de estudantes habilitados e inscritos para o ENADE Período: 22 a 31 de agosto de 2011

3. ENADE 2011 (cont.) O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, exclusivamente por meio do endereço eletrônico O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de participação obrigatória, exclusivamente por meio do endereço eletrônico Período: 07 outubro a 06 de novembro de 2011 A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. À IES será oferecido mecanismo eletrônico de acompanhamento gerencial do número de estudantes com respostas parcial e total ao Questionário do Estudante. À IES será oferecido mecanismo eletrônico de acompanhamento gerencial do número de estudantes com respostas parcial e total ao Questionário do Estudante.

3. ENADE 2011 (cont.) Alteração de município de prova (responsabilidade da IES) Alteração de município de prova (responsabilidade da IES) - Para estudantes em desenvolvimento de estágio curricular fora da sede do curso ou estudantes de curso na modalidade de educação a distância (EAD). Período: Período: 22 a 31 de agosto de O estudante de curso na modalidade de educação a distância (EAD) poderá realizar o ENADE 2011 no município em que a IES credenciada para a EAD tenha pólo de apoio presencial discriminado da IES em proceder a alteração do município de prova, nos termos do art. 6 o, § 5 o da Portaria Normativa MEC n o 8/ O estudante de curso na modalidade de educação a distância (EAD) poderá realizar o ENADE 2011 no município em que a IES credenciada para a EAD tenha pólo de apoio presencial discriminado, até o dia 18 de agosto de 2011, no Sistema e-MEC, observada a responsabilidade da IES em proceder a alteração do município de prova, nos termos do art. 6 o, § 5 o da Portaria Normativa MEC n o 8/2011.

3. ENADE 2011 (cont.) Estudantes ingressantes dos cursos determinados no art. 1º da Portaria Normativa MEC n o. 8/2011, inscritos no ENADE 2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em Estudantes ingressantes dos cursos determinados no art. 1º da Portaria Normativa MEC n o. 8/2011, inscritos no ENADE 2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em Estudantes em situação irregular de anos anteriores, inscritos no ENADE 2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em Estudantes em situação irregular de anos anteriores, inscritos no ENADE 2011, serão dispensados da prova a ser aplicada em Para o cálculo do conceito ENADE 2011, a ser atribuído aos cursos descritos no artigo 1º desta Portaria Normativa, será considerado apenas o desempenho dos concluintes habilitados, regularmente inscritos pela IES e participantes do ENADE Para o cálculo do conceito ENADE 2011, a ser atribuído aos cursos descritos no artigo 1º desta Portaria Normativa, será considerado apenas o desempenho dos concluintes habilitados, regularmente inscritos pela IES e participantes do ENADE Diretrizes para as provas (Comissões Assessoras de Áreas) – 30 de junho de Diretrizes para as provas (Comissões Assessoras de Áreas) – 30 de junho de 2011.

Data e horário da prova do ENADE 2011 Data e horário da prova do ENADE de novembro de 2011 Início: 13h – horário oficial de Brasília

Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção de Edifícios CST em Alimentos CST em Automação Industrial CST em Gestão da Produção Industrial CST em Manutenção Industrial CST em Processos Químicos CST em Fabricação Mecânica CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CST em Redes de Computadores CST em Saneamento Ambiental Administração Arquivologia Biblioteconomia Ciências Contábeis Ciências Econômicas Comunicação Social Design Direito Estatística Música Psicologia Relações Internacionais Secretariado Executivo CST em Teatro e Turismo CST em Design de Moda CST em Gastronomia CST em Gestão de Recursos Humanos CST em Gestão de Turismo CST em Gestão Financeira CST em Marketing CST em Processos Gerenciais Agronomia Biomedicina Educação Física Enfermagem Farmácia Fisioterapia Fonoaudiologia Medicina Medicina Veterinária Nutrição Odontologia Serviço Social Terapia Ocupacional Zootecnia CST em Agroindústria CST em Agronegócios CST em Gestão Hospitalar CST em Gestão Ambiental CST em Radiologia Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção de Edifícios CST em Alimentos CST em Automação Industrial CST em Gestão da Produção Industrial CST em Manutenção Industrial CST em Processos Químicos CST em Fabricação Mecânica CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CST em Redes de Computadores CST em Saneamento Ambiental Administração Arquivologia Biblioteconomia Ciências Contábeis Ciências Econômicas Comunicação Social Design Direito Estatística Música Psicologia Relações Internacionais Secretariado Executivo CST em Teatro e Turismo CST em Design de Moda CST em Gastronomia CST em Gestão de Recursos Humanos CST em Gestão de Turismo CST em Gestão Financeira CST em Marketing CST em Processos Gerenciais Agronomia Biomedicina Educação Física Enfermagem Farmácia Fisioterapia Fonoaudiologia Medicina Medicina Veterinária Nutrição Odontologia Serviço Social Terapia Ocupacional Zootecnia CST em Agroindústria CST em Agronegócios CST em Gestão Hospitalar CST em Gestão Ambiental CST em Radiologia 1 o filtro – seleção de cursos Estabelece as áreas avaliadas a cada ano 2011 CURSOS PREVISTOS NA PORTARIA NORMATIVA MEC Nº. 8/2011, ART. 1 O

Estudantes de cursos que não passam pelo 1 o filtro do ENADE são estudantes dispensados nos termos da Lei n o /2004 para a respectiva edição do EXAME na condição de ingressante ou concluinte. Deverá ser inscrito no histórico escolar a menção: "estudante dispensado de realização do ENADE, em razão do calendário trienal". (Portaria Normativa MEC nº. 40/2007, em sua atual redação, art. 33-G, §2º)

2011 CURSOS PREVISTOS NA PORTARIA NORMATIVA MEC Nº. 8/2011, ART. 1 O 2 o filtro – seleção pela IES Enquadra os cursos nas áreas de abrangência Cursos da IES enquadrados nas áreas de abrangência do ENADE 2011

Estudantes de cursos que não passam pelo 2 o filtro do ENADE são estudantes dispensados nos termos da Lei n o /2004 para a respectiva edição do EXAME na condição de ingressante ou concluinte. Deverá ser inscrito no histórico escolar a menção: "estudante dispensado de realização do ENADE, em razão da natureza do curso". (Portaria Normativa MEC nº. 40/2007, em sua atual redação, art. 33-G, §3º)

Estudantes do ano letivo de 2011 Estudantes do ano letivo de 2011 (após os dois filtros anteriores) 3 o filtro – critérios de habilitação Identifica INGRESSANTES e CONCLUINTES de 2011 INGRESSANTES Estudantes que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de realização do ENADECONCLUINTES Estudantes que tenham pelo menos 80% da grade curricular cumprida OU que podem concluir o curso durante o ano letivo de 2011 (verificação em 18/07/2011) Critérios prévios de dispensa: Colação de grau até 31/08/2011 ou atividade curricular fora do Brasil na data da prova

Estudantes de cursos que não passam pelo 3 o filtro do ENADE são estudantes dispensados nos termos da Lei n o /2004 para a respectiva edição do EXAME na condição de ingressante ou concluinte.

INGRESSANTESCONCLUINTES 4 o filtro – amostra (previsão legal) Determina os estudantes que representarão a população Estudantes convocados para a prova VOLUNTÁRIOS ENADE 2011 – Censitário Todos os concluintes inscritos no período regular serão convocados

Estudantes que não passam pelo 4 o filtro do ENADE (quando existente), e não se apresentam como voluntários, são estudantes dispensados nos termos da Lei n o /2004 para a respectiva edição do EXAME na condição de ingressante ou concluinte. ENADE Censitário

Estudantes convocados para a prova REGULARIDADE do componente curricular obrigatório ENADE – na condição de ingressante ou concluinte (conforme inscrição) Dispensa pela amostra (se houver) Participação na prova Dispensa oficial pelo MEC IRREGULARIDADE do compo- nente curricular obrigatório ENADE na condição de ingressante ou concluinte (conforme inscrição) Ausência na prova Sem dispensa oficial pelo MEC

Estudante em situação IRREGULAR:  Deve ser inscrito para participar do ENADE 2011  Os cursos avaliados em anos anteriores estarão disponíveis para enquadramento no ENADE 2011, conforme informações do Sistema e-MEC.

Estudante em situação IRREGULAR:  Não conclui o curso de graduação (deve uma “disciplina”)  Não recebe certificado de conclusão do curso  Não cola grau (atividade inerente à conclusão do curso de graduação)  Não recebe diploma

OBRIGADO! Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES Coordenação-Geral do ENADE Setor de Rádio e TV Sul Q. 3 - Bl. M - Ed. Dário Macedo - 4º andar Setor de Rádio e TV Sul Q. 3 - Bl. M - Ed. Dário Macedo - 4º andar Asa Sul - Brasília - DF Telefone: ;