Análise da alimentação diária dos alunos da Escola Móbile e sua influência na vida cotidiana Helena Gualandi Verri; Jade Bertolotti Guarda; João Benício;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS MATRIZES
Alimentação Infantil Márcia Regina Garcia.
Informação e a chave de tudo!
PROJETO SAÚDE.
CURRÍCULO E ENTREVISTA.
COMBATE A FOME 6°B.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Colégio Estadual Olavo Bilac /Cambé
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses
Alimentação Alimentação saudável.
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
A influência da mídia na alimentação
EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Avaliação Educacional
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Resultado Questionário E. E. F. Paquetá
DEPOIMENTOS “Inicialmente as crianças jogavam qualquer jogo que se encontrava na mesa, ou que nós indicássemos, ou jogavam junto com a gente. Logo passaram.
O trabalho de campo.
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
TÍTULO.
Trabalho nas regras ABNT
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Hábitos de Alimentação
8º Ano | Formação Cívica | EB23 Aires Barbosa | Ano Lectivo 2008/2009 Agrupamento de Escolas de Esgueira Escola EB 2/3 Aires Barbosa Inquérito realizado.
Trabalho realizado por: -Ana Rafaela Cruz nº2 -Sónia Rodrigues nº22 -Tânia Cruz nº23 11ºL Escola Secundária de Emídio Navarro - Viseu.
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Alimentação Equilibrada
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Professora Debora - 8° ano 1° trimestre  Identificar os diferentes níveis de organização dos seres vivos.  Distinguir necessidade calórica de.
Cuidando da nossa saúde
Trabalho realizado por: João Cruz, Rui Pinheiro, Paulo Santos e Sónia Batista.
A vida numa gota de Leite
Lídia Andrade Lourinho
2PPN. “O ciberespaço pode influenciar totalmente um universitário podendo causar algum déficit de atenção nas aulas teóricas na faculdade?”
Resultados Após avaliar os alunos e fazer a comparação com a tabela a partir da idade e gênero obtivemos os seguintes resultados: 55% das crianças apresentam-se.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Cuidando da nossa saúde
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
TRABALHO DE PESQUISAS. A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Atenção para a explicação Exercite seu senso crítico.
MÓDULO – GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO UNIDADE 4 – ATIVIDADE 1 FÓRUM CLÁUDIO ROBERTO URBANSKI PRUDENTOPOLIS 08/10/2013.
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
Dia Internacional da Alimentação
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Estatística : Medidas de Tendência Central. E você é capaz de... explicar o que Edu Lobo quer dizer ao cantar : “Sou brasileiro de estatura mediana Gosto.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Projeto Interdisciplinar Relatório – 2º Trimestre
Projeto de Capacitação em Pesquisa na Internet
Coleta de dados Entrada no Campo.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Anhanguera Educacional Faculdade de Farmácia
Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de.
Higiene bucal e das mãos dos alunos do 9º ano da Móbile na escola Fernando Safadi; Giulia Brunacci; Gustavo Veneziani; Raquel Soldá Perguntas de investigação:
UMA ANALISE SOBRE A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Andresa Kuczkowski Juliêta Patricia Bolina Mariane Santos Muriel Fernandes.
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Prática de atividades físicas e a sua influência no rendimento escolar de alunos da Escola Móbile, São Paulo, Brasil Contextualização e perguntas de investigação.
Análise do consumo de fast food por adolescentes e suas influências, Escola Móbile, São Paulo Ana Luiza Makul; Beatriz Soares; Bruno Garrubbo; Pedro Duarte.
Preferências alimentares em relação ao uso da cantina pelos alunos da Escola Móbile, São Paulo, SP Amanda Rozenblit; Beatriz Askenazy; Guilherme Carvalho;
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
Gorduras Saturadas presentes nos lanches do recreio dos alunos da Escola Móbile, e suas influências sobre eles, São Paulo, Brasil, trabalhados em 2013.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA Objetivos da aula: 1. Discutir e registrar as etapas de uma investigação científica.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA Objetivos da aula: 1. Discutir e registrar as etapas de uma investigação científica.
Transcrição da apresentação:

Análise da alimentação diária dos alunos da Escola Móbile e sua influência na vida cotidiana Helena Gualandi Verri; Jade Bertolotti Guarda; João Benício; Nadim Camilos Perguntas de Investigação Atualmente, muitas pessoas acreditam que a alimentação diária pode ser uma grande influência na nossa vida cotidiana. O café da manhã e o jantar, por exemplo, podem efetivar mudanças no desempenho escolar e no sono. Partimos para uma investigação baseando-se nas seguintes perguntas: Será que os alunos que consomem um café da manhã balanceado apresentam melhor desempenho escolar em relação aos alunos que não se alimentam adequadamente? Será que os adolescentes que ingerem alimentos “pesados” em grande quantidade no jantar têm a qualidade do sono inferior em relação aqueles que comem alimentos leves na mesma quantidade? Resumo da metodologia Coletamos os dados referentes a alimentação do dia-a-dia dos alunos, no mês de Setembro de As entrevistas tiveram como base o questionário, o qual abordou 100 pessoas, meninos e meninas do 7°ano de uma escola privada da cidade de São Paulo. Através da análise e seleção dos dados retirados a partir do questionário, obtivemos resultados interessantes. Resultados Desempenho bomDesempenho razoávelDesempenho ruim As notas nas aulas antes do recreio são maiores ou iguais a 6,0 As notas nas aulas antes do recreio são razoáveis, por volta de 6,0 As notas das aulas antes do recreio são menores que 6,0 Costuma estar atento em todas as aulas antes do recreio. Costuma estar mais ou menos atento nas aulas antes do recreio. Não costuma estar atento nas aulas antes do recreio. Costuma realizar as atividades no tempo proposto. Costuma realizar as atividades com um pouco de atraso. Costuma não acabar as atividades de sala. Tabela 1 - Critérios utilizados para classificação do desempenho escolar. Neste gráfico, percebemos a influência o café da manhã na vida dos alunos:

Conclusão Com base nos resultados obtidos, percebe-se que os alunos que consomem um café da manhã balanceado não apresentam necessariamente um melhor desempenho escolar em relação aqueles que não se alimentam adequadamente. Observamos um número muito maior de pessoas com um bom desempenho, consumindo um café não balanceado. Das, aproximadamente, 50 pessoas que consomem um café não balanceado, 30 apresentam um bom desempenho. Claro que, aquelas que consomem um bom café também apresentam um bom desempenho na sua maioria, mas não quer dizer que um café ruim afetará o desempenho escolar de maneira negativa. Pudemos também concluir que os adolescentes que ingerem os alimentos pesados em grande quantidade, como aqueles que possuem muitas proteínas, gorduras, etc. não necessariamente têm uma qualidade de sono inferior àqueles que comem alimentos leves na mesma quantidade. De acordo com o segundo gráfico de barras, de 100 pessoas entrevistadas, 27 consomem alimentos pesados. Destas, aproximadamente 14 possuem um bom sono. Ou seja, não vemos uma influência negativa no sono destes alunos. Aqueles que consomem alimentos leves, podem ter uma qualidade de sono boa. Mas, não quer dizer que aqueles que não os consomem, terá um efeito oposto. Alimentos considerados pesados no jantar Alimentos considerados leves no jantar Embutidos (salsicha, linguiça, etc.)Verduras e legumes SanduíchesLeguminosas (feijão,ervilha,lentilha) Carnes gordasCarnes magras Macarrão com molhoCereais integrais PizzaMacarrão sem molho Tabela 3 – Critérios utilizados para classificação de alimentos leves e pesados. Grandes porções Come todos os alimentos pesados ou leves Come quatro quintos dos alimentos pesados ou leves Tabela 2 – critério utilizado para medir uma grande porção. Bibliografias – exercícios-físicos/alimentos-pesados.html Entrevistas com nutricionista Bianca Giometti Neste gráfico, analisamos como o jantar afeta o sono dos alunos: