ARTE GÓTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Gótica.
Advertisements

ARTE ROMÂNICA.
Arte gótica Renascimento Barroco
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
AULA 13 CULTURA NA IDADE MÉDIA
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Arquitetura, Escultura e Pintura
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Uma arte que expressa riqueza e poder
Arte das civilizações antigas
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
ROCOCÓ.
Conceito de Idade Média
Uma arte que expressa riqueza e poder
Arte Gótica Idade Média A Religiosidade; O Analfabetismo;
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
HISTÓRIA DA ARTE Alguns momentos do pensamento e produto da arte na história da humanidade Comunicação, Arte e Cultura.
A Cultura Medieval.
Arte Gótica.
Gótico GÓTICO Mudanças Expansão do comércio entre diferentes regiões e países. Centralização do comércio em “grandes” cidades. Deslocamento do campo para.
Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A.
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
As Cruzadas – B aixa Idade Média (1096 – 1270) X Ricardo Coração de Leão Ricardo Coração de Leão Saladino Saladino.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Escultura - gótica Ligada à arquitetura
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
ARTE BARROCA NO BRASIL SÉCULO XVIII / XIX
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Objetivo: transmissão dos valores e regras sociais Informal – convivência com adultos. Formal – controle da Igreja. Educação: CULTURA MEDIEVAL.
ARTE GÓTICA.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Influenciada pela arte grega e arte etrusca, e tem como período de produção do século VIII a. C. até aproximadamente.
CULTURA ARTE RELIGIÃO. Cultura Monástica O Clero era o grupo social mais culto Os monges copiavam a Bíblia e os livros dos autores antigos (decorados.
DESENHO LINEAR GEOMÉTRICO
O RENASCIMENTO. Renascimento Antropocentrismo Humanismo.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Arte Bizantina A denominação bizantina deriva de Bizâncio, antiga e grandiosa cidade grega situada no estreito de Bósforo (passagem que liga a Ásia a Europa),
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
MOVIMENTOS PRECURSORES DO DESIGN GRÁFICO – ARTS & CRAFTS
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
A ULA 1- O NASCIMENTO DA MODERNIDADE (XV-XIX) Novas experiências e valores da modernidade (religião, ciência, política, economia e sociedade) O sujeito.
XVI Séculos XII, XV e XVI. TROVADORISMO - XII Baixa Idade Média; Feudalismo; Filosofia: Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e a Escolástica;PORTUGAL.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
AUTOR E FORMATADOR DO TEXTO A SEGUIR: BARCELONA, GAUDI E A CATEDRAL DA SAGRADA FAMÍLIA Antonio Vendramini Neto
O QUE É ARTE?. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
ARTE BIZANTINA A arte bizantina está dirigida pela religião, ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
 Holanda no final de 1917  Theo van Doesburg e Mondrian.
Projeto: Vanguardas Europeias
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
 A partir do fim da década de 1970 o conceito de cultura punk adquiriu novo sentido com a expressão Movimento Punk, que passou a ser usada para definir.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
Neoclássico em França.
01. O livro de Jeremias está repleto de símbolos. E a Bíblia, está carregada de simbologia? Deus trabalha com símbolos? Quais são as vantagens do seu.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
Arte Gótica No Século XII tem início uma economia fundamentada no comércio. Isso faz com que o centro da vida social se desloque do campo para as cidades.
Arte ROMÂNICA.
Transcrição da apresentação:

ARTE GÓTICA

INTRODUÇÃO O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. A partir do século XII a França conheceu transformações importantes, caracterizadas pelo desenvolvimento comercial e urbano e pela centralização política, elementos que marcam o início da crise do sistema feudal. No entanto, o movimento a arraigada cultura religiosa e o movimento cruzadista preservavam o papel da Igreja na sociedade.

Enquanto a Arte Românica tem um caráter religioso tomando os mosteiros como referência, a Arte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades.

ARQUITETURA A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas. Apoiava-se nos princípios de um forte simbolismo teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico: as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus.

Além disso, nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mágica luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras. Do ponto de vista material, a construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço. A primeira das catedrais construídas em estilo gótico puro foi a de Saint-Denis, em Paris, e a partir desta, dezenas de construções com as mesmas características serão erguidas em toda a França.

A construção de uma Catedral passou a representar a grandeza da cidade, onde os recursos eram obtidos das mais variadas formas, normalmente fruto das contribuições dos fiéis, tanto membros da burguesia com das camadas populares; normalmente as obras duravam algumas décadas, algumas mais de século.

Notre Dame

ESCULTURA A escultura gótica desenvolveu-se paralelamente à arquitetura das Igrejas e está presente nas fachadas, tímpanos e portais das catedrais, que foram o espaço ideal para sua realização. Caracterizou-se por um calculado naturalismo que, mais do que as formas da realidade, procurou expressar a beleza ideal do divino; no entanto a escultura pode ser vista como um complemento à arquitetura, na medida em que a maior parte das obras foi desenvolvida separadamente e depois colocadas no interior das Igrejas, não fazendo parte necessariamente da estrutura arquitetônica.

A princípio, as estátuas eram alongadas e não possuíam qualquer movimento, com um acentuado predomínio da verticalidade, o que praticamente as fazia desaparecer. A rejeição à frontalidade é considerado um aspecto inovador e a rotação das figuras passa a idéia de movimento, quebrando o rigorismo formal. As figuras vão adquirindo naturalidade e dinamismo, as formas se tornam arredondadas, a expressão do rosto se acentua e aparecem as primeiras cenas de diálogo nos portais.

PINTURA A pintura teve um papel importante na arte gótica pois pretendeu transmitir não apenas as cenas tradicionais que marcam a religião, mas a leveza e a pureza da religiosidade, com o nítido objetivo de emocionar o expectador. Caracterizada pelo naturalismo e pelo simbolismo, utilizou-se principalmente de cores claras

"Em estreito contato com a iconografia cristã, a linguagem das cores era completamente definida: o azul, por exemplo, era a cor da Virgem Maria, e o marrom, a de São João Batista. A manifestação da idéia de um espaço sagrado e atemporal, alheio à vida mundana, foi conseguida com a substituição da luz por fundos dourados. Essas técnicas e conceitos foram aplicados tanto na pintura mural quanto no retábulo e na iluminação de livros".