Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO PÚBLICO ,RUGGIERO e MAROI (1955, v. 1, p. 16) definem direito público como “o complexo de normas que regulam a organização e a atividade de caráter.
Advertisements

Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
POSITIVO DIREITO NATURAL
Instituições de Direito Público e Privado – Ramos do Direito Positivo - aula 04 Ainah Angelini.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO 1. Conceito de Direito:
Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Curso de Direito Disciplina: Sociologia Jurídica Aula.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Santana do Livramento. “A racionalidade e a própria essência da atividade estatal diferem da gestão de empresas” (OSBORNE e GAEBLER (1992)
1 Audiência Pública ISS Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. 03 de Dezembro 2013.
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Para entender o que é política pública Produção cultural
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
UNIDADE 2 DIREITO TRIBUTÁRIO. 1. FISCO DENOMINAÇÃO CONCEDIDA AO ESTADO ENQUANTO ESTE EXERCE ATIVIDADE DE TRIBUTAÇÃO.
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
Gustavo Rodrigues Lemos. O que é Geografia? geo – terra graphía – estudo, descrição Compreender as relações entre a natureza e a sociedade, bem como o.
FONTES ATORES CENÁRIOS e ATIVIDADE EMPRESÁRIA PROF. WILIAM CARVALHO.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Sujeitos do Processo Processo é o instrumento para a resolução imparcial dos conflitos da vida social. Sujeitos que compõe.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. ICMS Previsão Legislativa CF/88 – Art. 155, II EC 33/2001 LC 87/96 LC 114/2002.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Art. 3º - A Agência de Propaganda é pessoa jurídica e especializada na arte e técnica publicitária, que, através de especialistas, estuda, concebe, executa.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
De onde vem o direito? (Fontes do direito) Prof. Rafael Mafei Instituições de Direito Aula 2.
AGÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÓMICA MODELO DE GOVERNAÇÃO MODELO DE GOVERNAÇÃO Praia, 07 de Julho de 2009 João Renato Lima.
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Atos constitutivos: a sociedade empresária adquire personalidade jurídica com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
AULA 2 REGULAÇÃO AMBIENTAL: TÉCNICAS OU INSTRUMENTOS.
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
1 PODER DE POLÍCIA 1. Considerações gerais: 1.1 É um poder administrativo, portanto uma atividade do Estado sujeita ao Direito Público; 1.2 Subordinado.
➢ 08/16/2014 Profa. Silvia Bertani ➢ Planejamento Tributário Empresarial.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
Transcrição da apresentação:

Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO 1. NOÇÕES GERAIS Clássica divisão oriunda do Direito Romano; A divisão é aceitável em face da identificação de interesses preponderantes ou dominantes; Normas de Direito Público assegurariam diretamente o interesse da sociedade e indiretamente dos particulares; DIVISÃO DO DIREITO EM PÚBLICO E PRIVADO

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO Regula as relações em que o Poder Público é parte; Rege a organização e atividade do Estado considerado em si mesmo, em relação com outro Estado e em suas relações com os particulares. 2. DIREITO PÚBLICO

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO 3.1. DIREITO PÚBLICO INTERNO a) Direito Constitucional *Regulamenta a estrutura básica do Estado; *Assegura a divisão de poderes: Poder Executivo – Legislativo – Judiciário; *Define funções e limites dos órgãos e relações entre governantes e governados. 3. RAMOS DO DIREITO PÚBLICO

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO *Regula os atos do Poder Executivo; *Disciplina a prestação dos serviços públicos e realização de obras públicas; *Define o conjunto de normas que regem a atividade estatal objetivando a consecução de fins sociais e políticos; Regula a administração dos bens públicos, poder de polícia, etc. b) b) Direito Administrativo

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO *Conjunto de normas que correspondem direta ou indiretamente à instituição (criação), arrecadação (como e quando pagar) e fiscalização de tributos (se estão sendo usados para os fins a que se determinam); *Tem fim regular a despesa e a receita do Estado. RECEITAS ORIGINÁRIAS: doações, legados e preços públicos. RECEITAS DERIVADAS: decorrentes da arrecadação tributária. c) c) Direito Tributário

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO * Tem fim regular a atividade do Poder Judiciário e dos que a ele requerem ou perante ele litigam. *Conjunto de normas correspondente à função estatal de distribuição da justiça. d) d) Direito Processual

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO *Conjunto de normas que definem crimes e contravenções, estabelecendo penas com as quais o Estado mantém a integridade da ordem jurídica. e) e) Direito Penal

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO *Conjunto de normas que regula relações entre empregador e empregado, abrangendo a organização do trabalho e da produção e a condição social do trabalhador. f) f) Direito do Trabalho

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO *Conjunto de normas que regula relações diretas e indiretas entre Estados e organismos internacionais. Internacional Público 3.2. DIREITO PÚBLICO EXTERNO a) Direito Internacional Público

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO *Regulamenta as relações do Estado com os cidadãos pertencentes a outros Estados, solucionando conflitos de leis no espaço. Internacional Privado b) Direito Internacional Privado

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO Regula as relações entre particulares, nas quais predomina de modo imediato o interesse de ordem privada. Rege a organização e atividade do Estado considerado em si mesmo, em relação com outro Estado e em suas relações com os particulares. 4. DIREITO PRIVADO

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO Regula as relações familiares, patrimoniais e obrigacionais que se formam entre os indivíduos enquanto membros da sociedade RAMOS DO DIREITO PRIVADO a) Direito Civil

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO Disciplina a atividade negocial do comerciante e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins econômicos, desde que habitual e dirigida a produção de resultados patrimoniais. b) Direito Comercial

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO Disciplina relações entre os produtores, distribuidores e comerciante e os particulares consumidores de seus produtos. Protege as relações de consumo. 5. DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS a) Direitos do Consumidor

Cursos de Administração e Economia RAMOS DO DIREITO Conjunto de normas protetivas do meio ambiente e do desenvolvimento sustentado em todos os aspectos. b) Direito Ambiental