VENTOSA/ SANGRIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOXABUSTÃO A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano. Figura 1: Aplicação de Moxa,
Advertisements

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
MOXABUSTÃO / VENTOSA/ SANGRIA
Doenças do sistema digestivo.
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
JOSE ORLEANS A MATOS MARA LUCI PICOLINI SIMONE BENDER
PROFESSORA SUZETE COLÓ ROSETTO
Terapia SHIATSU.
Unidade 1- SISTEMA URINÁRIO
Politraumatismo. Lesões de dois ou mais segmentos do corpo, que podem evoluir ao óbito em minutos. Causa mortis: Insuficência respiratória, lesões do.
DOENÇAS ALIMENTARES Profª Adriana S. Nagahashi 2015.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC);
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
ANATOMIA.
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a.
EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A VIBRAÇÕES. CONSEQÜÊNCIAS PARA A SAÚDE.
VÍRUS.
OPIÁCEOS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
“ Regulação nervosa e hormonal em animais “ 1. 2 REGULAÇÃO NOS SERES VIVOS.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Sustentabilidade e Desenvolvimento Projeto Irmã Dulce Um parceria:
Rotura Prematura de membranas ______________________
Nº 279 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 16/11 a 21/11/15)
Calorimetria John Física Disciplina Professor. (Unesp 2011) Uma bolsa térmica com 500 g de água à temperatura inicial de 60 ºC é empregada para tratamento.
DOENÇAS DA TIREOIDE e O PACIENTE IDOSO
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
Anatomia do Sistema Cardiovascular dos Animais Domésticos
Jordão José Ademar Juliana Coutinho Juliana Yoko
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
AULA TP3 Resolução de problemas de equilíbrio ácido- base aplicados a casos clínicos Faculdade de Medicina UC 2011/2012 Unidade Curricular de BIOQUÍMICA.
LESÕES MUSCULARES Profa. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
COCAÍNA E DERIVADOS – UM PROBLEMA MUNDIAL WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Ações da Talidomida Sedativa/Hipnótica Anti-inflamatória Moduladora da resposta imune Teratogênica.
Síndrome de Guillain- barré Doença que se desenvolve após a imunidade baixa, varias complicações, que atinge os membros inferiores periféricos.
ANATOMIA.
Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.
MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Unidade: Cie-Curitiba
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Enf:saray.
Distúrbios Circulatórios Parte II
Distúrbios Circulatórios Parte I
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
ANTI - INFLAMATÓRIOS AINES.
Acidente vascular cerebral (AVC)
GRAVIDEZ e EXERCÍCIO FÍSICO
Calor como ENERGIA O calor seria uma substância (um fluido), chamado CALÓRICO, FLOGISTO OU FLOGÍSTICO, que passaria de um corpo a outro!!
Hemorragia Enfª Roberta Almeida.
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
PREDNISONA Luany Mesquita – I1 Junho/2009. Classe: glicocorticóide síntético Composição: 5 ou 20mg de prednisona, lactose, amido de milho, polividona.
Higiene do Leite.
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
8.2 – Transmissão de Calor Site:
Os vírus. Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações.
Lesões Desportivas Cabeça e Tronco.
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
Dr. Ephraim Ferreira Medeiros Dra. Denise Harari Dra. Renata Ribeiro
Doenças Auto imunes Trabalho realizado por: Disciplina : Biologia
O CÂNCER BUCAL.
ELETROANALGESIA PROFUNDA
Transcrição da apresentação:

VENTOSA/ SANGRIA

SANGRIA Método que provoca sangramento de algumas gotas em pontos específicos dos Meridianos. Tem por finalidade promover a circulação de Qi e Xue estagnados, limpa Xie Qi dos Zang Fu. Técnica: Perfuração Única: Provoca-se um ponto sangrante com uma agulha ou sangrador, retira-se uma a duas gotas de sangue. Estes pontos são específicos de cada Meridiano. Esta técnica é utilizada para tratar amigdalite, tonsilite, furunculose, coma e AVC. Perfuração Múltipla: Provocam-se vários pontos sangrantes ou orifícios para drenagem de secreções no local patológico. É utilizada para o tratamento de erisipela, abcessos, bursites e todo e qualquer processo inflamatório. Associação com Ventosa: Provocam-se vários pontos sangrantes e sobre estes a ventosa com a finalidade de aumentar a quantidade de sangue retirado. Tempo de duração em média é de 1 a 5 minutos. É utilizada para o tratamento de quadros álgicos agudos. Instrumetal Utilizado: Sangrador descartável Martelo de 7 pontas Frequência de Aplicação: Em doenças agudas 1 vez ao dia durante 3 dias consecutivos, com a melhora do quadro passa-se ao intervalo de 1 vez a cada 3 dias. Em doenças crônicas 1 vez ao dia, cada 2 dias consecutivos, com a melhora do quadro passa-se ao intervalo de 1 vez por semana.

SANGRIA Indicações: Reduz a febre: atua diminuindo o calor em excesso produzido por fatores patogênicos exógenos e por excesso de Yang. Acalma a dor: a dor é produzida pela obstrução de um Canal de Energia. A sangria promove a desobstrução e a circulação do Qi e Xue melhorando o sintoma. Antiinflamatório: diminui o calor, edema e dor. Traumas: nos traumas ocorrem congestão de Qi e Xue nos Canais de Energia. Hipertensão: a sangria diminui o calor e acalma o Yang do Fígado. Coração: para a insuficiência cardíaca produzida por estagnação de Qi e Xue. A sangria diminui a volemia. Acalmar a asma: devido à congestão de Qi no Tórax a sangria ativa a circulação de Qi e Xue. Tranquilizante: casos de depressão, insônia e distúrbio maníaco. Urgências: perdas súbitas de consciência, coma, frio nos 4 membros, insolação, intoxicação por CO , vômitos, diarréias agudas e convulsões. Precauções: Explicar ao paciente a técnica antes de realizá-la. Esterilização rigorosa dos materiais utilizados. Assepsia do local a ser sangrado. Indispensável o uso de luvas de procedimento. Não sangrar pacientes com enfermidades hemorrágicas (hemofilia e hepatopatia). Não sangrar pacientes com anemia, hipotensão e debilidade geral. Não sangrar pacientes com varizes graves ou portadores de angioma (tumor benígno que atinge vasos sangüíneos).

SANGRIA INDICAÇÕES DE PONTOS Ting Shi Xuan Si Feng Ápice das orelhas Pontos Bei Shu Tai Yang P5 (Chize) CS5 (Waiguan) VB14 (Yangbai) VB30 (Huantiao) VG13 (Taodao) VG14 (Dazhui) VG26 (Renzhong) VC24 (Shengjiang) B49 (Zhibian) B54 (Weizhong)

VENTOSA Método que provoca hiperemia e até hemorragia subcutânea através de pressão negativa aplicada no interior de um recipiente colocado sobre a pele para que ocorra a troca gasosa, eliminando gases com toxinas e daí promover a Saúde. A pressão negativa suga a pele e provoca estase sangüínea local, estimulando o tecido ou as terminações nervosas locais e os pontos de acupuntura. Com o vácuo e a absorção da superfície da pele, os vasos capilares e os poros se abrem, as toxinas são retiradas, ocorre à troca gasosa com a oxigenação do sangue, a circulação sangüínea é ativada.

VENTOSA Ventosa: Consiste em uma cúpula oca que pode ser de vidro, bambú ou plástico acrílico. Características: Limpa os glóbulos vermelhos degenerados Aumenta o nível de cálcio no sangue Fortalece os vasos sangüíneos Ativa secreção hormonal Elimina a dor Reduz a febre Acelera a digestão Trata intoxicação por substâncias químicas, remédios e gases Combate a tosse Trata doenças dos Zang Fu Controla hipertensão e arteriosclerose Combate a alergia Mantém o pH do sangue numa faixa de acidez entre 7,2 a 7,5 aumentando a vida média dos glóbulos vermelhos.

VENTOSA TIPOS DE VENTOSA Existem 3 tipos de trabalho com Ventosa, são eles: Ventosa por Fogo => Coloca-se algodão embebido em álcool no interior do recipiente e acende-se o fogo, retira-se o algodão em chama e a seguir aplica-se a cúpula sobre a pele do paciente. Ventosa por Sucção => Utiliza-se aparelho com bomba manual ou elétrica para produzir pressão negativa no recipiente após este ser colocado sobre a área a ser tratada. TÉCNICA DE APLICAÇÃO DA VENTOSA Coloca-se a ventosa sobre a pele e retira-se rapidamente, repetindo o processo até a pele ficar avermelhada. Aplicar na pele e movimentar o recipiente vagarosamente para produzir hiperemia (deslizamento). Aplicar a ventosa na pele até esta ficar vermelha e congestionada. Aplicar até formar equimose (hemorragia subcutânea). Associar ventosa com sangria. Duração da Aplicação: Tempo médio de 5 a 10 minutos. Dependendo dos fatores de sensibilidade local, intensidade da sucção, espessura da pele e gravidade da doença, o tempo de aplicação poderá ser maior.

VENTOSA

VENTOSA Algumas Indicações: Entorse ou contusão de tecido mole Inflamação crônica de tecido mole Atrofia muscular Paralisia de nervos Lombalgias Distúrbios de peristaltismo intestinal Bronquite aguda ou crônica Asma Articulações dolorosas Reumatismo Formação de nódulos Diagnóstico pela Ventosa: A situação do paciente e a existência da doença podem ser estabelecidos com base na reação da pele durante o vácuo da ventosa. Após a aplicação da ventosa na área dorsal, no Meridiano da Bexiga, observam-se manchas que variam da cor laranja claro ao roxo. Quanto mais saudável a pessoa, mais fraca a coloração. Quanto mais intoxicado e doente, mais forte será a tonalidade, aparecem bolhas, a urina fica mais concentrada e com cheiro forte, além de levar mais tempo para desaparecer as manchas. Após 1 mês de aplicação contínua no mesmo local o fenômeno da coloração desaparece, isto indica que a cura está se processando.

VENTOSA Precauções: NÃO é aconselhável aplicar a ventosa em pacientes com febre alta, convulsão, doença alérgica tópica, edema, tendência a hemorragia, varizes, área abdominal, pélvica e lombar de mulheres grávidas. NÃO aplicar ventosa em áreas articulares onde a superfície seja muito lisa, área com pêlos ou onde a pele seja mole. Durante a aplicação da ventosa poderá haver formação de bolhas grandes, é aconselhável drenar o fluido com uma agulha esterilizada e aplicar violeta de genciana ou outro produto cicatrizante antes de cobrir o local. Regra Geral: Dor => Tempo maior de aplicação. Paralisia => Tempo menor de aplicação. Crônico => Tempo maior de aplicação. Agudo => Tempo menor de aplicação. Esterilização da Ventosa: Sempre após o uso da ventosa com sangria ou sem sangria, esta deverá ser esterilizada conforme abaixo: Vidro => Deverá ser lavado com bastante água e sabão, depois deixar de molho em água clorada, ou germicida líquido, ou utilizar o método de flambagem.