POLÍTICAS PÚBLICAS: As nossas cidades são uma malha política. A água que bebemos, o ar que respiramos, a segurança de nossas ruas, a dignidade de nossos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vantagens Comparativas; Globalização; Desigualdades.
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
PLANO DE GESTÃO.
Curso de Especialização em Assistência e Atenção Farmacêutica
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Políticas Públicas.
CIDADANIA PLANETÁRIA.
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
1 O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA DEMOCRÁTICA: PACTOS, AGENDAS etc.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Comportamento Organizacional
AÇÕES, CAMPANHAS E PROJETOS, DE ROTARACT
O Marxismo de Adam przeworski
DEFICIENTES E DIREITOS SOCIAIS.
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Governança e Desenvolvimento
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Revisão 2 b.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teorias Modernas de Gestão
Sociologia e sociologia e senso comum
Autoavaliação Institucional e a CPA
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
Karl Deutsch, Política e governo
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Pluralismo diversidade de interesses e de opiniões na sociedade presença de múltiplas associações voluntárias - participação não obrigatória → escolha.
História nas atuais propostas curriculares
A Psicologia ou as Psicologias
INCOMPARÁVEIS 12 TRADIÇÕES DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Formação, Cultura e Crítica para um Mundo em Mutação.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Psicologia e Saúde Pública
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
I Encontro da Família Vicentina da Região Centro-Oeste Brasília, 27 a 29 de março de 2015 Tema: “Audácia da Caridade como compromisso na Missão” / “A.
O que é política? Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Ciência do governo.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
1ª WEBQUEST Política Pública Prof. MSc. Paulo Mendes.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Coordenação executiva - Problemas de articulação versus
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Plano, Projeto e Programa FSV – Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Adm. e Planejamento em Serviço Social II Docente: Juliane Barroso.
CONTEXTO PROBLEMAS Necessidade de uma urgente e profunda reestruturação sindical frente aos novos objetivos do Mov. Sindical da A.L. 1. Ampliar a representatividade.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
SAÚDE PÚBLICA FACULDADE DE FARMÁCIA DO PLANALTO CENTRAL – FARMPLAC
Karl Deutsch, Política e governo
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS PÚBLICAS: As nossas cidades são uma malha política. A água que bebemos, o ar que respiramos, a segurança de nossas ruas, a dignidade de nossos pobres, a saúde de nossos velhos, a educação de nossos jovens e a esperança para nossos grupos minoritários tudo está em estreita ligação com as decisões políticas tomadas na Prefeitura, na Capital do Estado ou no Distrito Federal. Karl Deutsch, Política e governo

CONCEITOS BÁSICOS Quando procuramos definições sobre o conceito de “políticas públicas” encontramos no mínimo duas interpretações: - do ponto de vista acadêmico é um “campo” das Ciências Humanas, em particular da Ciência Política, que analisa o governo à luz de grandes questões públicas. - do ponto de vista das relações inter- institucionais é o conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos.

Muitas disciplinas estudam o tema As políticas públicas interferem na economia e nas sociedades, portanto devem levar em consideração as relações entre Estado, política, economia e sociedade. Por isso várias disciplinas (economia, ciência política, sociologia, antropologia, geografia, planejamento e gestão, relações internacionais e ciências sociais), partilham interesse comum na área.

A controvérsia em torno do conceito interesse público Pode-se entender por Políticas Públicas: o conjunto de decisões e ações de um governo para solucionar problemas que em um dado momento os cidadãos e o próprio governo de uma comunidade política consideram prioritários ou de interesse público [..].

As concepções elitista e pluralista do interesse público

concepção elitista os conflitos, as disputas e as divergências sobre valores são considerados supérfluos, artificiais, ilusórios ou mesmo indesejáveis e destrutivos. as políticas públicas são implementadas por agentes do governo que atuam em relação às pressões da sociedade civil.

Concepção pluralista Os indivíduos possuem não apenas atributos diferenciados (idade, sexo, religião, estado civil, renda, setor de atuação profissional etc.), mas também idéias, valores, interesses, aspirações diferentes e papéis sociais diversos a desempenhar no decorrer de sua vida.(sociedade aberta e participativa) Decorre, então, que os conflitos não constituem uma aberração, mas um aspecto normal e desejável, não apenas do jogo político como também de toda a vida social.

Concepção pluralista A tarefa dos dirigentes, portanto, não consiste em suprimir as divergências de opinião e os conflitos de interesse. Ao contrário, cabe-lhes basicamente assegurar que todos os interesses particulares (de indivíduos ou de grupos) possam se expressar, tentando apenas harmonizá-los com a preocupação da eqüidade. Sua função de dirigente é, enfim, essencialmente de tribuno e de árbitro.

Como são feitas? Depende do conceito de interesse público que os autores adotam....

Como e porque são alteradas Depende do grau de empoderamento da da sociedade, E do nível de organização social dos atores sociais interessados (terceiro setor)

Política Nacional de Meio Ambiente Conferência Nacional de Meio Ambiente Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA)

Políticas (definem o que) Programas e Projetos (como, quando, onde)