INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Palavra de Deus em palavras humanas
LEGALISMO X LIBERALISMO
Filosofia Professor Breno Cunha
GUIA BÁSICA PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA O Espírito e a Interpretação Bíblica.
VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Existe erro na Bíblia ?.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
Este é um texto teste para este slide.
Interpretando as Escrituras Sagradas
O livro mais importante do mundo
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
CURSO BÍBLICO.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
LIÇÃO 12 - EXORTAÇÕES GERAIS Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO.
Falácias.
LIVROS POÉTICOS SEMINÁRIO NOVA IGREJA BATISTA LIVROS POÉTIC OS MÓDULO 1 REVISÃO DE INTRODUÇÃO À BÍBLIA E INTRODUÇÃO AOS LIVROS POÉTICOS.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 – O Ano da Adoração PRESBITERIANISMO APLICADO Fundamentos Bíblicos da Fé Presbiteriana Rev. Marco Baumgratz Brasília, 2015.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
NATUREZA DA TEOLOGIA, 1 Teologia = ciência em que a razão do crente, guiada pela fé teologal, se esforça por compreender melhor os mistérios reve- lados.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
R. R. Soares (caso não haja movimento e música, favor apertar a tecla F5)
Jeremias, do começo ao fim
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
2 DE ABRIL DE 2016 O evangelho do Filho do Homem... pareceu-me também a mim conveniente descrevê- los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me.
A alma se lembra... Progressão Automática. Seja o que for que vocês se esqueceram acerca da alegria, da paz, do amor incondicional, e das bênçãos do.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
O Evangelho de Mateus. Companheiros de armas 08 “Disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando Ele, pelo caminho, nos falava, quando.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 8 De todos os lados somos pressionados,
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
 A Bíblia inteira nos foi dada como inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
A Pericorese Na Trindade.  o íntimo relacionamento das Pessoas Divinas  O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão numa contínua e eterna interrelação.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
EBD CONSOLIDAÇÃO 2016 – O Ano da Comunhão 2016, O ANO DA COMUNHÃO CONSOLIDAÇÃO.
01. O livro de Jeremias está repleto de símbolos. E a Bíblia, está carregada de simbologia? Deus trabalha com símbolos? Quais são as vantagens do seu.
O cristão cidadão Romanos Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades.
Texto- desconheço o autor Montagem de slide- Décio R. Lopes Ligue o som.
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Lição da Escola Sabatina 26 de Junho a 2 de Julho.
Historiador: o profissional que investiga o passado.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Transcrição da apresentação:

INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO

INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos. É um corolário da doutrina da inspiração, pois se a Bíblia possui origem divina, segue-se que ela não pode conter erros nos seus ensinos. Em tempos recentes, muitos têm reformulado essa doutrina por diferenciar inerrancia com infalibilidade.

A IMPORTANCIA DA INERRANCIA Importancia Teológica A origem divina da Bíblia requer que a Bíblia seja inerrante. Se Deus é onisciente, ele não pode conduzir o escritor a um erro. Se Deus é onipotente, ele é capaz de conduzir homens falíveis a escreverem infalivelmente. A inspiração logicalmente requer a inerrancia. A Bíblia tem origem divina. Deus não erra. Logo, a Bíblia não erra.

Importancia Histórica A igreja cristã tem tradicionalmente abraçado a inerrancia da Bíblia. Agostinho disse “Aprendi a render respeito e honra somente aos livros canônicos das sagradas escrituras: somente destes acredito firmemente que os autores estavam completamente livres de erro. [...] Se ficarmos perplexos com qualquer contradição aparente nas escrituras, não nos é permitido dizer: O autor deste livro está enganado; mas, antes, ou se trata de uma falha no manuscrito, ou a tradução é ruim, ou você não compreende o que está lendo” (Contra Faustus, 11.5). Sempre que a inerrancia foi abandonada, outras doutrinas também foram, como a deidade de Cristo ou a Trindade. Importancia Epistemológica Nós possuimos conhecimento proposicional vindo de duas fontes: ou da experiencia, ou da revelação. A experiencia nos diz o que podemos perceber, a revelação nos diz o que não podemos perceber. Se a Bíblia não é capaz de comunicar verdades percebidas pela experiencia, quem garante que ela será capaz de comunicar verdades que não podem ser percebidas pela experiencia? Esse é o motivo pelo qual quando se aceita que a Bíblia erra em verdades perceptíveis, como a história e a ciencia, a tendencia é também se aceitar que ela erra em matéria de doutrina.

INERRANCIA E OS FENOMENOS Questão: Qual é a natureza da inerrancia? Como podemos relacionar a inerrancia e os fenômenos? A Bíblia apresenta várias discrepâncias aparentes. Discrepâncias entre passagens paralelas. Discrepancias entre cronologias. A Bíblia apresenta imprecisões científicas. Afirma que o sol parou. Afirma que a terra possui quatro cantos. Como lidar com essas questões?

EXPLICANDO A INERRANCIA Definição de Erickson “A Bíblia, quando corretamente interpretada, à luz do do nível cultural e dos meios de comunicação desenvolvidos na época da escrita, e à luz dos propósitos para os quais foi dada, é completamente verdadeira em tudo o que afirma” (Erickson, pg 259)

Algumas Explicações 1) A inerrancia diz respeito ao que é afirmado, ao invés do que é relatado. 2) A fidedignidade deve ser julgada de acordo com o significado da época da afirmação. 3) A veracidade das afirmações bíblicas devem levar em conta os propósitos do autor. 4) É preciso se considerar o uso de linguagem fenomenológica. 5) Dificuldade de interpretação não é indício de erro.