SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - SUDAM Dr. Paulo Roberto Correia Superintendente Inocencio Renato Gasparim Diretor de Fundos, Incentivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CULTURA CREDIFÁCIL CULTURA FIXO/GIRO
Advertisements

Apresentação Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
Redução do IRPJ A QUEM SE DESTINA
23/03/2017 CRÉDITO PARA O TURISMO Janeiro
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Porto Alegre (RS), 27 de julho de 2011.
O Estado e o BNDES no apoio à
1 Política de Desenvolvimento Regional (PDR) Reunião com Secretários de Fazenda dos Estados 13 de junho de 2007.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Fundo de Desenvolvimento do Nordeste-
Incentivos Fiscais Recife, 28 de setembro de 2011.
ISENÇÃO DO AFRMM A QUEM SE DESTINA
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
PAC Mobilidade - Copa 2014 Operações Pró-Transporte
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
PLANOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS MACRORREGIÕES SOBRE ÁREA DE INFLUÊNCIA DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES NA AMAZÔNIA Comissão da Amazônia,
Fortaleza, 16 de outubro de 2009 Ministério da Integração Nacional A Indústria do Capital Empreendedor no Nordeste: Oportunidades e Desafios Fortaleza,
Competências e obrigações da SUDAM
FCO-EMPRESARIAL 2008 FINANCIAMENTO DE INVESTIMENTO FIXO, COM OU SEM CAPITAL DE GIRO ASSOCIADO, PARA IMPLANTAÇÃO, AMPLIAÇÃO, MODERNIZAÇÃO OU RELOCALIZAÇÃO.
. SOCIEDADE DE GARANTIA DE CRÉDITO SALVADOR - BAHIA 1° de Agosto de 2008.
DINHEIRO EM CAIXA, CRESCIMENTO À VISTA!
Apresentação  Criada em 2002 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em 2003, entrou em operação em É uma sociedade anônima de economia mista.
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene
Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
Suporte Financeiro para Cooperação com o Peru em TV Digital Apresentação realizada pelo Ministério das Comunicações com dados do BNDES.
LINHAS DE CRÉDITO PARA A SILVICULTURA OUTUBRO 2005 Guaíba Rogério Augusto de Wallau Vice-Presidente da CAIXARS SENAR/FARSUL-ARACRUZ.
Incentivos Fiscais na aréa de atuação da SUDENE
Recursos e Fontes de Financiamento
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
44ª Assembleia Nacional - ASSEMAE
Tipos de Operações de Crédito
Audiência Pública Câmara 08/Dez/2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Prof. Msc. Romina Paradizo Prof. Msc. Francisco Prancacio Carvalho.
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
XI Marcha dos Prefeitos
Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Newton de Lima Azevedo São Paulo, 02/03/07 WORKOUT ENERGY BUSINESS.
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
Indalécio Pacheco Coordenação-Geral de Incentivos e Benefícios Fiscais
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica 29/03/06 Juliana L. B. Viegas.
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
28 de agosto de 2014 Dir 5/Guilherme Lacerda Evento: Congresso Unimed.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
Relatório de Dados Secundários
1 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social CONDIÇÕES FINANCEIRAS – MODERFROTA Custo Final para o Cliente, incluindo a remuneração do Agente.
POWER FUTURE 2004 Fortaleza, 27 de abril de 2004
Ministério do Turismo 1 FINANCIAMENTO PARA O TURISMO Recife - Pernambuco Agosto, 2010.
Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais Fundos Regionais e Incentivos Fiscais no Nordeste.
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o.
Vitória – Uma Cidade Inteligente e Humana
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
O Apoio do BNDES ao Setor de Telecomunicações Roberto Zurli Machado Chefe do Departamento de Telecomunicações 30 de maio de 2003 Florianópolis Banco Nacional.
1 LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA PROINFA Brasília, 30 de março de 2003 Dilma Vana Rousseff Ministra de.
Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT 44 a Assembleia Geral Montevidéu – Uruguai Instrumentos e Técnicas para Medição e Análise dos.
FINALIDADE Apoiar investimentos em projetos de infraestrutura e serviços públicos e em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de.
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Tecnologia Assistiva: Avanços e Desafios Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica Arnaldo Lima Coordenador-Geral de Políticas Sociais Brasília,
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores & Defesa Sergio B. Varella Gomes Brasília, 14 mar 2006 Audiência Pública Câmara.
“O índice de cálculo para atualização monetária das dívidas dos Estados e Municípios” Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Direitos Humanos e.
Financiamento à Inovação em Rio Grande do Sul Abril/2013.
Balanço dos Fundos Regionais em 2014 e Perspectivas de Investimentos Brasília, 26 de março de 2015 Gilberto Occhi Ministro de Estado da Integração Nacional.
MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO E INCENTIVO AO CRÉDITO.
Transcrição da apresentação:

SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - SUDAM Dr. Paulo Roberto Correia Superintendente Inocencio Renato Gasparim Diretor de Fundos, Incentivos Fiscais e Atração de Investimentos

INCENTIVOS FISCAIS ADMINISTRADOS PELA SUDAM São instrumentos de promoção de investimentos que visam atrair e/ou manter empreendimentos na Amazônia, reduzindo custos, elevando o capital social e a competitividade das empresas, gerando trabalho, emprego, renda e desenvolvimento à economia regional.

OS INCENTIVOS FISCAIS: 1.Redução Fixa 75% do IRPJ; 2.Isenção do IRPJ – Programa de Inclusão Digital; 3.Reinvestimento 30% do IRPJ; 4.Isenção do Adicional Frete para Renovação da Marinha Mercante; 5.Depreciação Acelerada para Efeito de cálculo do IRPJ.

MODALIDADE DE PROJETOS Implantação; Ampliação; Modernização; Diversificação A QUE SE DESTINA: (Decreto nº 4.212/2002) I.Infraestrutura; II.turismo; III.agroindústria; IV.agricultura irrigada; V.indústria extrativa de minerais metálicos; VI.indústria de transformação; VII.eletro-eletrônica, mecatrônica... ; VIII.indústria de componentes (microeletrônica); IX.fabricação de embalagem e acondicionamentos; X.produtos farmacêuticos, farmoquímicos e medicamentos; XI.brinquedos; XII.produtos óticos; XIII.relógios.

HABILITAÇÃO DA EMPRESA MP /2001 – Portaria 283/2013 MIN. Empreendimentos situados na Amazônia Legal; Atividades enquadradas entre os setores prioritários definidos no Decreto nº 4.212/2002; Produção superior a 20% da capacidade real instalada; Apresentação de projeto técnico-econômico nas modalidades de Implantação, Diversificação, Ampliação ou Modernização; Estar adimplente com suas obrigações ( trabalhista, previdenciária, ambiental e etc ).

REINVESTIMENTO DO IRPJ Destinado à aquisição de máquinas e equipamentos.

METODOLOGIA DE CONCESSÃO - IF I.Análise documental; II.Análise do projeto técnico-econômico; III.Vistoria técnica ao empreendimento; IV.Emissão de Parecer conclusivo / CGIF; V.Aprovação do projeto pela Diretoria Colegiada da SUDAM (média de 60 dias); VI.E VI.Emissão de Laudos Constitutivos e Declarações.

FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA O FDA é um incentivo financeiro que visa atrair investimentos para a Amazônia através do financiamento de projetos privados, com o intuito de destinar recursos e estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico da região.

MODALIDADE DE PROJETOS Implantação; Ampliação; Modernização; Diversificação. A QUE SE DESTINA: Infraestrutura e estruturante; Setores Tradicionais / Indústria Transformação; Setores com ênfase na inovação tecnológica; Turismo e Hotelaria.

HABILITAÇÃO DA EMPRESA REQUERENTE Empreendimentos situados na Amazônia Legal; Atividades enquadradas entre as prioridades do FDA definidas na Portaria nº 299/2014-MI ; Apresentar Consulta Prévia, de acordo com o regulamento do FDA; Estar adimplente com suas obrigações ( trabalhista, previdenciária, ambiental e etc. ).

LIMITES DE FINANCIAMENTO - FDA Localização Setores da Economia InfraestruturaServiço PúblicoEstruturador Outros Setores Áreas Prioritárias60% 55%50% Demais áreas50% 45%40% Prazo de Amortização 20 anos12 anos Carência 1 ano (após entrada em operação do empreendimento) Recurso PróprioNo mínimo 20% Taxa efetiva de Juros* 7,5% à 9,0% a.a. *De acordo com o tipo de projeto e localização

METODOLOGIA DE ANÁLISE - FDA I.Análise documental; II.Análise da Consulta Prévia (30 dias); III.Aprovação da Consulta Prévia pela DC; IV.Emissão do Termo de Enquadramento (válido por 120 dias); V.Apresentar o Projeto ao Agente Operador (Banco da Amazônia, CEF e BB); VI.SUDAM a VI.SUDAM autoriza participação do FDA no projeto aprovado pelo Agente Operador (30 dias); VII.SUDAM a VII.SUDAM aprova as liberações para os projetos, de acordo com o cronograma do projeto.

Obrigado pela atenção. Contato: Fone: (91)