Revisão de Iniciativas de Gestão de Indicadores CTI Plataforma Indicadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
É importante para o Bradesco
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
UNICAMP- Faculdade de Engenharia Química Especialização em Gestão da Produção Sistema de Informação e Tecnologia- FEQ 0411 Juliana Sannomya TRABALHO 7.
Banco de dados público –
Para a Biblioteca Nativa - Gestão de Biblioteca Padrão SQL / BROWSER
A experiência de elaboração do IDB Nacional
Empresa Privada – Grandes empresas
Tópicos Avançados de SI
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Reconhecida como a mais sólida empresa de representação do Brasil, o Grupo Pereira de Souza vem ampliando sua rede de relacionamento com o mercado publicitário.
Acervo TV Escola on-line
Gerenciamento e Supervisão Técnica de Perícias Médicas
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
Apresentação das propostas
Administração de Sistemas de Informação Banco de Dados
S ISTEMA O DIN Egio Arruda Junior. S ISTEMA O DIN - I NTRODUÇÃO Requisitos; Visão Geral; Visão Cliente; Visão Servidor; Instanciando o Odin; Discussão.
TRABALHO 10 CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO
2007Paulo Xavier, Eduardo Ramos Ouvidoria, Gestão do Conhecimento e Suporte à Decisão Paulo Xavier Eduardo Ramos.
Gestão dos Recursos de Impressão
Automação da sua equipe de vendas. Controle em tempo real.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
TUTORIAL. Acervo digital de obras de referência (dicionários e enciclopédias) com acesso ao texto completo e busca textual. Contempla diversas áreas do.
Administração de Sistema Operacional de Rede WindowsServer-2003 WindowsServer-2003 Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Princípios do SCO.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Alexandre Boteguim Diogo Olivares Túllio Iazetta.
Apresentação do Sistema
Gestão dos Recursos de Impressão
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
PROJETO DE BANCO DE DADOS E SIG PARA PREFEITURAS
Professor: Márcio Amador
 Estatísticos Fernando e Amauri.  Ex-colaboradores da CPFL.  Curva de Carga, Previsão de Demanda e Gestão de Mercado.  PhD. Miguel Taube.  Modelagem.
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
Apresentação do Sistema
ACESSO DATAPONTO ACADEMIA
Antecedentes da padronização Antecedentes da padronização Enfoque da Produção de Estatísticas Enfoque da Produção de Estatísticas.
COMPERJ Tecgraf © Tecgraf Centro de Informações COMPERJ.
SUPER TINTAS SÃO JOSÉ Equipe: Ana Paula Antunes Diego Muller Pereira
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 10 – Gerenciamento das relações com o Cliente (CRM) – Spoletto Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Luiz Felipe Oliveira – SUNMP/MPACL
Atuação dos agentes de Controle Social
Certificação e Auditoria
COMUNICAÇÃO Novas Ferramentas de Gestão Palestrante: Eng. Fernando Ferreira.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Sistema de controle de Sindicato
Professora: Kelly de Paula Cunha
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Soluções para universidades corporativas
Fique Sabendo 2011 Cadastro dos Municípios Participantes.
SISTEL Perfil de utilização (Ponto Focal/Gestor) 11/05/2015.
Service Relationship Management: do foco no usuário ao atendimento integrado em redes sociais.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Treinamento CMS Plone Criação de Páginas Pessoais Guilherme Luiz Frufrek
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
Comissão Senado do Futuro 7 / 12 / (61) ✉ O que é o Programa e-Cidadania?
Transcrição da apresentação:

Revisão de Iniciativas de Gestão de Indicadores CTI Plataforma Indicadores

Iniciativa: IpeaData Nome completo: IpeaData País: Brasil Instituição gestora: Ipea-Rio (Grupo gestor do IpeaData) URL:

Plataforma tecnológica Todos os dados e metadados de cada série são mantidos em um banco SQL. Há uma interface entre esse banco SQL e os usuários (o site Ipeadata, que denominamos "módulo consulta") e outra interface usada pela equipe do Ipeadata para gerenciar o banco (o "módulo gerente" do Ipeadata). Ambas interfaces são ambientes web. O módulo gerente atualmente usado foi desenvolvido na plataforma.NET. Encontra-se em testes um módulo consulta desenvolvido nessa mesma plataforma e que irá substituir o que está hoje no ar, desenvolvido em Delphi. No caso das séries Macroeconômicas, os arquivos de dados e metadados que alimentam o banco por meio do módulo gerente são preparados pela equipe no Troll. No caso das séries Regionais e Sociais, os arquivos são preparados pela equipe no SAS.

Organização Módulo gerente (aplicativo web) Arquivos macro- econômicos TROLL SQL Server Módulo consulta (aplicativo Web) Arquivos regionais e sociais SAS

1) Como é feita a gestão do referencial conceitual dos indicadores? Há fichas de qualificação de indicadores? - Ao ser tabulado, o indicador apresenta uma ficha simplificada no cabeçalho - Além disso, há arquivos de metadados, dicionários de conceitos, notas técnicas, dentre outras informações para o usuário. Quais atributos? Ficha de qualificação: nome do indicador; periodicidade; fonte; unidade; comentário

2) Como é feita a captação dos dados dos indicadores? Indicadores estão organizados em três grandes módulos: Macroeconômico Social Regional Cada módulo possui indicadores com fontes e conceituação externa; com fontes e conceituação interna (Ipea); com fontes externas e conceituação interna. Os indicadores são calculados ou captados periodicamente de acordo com a periodicidade da fonte e com o calendário de divulgação do IpeaData

Sobre os módulos O módulo Macroeconômico apresenta séries temporais e exibe, além dos dados e principais metadados de cada indicador, um gráfico de sua evolução no tempo em formato apropriado para cópia e reprodução em editores de texto. Oferece ainda uma “calculadora” para operações on line, como mudança de periodicidade, mudança de base, deflacionamento (quando pertinente), variações percentuais, logaritmos e médias móveis. Os módulos Regional e Social distinguem-se pela temática, mas ambos oferecem séries desagregadas espacialmente em diversos níveis subnacionais: regiões (macro, meso e micro), estados, municípios, bacias hidrográficas e áreas mínimas comparáveis (AMCs). Permite-se a exibição de cartogramas com a abrangência geográfica selecionada pelo usuário em formato apropriado para cópia e reprodução em editores de texto. Em todos os módulos, o usuário tem a opção de exportar para xls e csv as séries de dados selecionadas, acompanhadas de seus principais metadados (além dos metadados que são exibidos, há vários outros também armazenados no banco para uso da equipe).

3) Como é feita a certificação da qualidade dos indicadores? Processo de discussão interno ao Ipea, coordenado pela equipe do IpeaData. O feedback externo de usuários: Contínuo. Individuais: (i) frequentes telefonemas e mensagens dirigidas aos s pessoais da equipe; (ii) principal canal de comunicação: o Fale Conosco por onde chegam diariamente dúvidas, elogios, críticas e sugestões. Esses se revertem em ajustes ou ampliações do site, atendendo a demandas individuais de pesquisadores, jornalistas, estudantes, gestores públicos e privados do Brasil e do Institucionais: feedback de usuários institucionais que encaminham pedidos, sugestões ou propõem acordos de cooperação. Entre as demandas institucionais mais recentes, destaca-se a da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, que recebe uma seleção de dados e metadados do Ipeadata transferidos diariamente para alimentar seu próprio banco de dados.

4) Como é feita a disseminação dos indicadores? Por meio da URL própria Em apresentações feitas sobre o Ipea Em apresentações feitas pela equipe do IpeaData Por usuários externos: IpeaData como fonte em apresentações institucionais (governamentais ou não) IpeaData como referência em trabalhos e publicações acadêmicas IpeaData como banco de gestão de indicadores para políticas públicas Por meio de consultas ao FaleConosco A cada mês, em média, são feitas cerca de 111 mil consultas a séries, através de aproximadamente 38 mil acessos de usuários ao site.