ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016

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Transcrição da apresentação:

ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016 TIPOS DE COERÊNCIA: FATORES DE COERÊNCIA TEMA: ARTICULAÇÃO SEMÂNTICA

Tipos de coerência que podemos estabelecer entre os segmentos da mensagem: Coerência Textual O conceito de coerência refere-se ao nexo entre ideias, acontecimentos, circunstâncias. A coerência textual é a relação existente entre as partes do texto, é o vínculo entre as ideias expostas nele, essa é responsável pela percepção de sentido. Para julgarmos um texto coerente ou não devemos levar em consideração o contexto, pois esse determina a plena interpretação, deve-se levar em conta a intenção comunicativa, bem como os objetivos, destinatário e regras socioculturais. A coerência está relacionada ao conteúdo veiculado em um texto. Um texto pode ser incoerente em ou para determinada situação se seu autor não consegue inferir um sentido ou uma ideia através da articulação de suas frases e parágrafos e por meio de recursos linguísticos (pontuação, vocabulário, etc.).

A coerência textual é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. A coerência de um texto inclui fatores como o conhecimento que o produtor e o receptor têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento que esses têm da língua que usam e intertextualidade. Pode-se concluir que texto coerente é aquele do qual é possível estabelecer sentido; é entendido como um princípio de interpretabilidade. Exemplos: “As crianças estão morrendo de fome por causa da riqueza do país.” “Adoro sanduíche porque engorda.”

Ao ler uma frase como "No verão passado, quando estivemos na capital do Ceará Fortaleza, não pudemos aproveitar a praia, pois o frio era tanto que chegou a nevar", percebemos que ela é incoerente em decorrência da incompatibilidade entre um conhecimento prévio que temos da realizada com o que se relata. Sabemos que, considerando uma realidade "normal", em Fortaleza não neva (ainda mais no verão!).

2. Coerência semântica A Coerência semântica é estabelecida entre os significados dos elementos do texto através de uma relação possível. Tomemos o seguinte exemplo: (1) A casa que desejo comprar é bastante jovem . Essa frase seria incoerente do ponto de vista do que significa a palavra jovem . Embora tenha o sentido de coisa nova, só é empregada para caracterizar seres humanos e não seres inanimados, como é o caso de casa. Para essa caracterização teríamos nova. Com tais ideias: Nosso time ganhou a competição / tinha bons jogadores , uma decorre da outra, ou seja, o fato de nosso time ter ganhado a competição é coerente com o fato de ter bons jogadores, portanto, seria mais adequado pois, porque... para mostrar a ligação das ideias estabelecendo sentido.

3. Coerência estilística A Coerência estilística é a utilização de linguagem adequada às possíveis variações do contexto. Imagine iniciar uma fala, em um contexto formal, com palavras mais elaboradas e depois misturar com uma forma de linguagem bem popular, com gírias. Essa incoerência não poderia parecer inclusive uma brincadeira de utilização da linguagem, não acha ?

4. Coerência pragmática Podemos dizer que esse tipo de coerência é verificado através do conhecimento que possuímos da realidade sociocultural, que inclui também um comportamento adequado às conversações. Duas pessoas conversando em uma festa: Você viu com quem o Paulo chegou ? Quero mais um pedaço de torta de amoras silvestres.

A coerência é resultante da não contradição entre os diversos segmentos textuais que devem estar encadeados logicamente. Cada segmento textual é pressuposto do segmento seguinte, que por sua vez será pressuposto para o que lhe estender, formando assim uma cadeia em que todos eles estejam concatenados harmonicamente. Quando há quebra nessa concatenação, ou quando um segmento atual está em contradição com um anterior, perde-se a coerência textual. A coerência é também resultante da adequação do que se diz ao contexto extra verbal, ou seja, àquilo o que o texto faz referência, que precisa ser conhecido pelo receptor.