TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Advertisements

PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS
II seminário internacional do agronegócio
A Globalização.
O Comércio Internacional de Bens e Serviços
A Circulação da Mercadoria
A economia Global.
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Revisão 3° EM – Abril de 2014.
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
Origens e bases do mundo global.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Energia – o Mercado das Infra-estruturas Lisboa, 29 de Fevereiro de 2012.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
CT&I e a Geração de Riqueza “O Ambiente de apoio a P&D” Lynaldo Cavalcanti Albuquerque Secretário Executivo ABIPTI
João- Nº5 Nikhil – Nº13 Núria – Nº15 Sérgio – Nº20 9ºC.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Rio + 20:As questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas ; verdade inconvenientes VISITANTES 190 PAÍSES ONG`s RIO +20.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
O BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL. As relações internacionais do Brasil ocorre: * com outros países * organismos internacionais * baseado na Constituição.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
1 Energia Elétrica Alguns comentários Energia Elétrica Alguns comentários Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e social 4 de agosto de 2004.
DIRETORIA TÉCNICA Assessoria de Informações Gerenciais.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
PAÍSES PRODUTORES E EXPORTADORES DE PETRÓLEO (OPEP)
INTCEX 2.4 IMPORTAÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS IMPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Operação do comércio internacional entre países que envolve a ENTRADA DE MERCADORIAS.
Diversidades regionais da Europa
RELATÓRIO DE INFLAÇÃO Setor Externo ( 대외 부분 ) 브라질 학과 김지수.
Agricultura e desenvolvimento Aula 8 Agricultura e Desenvolvimento no Brasil.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
INTCEX 2. INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR FMI O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
RECUPERAÇÃO ANUAL A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA 2º BIMESTRE Desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte. Uma das consequências Aumento dos FLUXOS.
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Grupo dos Sete (G-7) Países membros: EUA, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França. Pais líder: Estados Unidos. Superfície terrestre total:
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Designação do projeto | Projetos Individuais - Internacionalização Código do projeto | LISBOA FEDER Objetivo principal| OT3 - Reforçar a.
Transcrição da apresentação:

TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes

Fluxos de Bens e Serviços FLUXOS BENSSERVIÇOS

Fluxo de bens e serviços Globalização dos mercados e internacionalização de empresas O desenvolvimento de novas tecnologias que permitam a descentralização produtiva, as economias de escala e a redução do fator trabalho nos processos produtivos; Acordos internacionais sobre a liberdade de movimentos de mercadorias e serviços e a integração, expansão e desregulação dos mercados internacionais de capitais; O desenvolvimento de novas tecnologias que permitam a descentralização produtiva, as economias de escala e a redução do fator trabalho nos processos produtivos; Os processos de integração económica e a expansão das empresas transnacionais; FATORESFATORES

MAIOR MENOR EXPORTADORES Alemanha China EUA Japão Canadá Bélgica Reino Unido Itália IMPORTADORES MAIORMENOR EUA Alemanha China Japão Canadá Bélgica Países Baixos Itália Conclui-se : O comércio internacional de mercadorias ocorre entre países desenvolvidos; Nos 10 países com maior volume de comércio internacional, 6 países da EU ocupam uma posição de destaque; Os EUA e o Japão ocupam uma posição cimeira no ranking mundial de exportações de mercadorias; A China aparece no mercado internacional de mercadorias numa posição de destaque;

Europa Ocidental apresenta o maior volume de exportações e importações de produtos agrícolas; Continente Africano – Exporta Matéria Prima; Causas: Domina sobretudo o sector da agricultura; Países menos industrializados; Europa Ocidental- Importa porque são países industrializados;

A Europa ocidental apresenta o maior volume de importações de produtos de indústria extrativa; Produtos minerais (metálicos e não metálicos) e energéticos;

OMC GATS REGRAS GERAIS LISTAS CLASSIFICAR OS SERVIÇOS Serviços comerciais (auditoria,computação, investigação, imobiliário, leasing…) Outros serviços Serviços de transporte Serviços recreativos, culturais e desportivos

A comercialização internacional de cada um destes tipos de serviços pode ser feita segundo quatro modalidades: Fornecimento transfronteiriço- serviços fornecidos de um país para outro. Consumo no estrangeiro- consumidores de um país utilizam um serviço no estrangeiro. Presença comercial- uma sociedade de um país cria filiais ou sucursais para fornecer serviços no estrangeiro. Movimento de pessoas- pessoas provenientes de um país fornecem serviços num outro.