Áreas “gémeas” de Competências-Chave:

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Transcrição da apresentação:

Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Áreas “gémeas” de Competências-Chave: 7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência:

Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Núcleo Gerador:

Competência da área de STC Competência da área de CLC Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto privado ( DR1 ) Construção e Arquitectura Associar conceitos de construção e arquitectura à integração social e à melhoria do bem-estar individual. Participar no processo de planeamento e construção de edifícios, recorrendo a terminologias próprias e procurando garantir condições para as práticas de lazer.

Exemplos de evidências da área de STC Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto privado ( DR1) Construção e Arquitectura - Reflectir sobre os espaços funcionais dos alojamentos das famílias e sobre os aspectos relacionados com o bem-estar; Explorar diferentes tecnologias utilizadas nos materiais de construção (tintas anti-fungos, isolamento, tipos de canalização, etc.); Relacionar as propriedades de um material com a sua utilização na fabricação de elementos estruturais(betão, tintas, isolantes,…). Reconhecer que uma habitação/espaço habitacional deve incluir, condições que contribuem para uma maior qualidade de vida (espaços de lazer) e a sua importância; Utilizar correctamente termos específicos da construção e da arquitectura (alvará, hipoteca, betão, viga, área, etc.); Relatar uma situação de comunicação com operários/ técnicos no caso de uma reclamação, pedido de esclarecimento, alteração de uma obra, etc.

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Temas Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto profissional ( DR2) Ruralidade e Urbanidade Promover a qualidade de vida através da harmonização territorial em modelos de desenvolvimento rural ou urbano. Intervir em contextos profissionais considerando a ruralidade ou urbanidade que os envolvem e procurando retirar daí benefícios para a integração socio-profissional.

Exemplos de evidências da área de STC Contexto profissional Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Temas Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto profissional ( DR2) Ruralidade e Urbanidade Identificar profissões do meio rural ou urbano tendo em conta a procura de melhores condições de vida; Reflectir sobre a exploração dos recursos naturais ( meio rural) ou sobre os locais de grande comercialização e consumo (meio urbano); - Referir quais os avanços da ciência que provocam a procura de meios rurais ou urbanos. Explicar de que forma o crescente interesse pelo restauro do património rural e urbano constitui novas oportunidades de trabalho (reconstrução centro histórico, aproveitamento de um edifício para criação de um museu,…); Reflectir sobre a necessidade de preservar regionalismos, sotaques e gírias profissionais; Reconhecer a importância de preservar o património rural e urbano, enquanto herança cultural.

Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto institucional ( DR3) Administração, Segurança e Território Mobilizar informação sobre o papel das diferentes instituições no âmbito da administração, segurança e território. Identificar sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados.

Exemplos de evidências da área de STC Contexto institucional Apresentação do Referencial de Competências - Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto institucional ( DR3) AdministraçãoSegurança e Território Conhecer algumas instituições que regulam o sistema – rodoviário, fluvial/marítimo, ferroviário / aeroportuário; Compreender como diferentes instituições têm poderes e modos de regulação distintos; Conhecer algumas técnicas associadas à vigilância, sinalização e segurança; Conhecer diferentes soluções para a regulação de fluxos de tráfego. Explicar como as diferentes redes de equipamentos culturais (teatros, museus, bibliotecas, etc) podem interferir no ordenamento territorial; Saber descodificar a informação dada aos cidadãos em matéria de administração do território (PDM, mapas, legislação…); Saber actuar de acordo com a informação dada pelo Estado (Governo, Autarquias…) em matéria de Administração do território (Diário da República, jornal, TV, rádio,…).

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto macro-estrutural (DR4) Mobilidades Locais e Globais Reconhecer diferentes formas de mobilidade territorial – local e global – e a sua evolução. Relacionar mobilidades e fluxos migratórios com a disseminação de patrimónios linguísticos e culturais e os seus impactos.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos de evidências da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto macro-estrutural (DR4) Mobilidades Locais e Globais Conhecer fluxos migratórios verificados em Portugal (séc. XX) – emigração para a Europa, imigração dos PALOP, Brasil, da Europa de Leste, migrações internas e relacionar estes fluxos migratórios com as oportunidades económicas, políticas e culturais; Conhecer os meios de transporte utilizados nas migrações ao longo dos tempos e relacionar a evolução dos meios de transporte com a migração; Reconhecer algumas etnias e relacionar as suas migrações com dinâmicas do ecossistema. Referir causas das migrações, relacionando o multiculturalismo com as novas ofertas culturais (mistura de culturas); Defender o património linguístico português no mundo, compreendendo a sua importância histórica e cultural; Reflectir sobre a importância da língua para o funcionamento das sociedades e para a integração social das pessoas de diferentes origens.