Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Advertisements

IDG (indicadores de desempenho gerencial)  Informações relativas a todos os esforços de gestão da empresa,  Esforços com influência positiva (redução.
SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO ESTADO DO PARÁ.
A ESTRUTURA DO SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS (Cont.): AS TRUs Sílvia Helena G. de Miranda LES-ESALQ LES 200 – Contabilidade Social Setembro 2015.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
PINTEC 2003 Data 17/11/05. PRINCIPAIS ESTATÍSTICAS DE C&T P&D Inovação Tecnológica Balança de Pagamentos Tecnológicos Recursos Humanos em C&T Patentes.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
23ª Encontro do GIFC Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar Goiânia-GO, 17 de setembro de 2015.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
REINTEGRA Audiência Pública Câmara de Deputados 19 de Novembro de 2013.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Tema: SUFRAMA Zona Franca de Manaus e Áreas de Livre Comércio.
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
OS ASPECTOS LEGAIS E PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA.
Empresa SEMEQ. Área de Atuação A SEMEQ atua no seguimento de manutenção preditiva com as técnicas: Análise de Vibração Análise de Vibração Análise de.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
FÁBRICAS Agroquímicos Materiais de Construção Máquinas e Implementos Transportadores Postos de Distribuição Fumicultores Usinas de Processamento Exportação.
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de interruptores e sensores de toques. Inventor: Luciano Schabatura.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Assuntos Finais Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra (Jan / 2011)
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
ACORDO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ---- A POSIÇÃO DA ABINEE.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
A indústria contemporânea brasileira
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
O Fluxo Circular da Renda e as interconexões na economia
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
INTCEX 2.4 IMPORTAÇÃO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS IMPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Operação do comércio internacional entre países que envolve a ENTRADA DE MERCADORIAS.
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
Canais de Distribuição
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
MINISTÉRIO DO TRABALHO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados Audiência Pública Impacto econômico.
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
PAS-AUTO.  Marcos Junior  João Barbosa  Breno Zanon  Paulo  Patrick Fagundes  Hugo Silva  Jose Carlos Integrantes:
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Transcrição da apresentação:

Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia Elétrica Automação Industrial Prof. Dennis Brandão

O que é automação industrial. Como está a indústria brasileira O que é automação industrial? Como está a indústria brasileira? Conseguimos desenvolver e exportar tecnologia? E o nosso setor eletro-eletrônico? Como anda? Será que o mercado de trabalho estará bom quando eu me formar? Vou conseguir trabalhar com o que eu gosto?

Automação industrial Termo lançado na década de 1960, que hoje indica qualquer sistema, apoiado em tecnologia mecânica, elétrica, eletrônica, pneumática, hidráulica ou de computação, que substitua o trabalho humano e que vise controlar ou monitorar as unidades ou linhas de produção das indústrias. Evita esforços manuais e/ou repetitivos. Afasta o homem de lugares e operações perigosas. Permite a fabricação com alto nível de qualidade, produtividade. Possibilita a fabricação de peças impossíveis pelo trabalho manual.

CONTINUIDADE OPERACIONAL Principais metas SEGURANÇA CONTINUIDADE OPERACIONAL ECONOMIA

Classificação Tradicional do Setor Industrial a) Indústrias de base: produzem bens que dão a base para o funcionamento de outras indústrias, ou seja, as chamadas matérias primas industriais ou insumos industriais, como o aço. b) Indústrias de bens de capital ou intermediárias: produzem equipamentos necessários para o funcionamento de outras indústrias, como as de máquinas. c) Indústrias de bens de consumo: produzem bens para o consumidor final, ou população comum, elas subdividem-se em: c.1) Bens duráveis: produzem bens para consumo a longo prazo, como automóveis. c.2) Bens não duráveis: produzem bens para consumo em geral imediato, como as de alimentos.

Classificação Brasileira do Setor Industrial Comissão Nacional de Classificação – Concla (IBGE): Modelo: Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE (1994) é a classificação oficialmente adotada pelo Sistema Estatístico Nacional. NOME NÍVEL NRO. DE AGRUPAMENTOS Seção Primeiro 17 Divisão Segundo 59 Grupo Terceiro 223 Classe Quarto 581 A CNAE é derivada da classificação internacional

Seção Denominação A Agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal B Pesca C Indústrias extrativas D Indústrias de transformação E Produção e distribuição de eletricidade, gás e água F Construção G Comércio; reparação de veículos automotores, objetos pessoais e domésticos H Alojamento e alimentação I Transporte, armazenagem e comunicações J Intermediação financeira K Atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas L Administração pública M Educação N Saúde e serviços sociais O Outros serviços coletivos, sociais e pessoais P Serviços domésticos Q Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais

Classificação pelo ponto de vista da automação Do ponto de vista de aplicações da automação, independentemente do setor produtivo em que opera a indústria, os processos industriais se dividem em: - Manufatura, - Processos Contínuos.