ETwinning É uma iniciativa destinada à colaboração entre escolas, usando a Internet, com escolas parceiras de outros países europeus. ETwinning é a principal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A utilização de projectos eTwinning como ferramenta para o ensino das Ciências Alexandre Costa – 30/06/2008.
Advertisements

SITE ANALISADO.
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Nome do Município data Uma educação básica de qualidade para todos é condição para o desenvolvimento do País A educação é compromisso de todos nós -
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Bom Dia Projecto de Acompanhamento Pedagógico de Internet
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
EUROPA Encontro Nacional eTwinning eTwinning no Ensino Básico
A comunidade de escolas da Europa. eTwinning?? Nem imagina a revolução que esta nova forma de trabalho provocou na minha prática pedagógica. Cresci mais.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
U4energy - O Desafio da escola Europeia U4energy – O Desafio da escola Europeia.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
O Uso Pedagógico do Blog
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
Bases de Dados da exploração à construção Sessão de trabalho no Agrupamento de Ribamar 28 Junho 2006.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
O Papel do Monitor.
Formas de Interação.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
, Chats E Videoconferência
Campanha eTwinning da Primavera Registe-se no Quadro de Bordo.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Introdução à Educação à distância
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Coimbra 20 e 21 de junho. A comunidade de escolas da Europa.
O que mudou no eTwinning?. O espírito de comunidade. O trabalho colaborativo. O trabalho de equipa. A disponibilidade. O espírito de partilha. A vontade.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
ÁREA PROJECTO.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
| Portal eTwinning >>>>>> P ASSO A PASSO ETWINNING : DA PLANIFICAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO Teresa Lacerda Agrupamento de Escolas de Póvoa de.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
A apresentação desenrola-se automaticamente, mas se desejar “apressar” algum diapositivo basta “clicar” com o rato numa qualquer área da apresentação.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
COOL GOAL P ROJETO E RASMUS + COOL GOAL (Collaborative Outdoor Learning / Go out and learn) Aprendizagem colaborativa ao ar livre / sai e aprende)
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Inscrição na Plataforma Plataforma Moodle. A facilidade de utilização, a versatilidade e interactividade fazem da plataforma um espaço de trabalho privilegiado,
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
EXPLORAR … Aceder ao portal!
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
A construção de um Plano de Aprendizagens - II [KALANTZIS, Mary & Bill Cope (2005) Learning by Design, Melbourne: Common Ground Publishing] APRENDIZAGEM.
VESCO Modelo de negócio.. Segmento de clientes.  Nosso público alvo são estudantes que desejam cursar faculdade ou a quem quer prestar concurso público,
Transcrição da apresentação:

ETwinning É uma iniciativa destinada à colaboração entre escolas, usando a Internet, com escolas parceiras de outros países europeus. ETwinning é a principal acção do Programa eLearning da União Europeia. Promove a colaboração educativa na Europa, através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), disponibilizando apoio, ferramentas e serviços, de forma a facilitar as parcerias de curta ou longa duração e em qualquer área disciplinar.

Registei-me para eTwinning. E agora? Uma vez registados, muitos professores têm dúvidas sobre o que fazer depois. Esta é uma curta apresentação sobre os passos seguintes a realizar para iniciarem uma geminação electrónica.

Por que participar? Conheça eTwinning e as suas vantagens. Para colaborar com colegas de outros países europeus eTwinning, colaboração entre escolas na Europa, que usam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver uma actividade pedagógica relevante. Conheça eTwinning e o que significa. Encontre respostas para as suas questões nas Perguntas frequentes (FAQs) ou contacte a equipa europeia de apoio pedagógico ou o seu Serviço de Apoio Nacional.

Conheça eTwinning e as suas vantagens. Para descobrir, inovar, motivar e partilhar Por toda a Europa, realizam-se actividades e eventos eTwinning ao longo do ano. Se precisa de inspiração para um tema ou um projecto, conheça a secção Ideias.Ideias Para ajuda no desenvolvimento de um projecto ou no uso das ferramentas eTwinning, dê uma vista de olhos pela secção Apoio pedagógico e Ferramentas.Apoio pedagógico e Ferramentas

O que pensa um professor acerca de eTwinning: “Considero que eTwinning permite uma mudança na forma de trabalhar na sala de aula tradicional e contribui para a inovação pedagógica. eTwinning tem proporcionado à escola um desenvolvimento dos contactos europeus e uma abertura ao mundo que nos rodeia”,

O que fazer para registar a sua escola. É preciso registar-se para iniciar um projecto e ter acesso às ferramentas eTwinning.registar-se Quando um professor se regista, fornece informação sobre si e sobre a escola, assim como sobre as suas preferências de geminação por disciplina(s), língua(s) e países. Também descreve a sua ideia do projecto.ideia do projecto A informação é guardada na Ferramenta de pesquisa (TwinFinder) e é usada para combinar com os potenciais parceiros. Como eTwinning se destina ao uso das TIC na comunicação, torna-se necessário também considerar as disponibilidades informáticas na escola e as competências na sua utilização.

Encontre o parceiro certo para realizar o projecto. Esta é a chave para o sucesso do futuro projecto. Se não tiver um parceiro, use o ponto de encontro ou subscreva a newsletter eTwinning.ponto de encontro

Ferramenta de pesquisa (TwinFinder) Quando estiver registado em eTwinning, entre e use a Ferramenta de pesquisa (TwinFinder) para encontrar possíveis parceiros. Bons projectos são realizados por parcerias que funcionam bem juntas. É importante ter tempo para se conhecerem uma à outra. Use as ferramentas existentes no Quadro de Bordo eTwinning para comunicar e discutir as ideias do projecto. Se precisa de inspiração, visite a secção Ideias & Práticas ou observe os projectos eTwinning na galeria.

Planificar o projecto Desenvolva o seu projecto e registe a parceria. Deve decidir a planificação do projecto com o(s) seu(s) parceiro(s): - Quando é que o projecto se realiza? - Que objectivos pretendem atingir? - Que ferramentas precisam de usar? - Com se vão envolver os alunos? - Podem também participar outros colegas? - A sala de informática está livre quando é precisa? Disponha de ajuda prática sobre como planificar um projecto. planificar um projecto

Planificar o projecto Se deseja saber mais sobre períodos de férias e a calendarização dos horários diários no país da escola parceira, encontra essa informação na secção sobre sistemas educativos. sistemas educativos Pode ainda aproveitar kits de projectos já prontos e adaptá- los às suas necessidades e ambições.kits de projectos já prontos Os kits estão pensados para professores que procuram ideias concretas sobre como desenvolver um projecto colaborativo europeu. Logo que tenham decidido trabalhar em conjunto, entre no sistema e registe a sua parceria.

Colaborar Aprenda a usar as ferramentas eTwinning e partilhe os resultados do seu trabalho. Entre no sistema e vá ao Espaço Virtual (TwinSpace), a casa virtual da sua parceria, para trabalhar no projecto: - Chat, - troca de mensagens nos fóruns, - partilha de ficheiros, - publicação de páginas web. Se sentir dúvidas na utilização de alguma ferramenta, consulte o guião de ajuda.guião

Colaborar O que faz é importante, por isso não hesite em partilhar o seu trabalho com os outros eTwinners e o seu Serviço de Apoio Nacional. Use a ficha de progressão para se orientar sobre as actividades e informar o seu NSS em que ponto está. Utilize o repositório para ter acesso a materiais pedagógicos adequados ou partilhar os seus materiais com os outros.NSS

Obter reconhecimento Inspire outros colegas com o seu projecto e torne-se famoso! Quando a parceria estiver registada, pode descarregar o selo oficial eTwinning para a sua escola no Quadro de Bordo eTwinning. Projectos com valor são seleccionados para a galeria pelos Serviços de Apoio Nacionais (NSS) como exemplos inspiradores para toda a comunidade educativa. Os Prémios eTwinning são um concurso europeu que distingue em cada ano projectos muito bons.Serviços de Apoio Nacionais (NSS)Prémios eTwinning E também é de não esquecer que muitos países apresentam concursos eTwinning nacionais, e que essa informação se encontra na secção Notícias e Eventos.Notícias e Eventos

Inscrição Em primeiro lugar a sua escola precisa de estar registada. No formulário de registo, são-lhe solicitados dados pessoais, da sua escola e uma ideia do projecto que gostaria de desenvolver. É importante preencher o formulário com cuidado para permitir o contacto de potenciais parceiros. Logo que efectue o seu registo, recebe um nome de utilizador e uma palavra-chave para aceder ao Quadro de bordo eTwinning.

Encontre um parceiro Para estabelecer uma parceria eTwinning, é necessário que encontre um parceiro com quem defina o tema do projecto. Se já tem um parceiro, pode registar a parceria. Se não tiver parceiro, pode procurar um usando as ferramentas de pesquisa de parcerias disponíveis no Quadro de Bordo: o Ponto de Encontro e a Ferramenta de Pesquisa.

Quando estiver à procura de um parceiro adequado, garanta que estão a ser tomados em consideração os seguintes critérios: Se partilham os mesmos objectivos e se estão de acordo relativamente ao tema do vosso projecto colaborativo; Se o parceiro comunica regular e abertamente; Se a idade, número e nível de língua dos vossos alunos são semelhantes; Se o equipamento TIC nas escolas vos permite uma colaboração eficiente. Encontre um parceiro

Inscreva o seu projecto Uma vez encontrado o parceiro e terem chegado a acordo sobre o projecto que vão desenvolver em colaboração, a parceria pode ser registada. Passa então a ter acesso às ferramentas colaborativas do Espaço Virtual bem como ao Selo eTwinning, que pode ser impresso e exposto na escola, e ainda à Ficha de Progressão, que permite comunicar ao seu NSS o desenvolvimento do projecto.

Quem pode participar? Professores de qualquer disciplina, gestores, bibliotecários e outros funcionários da escola; Escolas da União Europeia, Bulgária, Noruega e Islândia; Escolas dos ensinos pré- escolar, básico e secundário (nível etário: dos 3 aos 19 anos) Pode facilmente participar em eTwinning sem passar por um processo de registo complicado. Necessita apenas de registar a sua escola, encontrar um parceiro de uma escola estrangeira, e registar o projecto no Portal eTwinning. Este esquema não requer financiamentos ou serviços administrativos e também não são exigidos encontros presenciais.

Bom Trabalho! O Embaixador Etwinning Henrique Gonçalves da Escola EB 2,3/ES Cunha Rivara – Arraiolos “Connaît mieux ton monde dans la diversité culturelle” A professora Carla Vieira Sampaio da Silva Projectos: “Few Words make European children Friends”; “The best of…in Europe”.