EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
LEI N , DE 4 DE JANEIRO DE 1994 Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
DERSV – Diretoria de Ensino – Região São Vicente
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Transversalidade dos Direitos Humanos
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO (Lei nº /1994)
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
BIOÉTICA E O DIREITO DOS IDOSOS Pe. Christian de Paul de
Prefeitura municipal de Imperatriz
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
REFLEXÕES ACERCA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LEI n – 20/12/96 DEPUTADA ANGELA AMIN SANTA CATARINA.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Medidas educativas para alunos com NEE
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Conferência Nacional de Educação – Conae 2010
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Políticas de valorização dos profissionais da educação
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
A importância do Programa Vida Ativa
Campina Grande Outubro 2015
O Instituto do III Millennium Centro de Difusão da Cultura Tecnológica da Informação Apresenta:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
SRE ÁGUAS LINDAS- GO 03/12/2014. Art. 3º: O Estado, em articulação com os Municípios e a sociedade civil, procederá as avaliações periódicas da implementação.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo

SUMÁRIO 1)Panorama da legislação 2)Educação ao longo da vida: conceito e crítica 3)Dimensões da educação para idosos 4)Envelhecimento como tema da educação 5)Considerações finais

PANORAMA DA LEGISLAÇÃO ATUAL  Constituição Federal Art. 208: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I - ensino fundamental, obrigatório, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria ; (...) § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

PANORAMA DA LEGISLAÇÃO ATUAL  Lei nº 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso) Compete aos órgãos e entidades públicos na área da educação (art. 10, III): a) adequar currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais destinados ao idoso; b) inserir nos currículos mínimos, nos diversos níveis do ensino formal, conteúdos voltados para o processo de envelhecimento, de forma a eliminar preconceitos e a produzir conhecimentos sobre o assunto; c) incluir a Gerontologia e a Geriatria como disciplinas curriculares nos cursos superiores; d) desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicação, a fim de informar a população sobre o processo de envelhecimento; e) desenvolver programas que adotem modalidades de ensino à distância, adequados às condições do idoso; f) apoiar a criação de universidade aberta para a terceira idade, como meio de universalizar o acesso às diferentes formas do saber;

PANORAMA DA LEGISLAÇÃO ATUAL  Estatuto do Idoso (Lei nº /2003) Oportunidades de acesso do idoso à educação (art. 21, caput) Cursos especiais (art. 21, I) Comemorações de caráter cívico ou cultural (art. 21, II) Conteúdos voltados ao processo de envelhecimento (art. 22) Meios de comunicação manterão espaços ou horários especiais voltados aos idosos (art. 24) Apoio para a criação de universidade aberta para as pessoas idosas (art. 25) Programas de profissionalização especializada para os idosos (art. 28, caput e inc. I e III)

PANORAMA DA LEGISLAÇÃO ATUAL  Plano Nacional de Educação (PNE - Lei nº /2014) Estratégia 9.12: considerar, nas políticas públicas de jovens e adultos, as necessidades dos idosos, com vistas à promoção de políticas de erradicação do analfabetismo, ao acesso a tecnologias educacionais e atividades recreativas, culturais e esportivas, à implementação de programas de valorização e compartilhamento dos conhecimentos e experiência dos idosos e à inclusão dos temas do envelhecimento e da velhice nas escolas

PANORAMA DA LEGISLAÇÃO ATUAL  Proposições legislativas Projeto de Lei nº 5.112/ Deputado João Campos Projeto de Lei nº 6.350/ Senador Cristovam Buarque Projeto de Lei nº 601/ Deputada Conceição Sampaio

EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: CONCEITO E CRÍTICA  Relatório Faure (Unesco) ”Aprender a ser”  Relatório Delors (Unesco) ”Educação: um tesouro a descobrir”  Mais humanos e livres, ou apenas mais competitivos e úteis? (Lima, 2015)

EDUCAÇÃO PARA TODA A VIDA: CONCEITO E CRÍTICA Meio de crescimento pessoal, engajamento social e também oportunidade de aquisição de competências e desenvolvimento de carreiras, em um contexto global pautado por aposentadorias mais tardias

DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO PARA IDOSOS educação para idosos Socio- educativa lazer Compen- satória Capaci- dades cognitivas Emanci- patória atualização

ENVELHECIMENTO COMO TEMA DA EDUCAÇÃO  eliminar preconceitos  desmontar ideias distorcidas acerca do envelhecimento  respeitar e valorizar os idosos  Falta regulamentação do Conselho Nacional de Educação

CONSIDERAÇÕES FINAIS