Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira - 2015 10% idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo sobre População
Advertisements

População II Prof. Nobre.
População.
População.
A ECONOMIA URBANA.
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Estrutura e Dinâmica populacional Demografia
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
O trabalho e o mercado de trabalho.
Desemprego: Brasil: Pessoa empregada: Pessoa desempregada:
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
A ESTRUTURA DO SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS (Cont.): AS TRUs Sílvia Helena G. de Miranda LES-ESALQ LES 200 – Contabilidade Social Setembro 2015.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Aula Teórica nº 13 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 4 Complementar: Frank e Bernanke (2003), cap. 29 (secção “Taxas de Câmbio”) Sumário:
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Professor Hudson de Paula. Crescimento da população mundial Há cerca de 2000 anos atrás, a população global era de cerca de 300 milhões de habitantes.
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
Rodrigo Vieira de Avila Seminário “O Panorama da Economia Brasileira” Brasília, 26 de março de 2014 PERSPECTIVAS ECONÔMICAS BRASILEIRAS.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
População: Distribuição geográfica e crescimento
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Também chamada de Revolução tecnológica No mundo: a partir da 2ª Guerra Mundial (EUA, Ex-União Soviética e em alguns países.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
Inclusão digital e desenvolvimento André Urani IETS e IE-UFRJ 46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
Desemprego: Emprego: Função, cargo ou ocupação remunerada exercida por uma pessoa. Desemprego: Situação de ociosidade involuntária de pessoas que compõem.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
AS CAUSAS E OS OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento.    Dividindo o mundo Norte X Sul.  Comparando os países entre si a partir do PIB.  Analisando a realidade.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Título FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO AMAPÁ.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Burocracia Federal da Área de Infraestrutura – Perfil, atuação, trajetória e percepções Brasilia, 09 de março de 2016.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA Industria hoteleira brasileira JUNHO 2013.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
A americanização ( perversa) da seguridade social no Brasil
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
MINISTÉRIO DO TRABALHO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados Audiência Pública Impacto econômico.
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
A Crise de Audiência no Ensino Médio. INSTITUTO O QUE É O INSTITUTO UNIBANCO? Nossa missão: CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JOVENS EM SITUAÇÃO.
Os setores de atividade
População.
Estudo sobre População
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2016/2017
Transcrição da apresentação:

Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson

Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos

SETORES DA ATIVIDADE ECONÔMICA Setor primário: compreende a pecuária, agricultura e o extrativismo (primitivo). Setor secundário: compreende atividades industriais (transformação, mineradora e construção civil). Setor terciário: compreende as atividades de serviços (bancos, comércio, escolas, prestação de serviços, funcionalismo público, turismo, transportes, propagandas etc.). Setor quaternário: está relacionado com a revolução tecnocientífica, compreende as atividades de pesquisa de alto nível (biotecnologia, robótica, aeroespacial etc).

Estrutura ocupacional PEA (população economicamente ativa) é a classe que trabalha ou que está a procura de emprego. PEI ( população economicamente inativa) é constituída pelas pessoas que não exercem atividade econômica.

PEA divida por setores econômicos Países desenvolvidos- setores terciário e secundário; Países subdesenvolvidos- setor primário; Países subdesenvolvidos industrializados e os Tigres asiáticos- primário, secundário e terciário.

Papel da mulher quadro econômico. País desenvolvido- é muito alto. País subdesenvolvido é muito baixo ou até nulo. País subdesenvolvido industrializado- vem aumentando significativamente. Administração pública feminina

Condições desfavoráveis a mulher: Dupla jornada de trabalho; Baixa remuneração; Minoria em cargos gerenciais e administrativos.

DESEMPREGO Desemprego estrutural – falta de emprego devido à mudanças na estrutura produtiva (Homem pela máquina). Desemprego Conjuntural – falta de emprego devido à uma conjuntura de crise política e/ou econômica.

Composição da população brasileira

IDH Índice de Desenvolvimento Humano: Expectativa de vida; Nível Educacional; PIB percapita.

Índice de Gini