APROVAR as duas formas sugestivas de liturgia expressas pelo Manual da Igreja (MI, Ed. 2010, notas p. 181 e 182), que ao mesmo tempo diz: "Não existe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Histórias que fazem a Diferença
Advertisements

Evangelismo OBJETIVOS DESAFIOS ESTRATÉGIAS MATERIAIS CRONOGRAMA JULHO
Assembléia de Pequenos Grupos
Seminário de Pequenos Grupos
Vamos estudar o modelo ideal de igreja para os dias atuais e quais os métodos que ela deve usar.
Departamento dos Ministérios da Criança
10 Dias de Oração Horas de Jejum e Oração 28 fevereiro a 09 de março
SONOPLASTIA ORIENTAÇÕES E DIRETRIZES PARA UM EXCELENTE TRABALHO
Qual a parte da programação que você mais gosta?
SERVIÇO DE CÂNTICOS EXPRESSIVOS
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA IASD NA AMÉRICA DO SUL A música adventista precisa se tornar um resultado de mais oração, missão e integração e menos discussão.
Encontro de Professores e Superintendentes da EBD
A oração de um justo pode muito.”
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
A formação integral do cristão
Seminário de Música Louvor e Adoração Elementos da Música Sacra
Igreja Presbiteriana do Brasil Manual Presbiteriano
PROCESSO DE FORMAÇÃO ADMISSÃO E ORGANIZAÇÃO
OUTROS PROGRAMAS ESPECIAIS
MINISTÉRIO JOVEM.
PROGRAMAS INTERESSANTES
CAPÍTULO 5 O PROGRAMA DA CLASSE.
Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
ADORAÇÃO INFANTIL Este é o momento de culto destinado especialmente às crianças, é onde elas recebem alimento espiritual. A sugestão é que não passe de.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
O ministério da visitação foi a ferramenta missionária que o próprio Céu usou. Deus enviou Seu Filho, que se fez Deus conosco, para adentrar a este mundo.
Silvia Cristina Scholtus, Doutora em Teologia na Universidade Adventista Del Plata, retrata pelo menos quatro impactos positivos que os PGs causaram:
TEXTO BÍBLICO: “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27.
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
31/5/20161 SEMINÁRIO DE MORDOMIA CRISTÃ “A IMPORTÂNCIA E USO DO DINHEIRO PARA OS FILHOS”
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
SEJA UM CLUBE DINÂMICO SEU PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE.
OFERTA UMA RESPOSTA DE AMOR. As ofertas apresentadas ao Senhor deviam ser sem defeito. Representavam a Cristo, de onde se conclui evidentemente que Jesus.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
MARCONI MUZZIO Secretário de Administração e Gestão de Pessoas do Recife e Gestão de Pessoas do Recife MARCONI MUZZIO Secretário de Administração e Gestão.
1. A oferta e a oração eram as principais manifestações de adoração no culto divino “As tuas orações e as tuas ofertas tem subido para memória diante.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
O planejamento é indispensável em qualquer área de ação da vida. DWIGHT EISENHOWER.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
“Lembra-te do Dia do Sábado...” “...o dízimo será santo ao Senhor.”
PRINCÍPIOS PARA DIRECIONAR A PROGRAMAÇÃO DA ESCOLA SABATINA Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Associação Paulistana da IASD Adaptado da Revista Enriquecendo.
Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana 2010
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
IESF – INSTITUIÇÃO DE ENSINO SÃO FRANCISCO (TÍTULO DO TRABALHO) (ALUNO – nome completo) (ORIENTADOR – nome completo) (OBS: somente 01 slide)
Ensino 05 Módulo 03 Grupo de Oração Marcelo Bernini
PRESTA ATENÇÃO AO QUE VAIS LER!!! DEPOIS DE LERES, VAIS FICAR A SABER A RAZÃO PELA QUAL ISTO TE FOI ENVIADO.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
Lição da Escola Sabatina 30 de Abril a 6 de Maio.
Salmos: Poesias Inspiradas
10 PONTOS ESTRATÉGICOS PARA O FUNCIONAMENTO DE UMA CÉLULA NOTA 10.
Quem lidera sempre busca excelência! “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos”. Provérbios 16:3.
O avanço tecnológico revolucionou o mundo
O DIA DA TEMPESTADE. “Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que.
A TEOLOGIA ADVENTISTA DO DÍZIMO. Jesus é o Senhor de Tudo.
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Curso Básico de Capelania
DESAFIO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Textos: Mt. 28: 19 – 20; Ef
Grupo de Perseverança Formação: Organização e acompanhamento do GP.
Regência Congregacional
Nível I ao 5º ano. Duração: 1 mês Interdisciplinar.
TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Introdução a atividade acadêmica
Transcrição da apresentação:

APROVAR

as duas formas sugestivas de liturgia expressas pelo Manual da Igreja (MI, Ed. 2010, notas p. 181 e 182), que ao mesmo tempo diz: "Não existe uma forma ou ordem estabelecida para o culto público. Em geral, uma ordem mais curta para o culto é mais adequada" (MI, Ed. 2010, p. 124);

a necessidade no território da Divisão Sul-Americana (DSA) de desenvolver um culto de adoração mais dinâmico e que se comunique de maneira eficiente com a geração atual;

que o propósito do culto deve equilibrar e integrar harmoniosamente a adoração a Deus, a edificação da Igreja e a evangelização;

a influência da tecnologia, o ritmo da vida atual, que gera mentes inquietas, e a necessidade de um culto de adoração mais direto e inspirador;

a quantidade de telespectadores e ouvintes da Novo Tempo que têm vindo para as nossas igrejas e que necessitam de uma programação mais direta e bem preparada;

as seguintes instruções práticas e uma liturgia sugestiva para ser utilizada nas igrejas e grupos no território da Divisão Sul-Americana:

Investir mais tempo por parte dos pastores e Associações/Missões em capacitações sobre culto e liturgia, buscando maior qualidade na adoração.

Envolver as diferentes gerações da igreja, evitando que o culto de adoração esteja voltado a apenas um grupo específico. Envolver as diferentes gerações da igreja, evitando que o culto de adoração esteja voltado a apenas um grupo específico.

Determinar a ordem apropriada de como serão a Escola Sabatina e o Culto de Adoração, e definir qual dos dois acontecerá primeiro na manhã de sábado. Onde o Culto Divino antecede a Escola Sabatina, os dízimos e as ofertas podem ser recolhidos depois da pregação. Determinar a ordem apropriada de como serão a Escola Sabatina e o Culto de Adoração, e definir qual dos dois acontecerá primeiro na manhã de sábado. Onde o Culto Divino antecede a Escola Sabatina, os dízimos e as ofertas podem ser recolhidos depois da pregação.

Estabelecer uma continuidade entre Escola Sabatina e Culto Divino, integrando ambos como uma só unidade de adoração com um hino de louvor como transição. Estabelecer uma continuidade entre Escola Sabatina e Culto Divino, integrando ambos como uma só unidade de adoração com um hino de louvor como transição.

Utilizar, na medida do possível, o mesmo espaço físico da plataforma para realizar o Culto de Adoração e a Escola Sabatina, entendendo que ambos envolvem adoração a Deus e respeito por Sua presença. Utilizar, na medida do possível, o mesmo espaço físico da plataforma para realizar o Culto de Adoração e a Escola Sabatina, entendendo que ambos envolvem adoração a Deus e respeito por Sua presença.

Envolver a maior quantidade possível de participantes de todas as idades. Organizar os cultos com antecedência, evitando a improvisação e imprevistos que diminuam sua solenidade e forte influência espiritual. Organizar os cultos com antecedência, evitando a improvisação e imprevistos que diminuam sua solenidade e forte influência espiritual.

Utilizar os recursos audiovisuais com criatividade e sem exageros. Utilizar os recursos audiovisuais com criatividade e sem exageros. Realizar um programa atraente e eficaz para os amigos que visitem a igreja. Realizar um programa atraente e eficaz para os amigos que visitem a igreja.

Preparar um calendário anual de pregações que envolva o máximo possível das 28 Crenças Fundamentais da IASD. Preparar um calendário anual de pregações que envolva o máximo possível das 28 Crenças Fundamentais da IASD.

Incentivar que o louvor congregacional se desenvolva sempre em harmonia com a pregação, com o uso de instrumentos próprios para a Adoração e não ocupando tempo demasiado que venha a comprometer a pregação da Palavra. Incentivar que o louvor congregacional se desenvolva sempre em harmonia com a pregação, com o uso de instrumentos próprios para a Adoração e não ocupando tempo demasiado que venha a comprometer a pregação da Palavra. (Ver “Filosofia Adventista do Sétimo Dia com Relação à Música” DSA , “Orientações com relação à música para a Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul” DSA adventis-ta-relacao-musica/.) -adventis-ta-relacao-musica/

Motivar os pregadores a não perder a oportunidade de encerrar a pregação com apelos que motivem os ouvintes a tomar decisões práticas. Motivar os pregadores a não perder a oportunidade de encerrar a pregação com apelos que motivem os ouvintes a tomar decisões práticas.

Estabelecer uma liturgia completa que tenha aproximadamente uma hora e quinze minutos de duração, dividindo o tempo equilibradamente entre as partes do culto e dedicando pelo menos 30 minutos à pregação.

Manter a equipe do Ministério da Recepção atuante durante toda a programação do culto, dando uma especial atenção aos amigos que chegam à igreja.

Utilizar uma liturgia mais breve, que mantenha as partes fundamentais da adoração dentro do culto, de acordo com a seguinte sugestão: Utilizar uma liturgia mais breve, que mantenha as partes fundamentais da adoração dentro do culto, de acordo com a seguinte sugestão:

Chamado à adoração (Leitura bíblica e oração) Momentos do louvor Oração intercessora Adoração infantil Dízimos e ofertas (Testemunhos de “Provai e Vede”)

Mensagem musical Pregação bíblica Hino final Bênção Bênção final.

Orientações adicionais podem ser sugeridas pela União de acordo a seu próprio contexto.