SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DIEB GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GEDUP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
1) Ciências da Saúde/Capes: Tabela das Áreas de Conhecimento
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
III OFICINA REGIONAL (Sudeste) PROFAPS POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: diretrizes, estratégias, prioridades e especificidades para a Educação Profissional.
5ª Reunião da RET-SUS Maceió, 22 a 24 de novembro de 2006 Mesa-redonda: Deliberações da 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.
Etapa Quantitativa - Fase 1
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
PRONATEC Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a Saúde
Diretora de Políticas de EPT / SETEC/MEC Simone Valdete dos Santos
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná.
Instituto Federal Farroupilha PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Ensino Médio e Educação Profissional
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
Programa de Apoio ao Ensino e a Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA/CAPES/SETEC.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC/MEC Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
De acordo com a LDB, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio abrange tanto a habilitação profissional específica, quanto as qualificações profissionais.
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
PUC Rio - Núcleo de Apoio Pedagógico às Classes Comunitárias “A Reforma do Ensino Técnico (LDB na versão da Lei /2008) e o PRONATEC (Lei nº /2011.
Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico e profissional. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DIEB GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GEDUP

ESTADO DE SANTA CATARINA RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010 Capítulo II MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Seção III - Educação Profissional e Tecnológica

Estrutura da Educação Nacional Obs.: LDB 9394/96 LEI FEDERAL 11741/2008

PROGRAMA/SED : DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Ações : -Consolidação da Rede de Educação Profissional – Reestruturação CEDUPs -Ampliação da Rede de Educação ProfissionalRede -Ampliação de vagas de Educação Profissionalvagas -Fórum Estadual de Educação ProfissionalFórum -Fórum Mundial de EPT -Estudo Curricular para EPT -Convênios: Programa Brasil Profissionalizado -PRONATECPRONATEC

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010   Art. 30. A Educação Profissional e Tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação a Distância.

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010   Art. 31. Como modalidade da Educação Básica, a Educação Profissional e Tecnológica ocorre na oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional e nos de Educação Profissional Técnica de nível médio.

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010   Art. 32. A Educação Profissional Técnica de nível médio é desenvolvida nas seguintes formas:   I - articulada com o Ensino Médio, nas formas integrada, concomitante;   II - subsequente.   § 3º São admitidas, nos cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio, a organização e a estruturação em etapas que possibilitem qualificação profissional intermediária.

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010   § 4º A Educação Profissional e Tecnológica pode ser desenvolvida por diferentes estratégias de educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho, incluindo os programas e cursos de aprendizagem, previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010   Art. 33. A organização curricular da Educação Profissional e Tecnológica por eixo tecnológico fundamenta-se na identificação das tecnologias que se encontram na base de uma dada formação profissional e dos arranjos lógicos por elas constituídos.

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2010   Art. 34. Os conhecimentos e as habilidades adquiridos tanto nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica, como os adquiridos na prática laboral pelos trabalhadores, podem ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

EQUIPE GEDUP: - Equipe Técnica: Rosângela, Edison, Isabel, Luciana, Simone, Aldanê, Valquiria, Cleusa, Tânia, Terezinha, Cléia - Gerência de Educação Profissional: - Édna Corrêa Batistotti