a) O voto é um direito e não um dever; b) O voto facultativo é adotado pela maioria dos países desenvolvidos e de tradição democrática; c) O voto facultativo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Competências e interligação
Advertisements

EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Servidores NÃO Avaliados
VOTO FACULTATIVO Aprenda a votar sempre no melhor
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - Desenvolvido por Laila L. F. Poppe – Bolsista PIBIC/UNIJUI Professor Orientador:
Conceitos e Fontes do Direito Eleitoral
Direito Constitucional
UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Departamento de Ciências Sociais TEORIA DO ESTADO COMTENPORÂNEO Professor:
DIREITOS POLÍTICOS Aluna: Bárbara Lazzari Cavalheiro
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMENTÁRIO SOBRE UMA TEORIA ECONÔMICA DA DEMOCRACIA – DOWNS PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE ELABORADO.
ROCHA, Arlindo Carvalho
1.A abstenção nas europeias deve-se a ? 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 Inf Deb Cidad Port.
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
Democracia Eletrônica no Brasil: Democracia Eletrônica no Brasil:
REGIMES POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS
Cidadania e Responsabilidade Socioambiental
O texto dissertativo. Ch: aula 01
DIREITO CONSTITUCIONAL
CIDADANIA & DEMOCRACIA
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Resolução 1.255/09 do Conselho Federal de Contabilidade Aprovou a NBCT 19.41, tradutora de normas brasileiras de contabilidade para pequenas e médias empresas,
DIREITO ELEITORAL.
A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL. ItensPGR - UNIÃOPGJ – ESTADOS E DF NomeaçãoPR com aprovação do SF Poder Executivo Mandato2 anos com recondução 2 anos.
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
Um projeto do Movimento Paraná Sem Corrupção
AULÃO AO VIVO – 26/09 Redação ENEM (Oficial) Profª Marina Rocha Rubini.
Órgãos soberania.
LEI 9.504/1997 Estabelece normas para as eleições.
“The politics of redistribution in less developed democracies, evidence from Brazil, Ecuador and Venezuela”, Daniela Campello in The Great Gap: The Politics.
A Constituição da República Federativa do Brasil
Políticas Públicas – conceitos
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Título de Eleitor.
TÍTULO ELEITORAL Curitiba 05/2007.
DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos
Voto Facultativo x Voto Obrigatório
Presidente. O Presidente da República Eleito por voto secreto dos cidadãos portugueses Duração do mandato: cinco anos O número máximo de mandatos consecutivos.
Direito Eleitoral – módulo I
Como funciona? Quem decide?
Eu quero segundo turno! Falam as pesquisas que o cidadão está retraído! Que em vários estados a tendência é a da eleição ou reeleição em primeiro turno,
TÍTULO DE ELEITOR ANA PAULA CÁSSIA JULIANA JOCELEI JYLLIANE RAQUEL.
Democracia Brasileira
Cooperativismo. O que é o cooperativismo? Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e.
C ONCEITOS Um auxílio para aulas de história. E STADO N ACIONAL Estado: Nacional Independente Autônomo Sempre é Tributário: Trabalho Produtos Espécie($)
Introdução Tarefa Processo RecursosAvaliaçãoConclusão por Albertina Nobre Destinatários.
Nome: Paulo de Siqueira de Souza Disciplina:Módulo de gestão Integrada de Mídias na educação Atividade:Relatório Tema: Cidadania no Brasil.
Nacionalidade.
República Oligárquica
AULA 08 Direitos políticos 1. - Significação - Composição - O significado da cidadania 2.
Prof. Ricardo Justo.
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
A participação eleitoral nas Eleições Autárquicas em Portugal Daniela Monteiro 1 & Patrício Costa 1,2,3 1. FPCE-UP 2. ICVS, Escola de Ciências da Saúde.
DO GOVERNO PROVISÓRIO AO ESTADO NOVO.  Revolução de 30 (superação ao modelo do Estado oligárquico)  Estado Novo (Projeto autoritário desde o Governo.
Cartilha Eleitoral do Cidadão Brasileiro.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
PARTIDOS POLÍTICOS. Participação política  Essência da democracia é pautada em dois princípios: 1. Participação política 2. Liberdade de escolha  Desse.
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária Todo(a) brasileiro(a), a partir de 16 anos de idade, pode filiar-se à Previdência.
1 Os Ministros de Confissão Religiosa no Brasil e a Previdência Social Brasília, setembro de 2015.
Partidos Políticos e Eleições Partidos Políticos - Associação política baseada em um programa de ação voltado para a disputa pelo poder do Estado e na.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Conseqüências jurídicas da substituição dos candidatos majoritários a menos de 30 dias das eleições Palestrante: Dr. Wesley Crisóstomo Aleixo Barbosa.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 352, DE 2013.
A Democracia Ateniense
Transcrição da apresentação:

a) O voto é um direito e não um dever; b) O voto facultativo é adotado pela maioria dos países desenvolvidos e de tradição democrática; c) O voto facultativo melhora a qualidade do pleito eleitoral pela participação de eleitores conscientes e motivados, em sua maioria; d) A participação eleitoral da maioria decorrente do voto obrigatório é um mito; e) É ilusão acreditar que o voto obrigatório possa gerar cidadãos politicamente evoluídos; f) O atual estágio político brasileiro é propício ao voto facultativo.

a) O voto é um poder-dever; b) A maioria dos eleitores participa do processo eleitoral; c) O exercício do voto é fator de educação política ao eleitor; d) O atual estágio da democracia brasileira ainda não permite a adoção do voto facultativo; e) A tradição brasileira e latino-americana é pelo voto obrigatório; f) A obrigatoriedade do voto não constitui ônus para o País e o constrangimento ao eleitor é mínimo comparado aos benefícios que oferece ao processo político-eleitoral.