REPRESENTA 23 SINDICATOS EM 19 ESTADOS E NO DISTRITO FEDERAL - A BASE É FORMADA PELO ENSINO BÁSICO E EDUCAÇÃO SUPERIOR PROFA.AMÁBILE PACIOS FEDERAÇÃO NACIONAL.

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Transcrição da apresentação:

REPRESENTA 23 SINDICATOS EM 19 ESTADOS E NO DISTRITO FEDERAL - A BASE É FORMADA PELO ENSINO BÁSICO E EDUCAÇÃO SUPERIOR PROFA.AMÁBILE PACIOS FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ESCOLAS PARTICULARES

O QUE PENSA A FENEP? BNCC

DISCUSSÃO DESDE DA DÉCADA DE 90 PRÓS E CONTRAS Ausência do Setor da Livre Iniciativa nos debates - Como o documento foi elaborado A importância para Avaliação em Grande Escala Autonomia dos Sistemas Autonomia dos Professores Capacitação e participação dos Professores e suas condições de Trabalho Educação Infantil foi separada por três faixas etárias e foi integrada com a fase seguinte. A Alfabetização ganha contornos mais definidos

ALGUNS CUIDADOS Não se pode engessar é preciso uma revisão de tempos em tempos. A Educação e a aprendizagem é dinâmica por isso a revisão os objetivos é importante. A aprendizagem deve ser articulada com a realidade, respeitando a regionalidade Ciclo avaliativo que se inicia em 2017 incorporando novos indicadores Sinaeb. Serão incorporadas índices que avaliam o sistema, o município, o aluno, os profissionais e há previsão de inclusão da escola da livre iniciativa Muito cuidado com o ranking e as punições. O caráter da avaliação deve ser de melhora da escola e não por puni-la

AINDA CUIDADOS O Sinaeb será feito por um comitê de governança coordenado pelo Inep. O BNCC não pode ter viés ideológico e político O tema é amplo e genérico sempre provocam discussões nos países e por isso necessita de ampla reflexão É preciso segurar a ansiedade Como pacto federativo não se pode deixar de ouvir o setor da livre iniciativa E o governo interino? Será incorporada a meritocracia? Como valorizar o professor. Há necessidade da discussão ser articula com os outros setores como Conaes, OnGs e claro a livre iniciativa.

O QUE DIZ O NOVO DOCUMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO A característica de parte inicial da educação básica sem o caráter "escolarizante" A divisão em três fases com ligações entre elas mas objetivos claros O diálogo com o ciclo seguinte de alfabetização A divisão dos eixos As disciplinas A ausência de ênfase em ciências naturais/ problemas futuros Precisamos diminuir o “GAP"entre as diretrizes e a prática escolar

A Avaliação na fase da Educação Infantil não pode ser classificatória e deve ser diagnóstico O texto final deve ir para as universidades e faculdades insoladas que formam os professores.

OBRIGADA!