A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDENTIDADE & ESTADO NACIONAL MONARQUIA ABSOLUTISTA
Advertisements

Governança corporativa, a ética e a sustentabilidade
sociedade capitalista.
aula 1 - Niccolò Machiavelli – uma análise do PRÍNCIPE
Unidade Poços de Caldas
Maquiavel – aula 2 Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, natureza, razão).Toda cidade está dividida em dois desejos.
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
IDEOLOGIA, ALIENAÇÃO E TRABALHO:
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Estados Nacionais Modernos
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
O nascimento da Filosofia
JIT: UMA FERRAMENTA A SERVIÇO DA ADMINSTRAÇÃO Adriana, Cláudia, Emanuel e Marcelo.
Retomando Alguns Pontos. Visão de Mundo Ptolomaico-Aristotélica. Conhecimentos Retomados no final da Idade Média.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Aula 03 – Filosofia 3º ano. Prof. Flaviana.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
ÉTICA E MORAL
Prof. Ricardo Lima Filosofia
FASCISMO NA EUROPA “ assim como o corpo humano funciona com órgãos principais e secundários, assim funciona a sociedade, com órgãos superiores e inferiores.
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
Evelyne Medeiros Suamy Soares
O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo.
Aula 5: O Potencial Elétrico
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Atividade racional que transforma o meio natural
Grandes Personalida des Sabedoria em série “(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os.
7 Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 8 De todos os lados somos pressionados,
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
Cultura na antiga Grécia Os gregos no século V a.C.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DISCIPLINA: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL – Prof.Milton Corrêa Filho Agosto
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
M ÚSICA NA ESCOLA : POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? P
Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim
Teorias políticas. Poder e Política Quando falamos em poder, pensamos na capacidade de se produzir efeitos e/ou resultados tanto para os seres humano.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Projeto: Vanguardas Europeias
Modelos teóricos da Abordagem Tradicional de Estudos de Usuários.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
FEUDALISMO Igreja = centro do poder ideológico, político e econômico RENASCIMENTO Igreja passa a ser questionada X A virgem Maria (Cimabue)
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O cristão cidadão Romanos Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos. Heráclito.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Sociologismo Jurídico
Pensamento Político de Maquiavel ( )
Transcrição da apresentação:

A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio

Objetivo da aula: apresentar a filosofia política de Maquiavel. - Quem foi, onde viveu – o contexto. -- Sua obra. -- A revolução na ciência política. -- Os princípios básicos da filosofia política de Maquiavel.

Até o Renascimento, a Filosofia Política sempre girou em torno da idéia da associação da vontade de Deus com a justiça social, ou seja, uma política CRISTÃ.

Mas foi justamente no Renascimento que surgiu um filósofo que veio a revolucionar as abordagens filosóficas da política.

Nicolau Maquiavel. Florença, Itália – 1527.

Fundador da Ciência Política Moderna, Maquiavel também foi historiador, diplomata, dramaturgo, poeta, músico. Foi chanceler e secretário das relações exteriores de César Borgia, condottiere (governante absolutista) de Florença que era filho do Papa (isso mesmo, filho do Papa) Alexandre VI.

Principais Obras: A Primeira Década de Tito Lívio – tema: história da antiguidade romana. A Mandrágora: peça teatral, comédia. O Príncipe: sua obra- prima, filosofia e ciência política.

Princípios básicos do pensamento político de Maquiavel: (Entenda-se por Príncipe todo e qualquer político).

1 - Todo governo é dividido por dois princípios opostos: o desejo dos grandes de oprimir e comandar, e o desejo do povo de não ser oprimido nem comandado – a política resulta da ação social a partir das divisões sociais. 1 - Todo governo é dividido por dois princípios opostos: o desejo dos grandes de oprimir e comandar, e o desejo do povo de não ser oprimido nem comandado – a política resulta da ação social a partir das divisões sociais.

2 - O objetivo real da política não é o bem comum e a justiça – a mentira dos grandes - mas sim a TOMADA E MANUTENÇÃO DO PODER. 2 - O objetivo real da política não é o bem comum e a justiça – a mentira dos grandes - mas sim a TOMADA E MANUTENÇÃO DO PODER. A lógica da política não é a lógica da justiça e da ética, mas sim A LÓGICA DA FORÇA TRANSFORMADA EM PODER E LEI.

3 – A virtude de um Príncipe não é ser “sábio e justo”. 3 – A virtude de um Príncipe não é ser “sábio e justo”. A virtude de um Príncipe é saber ser RESPEITADO E TEMIDO, porém, não odiado. Para isso, é lícito mentir, usar violência, astúcia e força.

4 – Não interessa se o governo é uma monarquia, democracia ou ditadura. Um governo se legitima se o poder é superior aos grandes e se faz a serviço do povo, ou seja, a liberdade da RES PUBLICA – interesses particulares não podem se sobrepor ao interesse geral. 4 – Não interessa se o governo é uma monarquia, democracia ou ditadura. Um governo se legitima se o poder é superior aos grandes e se faz a serviço do povo, ou seja, a liberdade da RES PUBLICA – interesses particulares não podem se sobrepor ao interesse geral.

Máximas famosas de Maquiavel.

Pois a força é justa quando necessária. Pois a força é justa quando necessária. Quem quiser ser bonzinho não pode evitar sua ruína entre tantos que são maus. Quem quiser ser bonzinho não pode evitar sua ruína entre tantos que são maus.

É melhor ser temido que ser amado. O amor se rompe quando não é mais necessário, mas o medo da punição nunca falha. É melhor ser temido que ser amado. O amor se rompe quando não é mais necessário, mas o medo da punição nunca falha. Os fins justificam os meios. Os fins justificam os meios.