Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 11. Administração de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Análise e Projeto de Sistemas III
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Processos de Software Introdução
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Reutilização de Software
Análise e Projeto de Sistemas
O processo do design da interação
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Segurança em Aplicações 2. Processo de Desenvolvimento
Control Objectives for Information and related Technology
Como Desenvolver Sistemas de Informação
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Metodologia Versão 2 FSRS.
Gerência de Configuração de Software
Introdução aos conceitos de Teste de Software
Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz.
Visão Geral PRO.NET.
Fundamentos de Engenharia de SW
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Processos de Desenvolvimento de Software
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
Engenharia de Software
Prof. Alexandre Vasconcelos
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Software CSTDS Profº. Henrique Vila Nova 1.
Engenharia de Software
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Qualidade na Manutenção
Teste de Software Conceitos iniciais.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Engenharia de Software
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
4 – Políticas de Segurança
Engenharia de Software
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
José Félix Bezerra.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Engenharia de Software
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
Engenharia de Software
Metodologia para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Processo e Qualidade.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Qualidade de Produtos de Software
Gestão da Produção e Logística
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Engenharia de Software
Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
UGF - Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação 1 Fornecimento de Software ISO/IEC Universidade Gama Filho Auditoria & Qualidade Em Sistemas.
Especialização em Segurança da Informação Segurança em Aplicações 1. Introdução Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 11. Administração de Sistemas Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 2Sistemas de Informações Empresariais Ciclo de Vida dos sistemas  Desenvolvendo uma arquitetura de TI: É um processo de 6 passos (2º Koontz 2000)  Definição da Visão de Negócios e de Objetivos  Arquitetura de Informação  Arquitetura de Dados  Arquitetura de Aplicativos  Arquitetura Técnica  Arquitetura Organizacional Na definição de hardwares e softwares decidimos pela aquisição ou terceirização

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 3Sistemas de Informações Empresariais Decisão e Seleção de Sistemas

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 4Sistemas de Informações Empresariais Adaptação de Módulos

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 5Sistemas de Informações Empresariais Ciclo de Vida Tradicional  O processo tradicional é uma cascata contendo: Investigação dos sistemas Análise dos sistemas Projeto dos sistemas Desenvolvimento Testes Implantação Operação Manutenção Migração Desativação Ambiente de Desenvolvimento e Ambiente de Testes Ambiente de Homologação Ambiente de Produção

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 6Sistemas de Informações Empresariais Limitações do Ciclo Tradicional  É caro;  Consome grande quantidade de tempo;  É inflexível;  Gera dificuldade para revisar requisitos;  Desencoraja mudanças, encorajando congelamentos nas especificações;  Não é indicado para aplicações orientadas à decisão;  Não é indicado para pequenos sistemas;  Especificação formal dos requisitos pode inibir os desenvolvedores para explorar e descobrir a estrutura do problema.

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 7Sistemas de Informações Empresariais Alternativas  Prototipagem: Construir rapidamente um sistema experimental para usuários finais.  Utilização de pacotes: Adquirir ou alugar softwares já existentes  Desenvolvimento pelos usuários: Os próprios usuários desenvolvem o software sem a ajuda de especialistas.  Terceirização: Contratar empresas que possam construir e operar seu sistema.

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 8Sistemas de Informações Empresariais Análise de Alternativas: AlternativaVantagensDesvantagens Prototipagem Elimina incertezas Feedback imediato Útil para projetos pequenos Esconde questões estruturais Pacotes Período de testes Know-how pronto Adaptações Mudanças desnecessárias Desenvolver Adequação Redução de custos Soluções viciadas Baixa vida útil da aplicação Terceirizar Foco no negócio Know-how pronto Perda do controle interno Aumento da dependência

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 9Sistemas de Informações Empresariais NBR ISO/IEC Processos de Apoio Documentação Gerência de Configuração Garantia da Qualidade Verificação Validação Revisão Auditoria Resolução de Problemas Processos Organizacionais Infra-estrutura Treinamento Gerência Melhoria Processos Fundamentais Aquisição Fornecimento Desenvolvimento Operação Manutenção Adaptação

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 10Sistemas de Informações Empresariais Qualidade dos Sistemas  Princípios: Fazer certo na primeira vez A qualidade deve ser definida e medida em todas as etapas do ciclo de vida dos SIG, não somente no fim do desenvolvimento É preciso garantir a qualidade do:  Produto (resultante do projeto)  Processo aplicado ao projeto  E consequentemente:  do Projeto e das Pessoas.

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 11Sistemas de Informações Empresariais Custos da Qualidade  Fonte: Livro “O Barato Sai Caro!” de Álvaro Frota, Qualitymark, SP, 1999  Logo, a verificação e o gerenciamento contínuo da qualidade durante o ciclo de vida do projeto é fundamental para atingirmos os objetivos no tempo e no custo esperados. PrevençãoAvaliação Falhas Internas Falhas externas Custos da qualidade5% a 15% Custos da não qualidade20% a 25%65% a 70%

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 12Sistemas de Informações Empresariais Fatos e Responsabilidades  Encontrar e consertar problemas em software após a distribuição é de 100 a 1000 vezes mais caro do que prevenir ou avaliar (Fonte: IBM)  Qualidade é, e deve ser sempre, responsabilidade de todos: Gerente do Projeto (GP), desenvolvedores e equipe do cliente.  Todos vão compartilhar a glória ou a decepção resultantes da qualidade.  Entretanto, a responsabilidade de gerenciar e zelar dela é do GP.

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 13Sistemas de Informações Empresariais Abordagens de Qualidade  ISO (International Organization for Standardization) 9000, 9001, 9126, etc.  GQT (Gerenciamento da Qualidade Total)  Seis Sigma  Análise de causas e efeitos de falhas  Revisões de projeto, Voz do cliente, etc.  Custo da qualidade (CDQ)  Melhoria contínua: O ciclo PDCA de Deming é a base da melhoria Plan  Do  Check  Action

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 14Sistemas de Informações Empresariais Qualidade no Desenvolvimento A qualidade começa na definição dos requisitos do sistema.

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 15Sistemas de Informações Empresariais Testes  Conceito: É a execução controlada do software visando revelar falhas (bugs).  Falha:Desvio de comportamento  Erro:Origem da falha  Testes não provam que o software está livre de falhas. Eles minimizam este risco e aumentam a confiança.  Agregam valor ao produto.  São partes integrantes da qualidade.

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 16Sistemas de Informações Empresariais Níveis de Testes  Quanto às pessoas: Desenvolvedores Testes independentes  Entidades verificadoras e certificadoras  Profissionais chaves do cliente  Quanto a granularidade: Testes de unidade (desenvolvedores) Testes de integração (ambos) Testes de sistema (ambos) Testes de aceitação (cliente)

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 17Sistemas de Informações Empresariais Tipos de Testes  Quanto à visão do sistema: Caixa preta (por fora do sistema) Caixa branca (por dentro do sistema)  Quanto às dimensões da qualidade: DimensãoUnidadeIntegraçãoSistema ● Funcionalidade ● Usabilidade ● Confiabilidade ● Performance ● Suportabilidade

Márcio Moreira11. Administração de Sistemas – Slide 18Sistemas de Informações Empresariais Ambientes  Desenvolvimento Estação de trabalho dos desenvolvedores  Testes Ambiente para testar a integração das unidades desenvolvidas  Homologação Ambiente similar ao de produção utilizado para realizar os testes de aceitação  Produção Ambiente real de produção da aplicação Dev1 Dev2DevN Testes Homologação Produção Fonte: Palestra Sobre Qualidade